Comunicação Assíncrona: entenda os detalhes desse tipo de comunicação!

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No marketing digital, os profissionais precisam estar atentos para os tipos de comunicação que estão sendo realizadas. Cada uma delas terá suas demandas, desafios e potencialidades. Por exemplo, a Comunicação Assíncrona pode ser bastante efetiva para proporcionar maior conforto para um potencial cliente em um momento no qual o envio de uma mensagem poderia ser invasivo.

Mas afinal, o que é a Comunicação Assíncrona? Quais são as melhores práticas? E, ainda, os erros que não podem ser cometidos neste contexto? Muitas questões! Mas vamos ajudá-lo a entender melhor sobre cada uma delas a seguir.

Boa leitura!

O que é Comunicação Assíncrona

A Comunicação Assíncrona é aquela não realizada em tempo real, ou seja, quando não há um diálogo (ou uma tentativa de conversa) direto com a pessoa. O emissor envia uma mensagem e o receptor tem maior liberdade para decidir quando responderá (ou, ainda, se vai responder).

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A Comunicação Assíncrona é a troca de mensagens e informações que não ocorre em tempo real, permitindo flexibilidade de tempo e espaço. Fonte: Shutterstock.

Quer ver um exemplo que faz parte do seu dia a dia? Sua caixa de e-mail deve ter, neste momento, uma mensagem de marketing, não é mesmo? Esse é um exemplo de uma Comunicação Assíncrona que, inclusive, é muito eficiente no marketing digital.

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O email é um exemplo de linguagem assíncrona. Fonte: Shutterstock.

Quais as boas práticas na realização de uma Comunicação Assíncrona

A Comunicação Assíncrona é bastante eficiente, principalmente, por respeitar o tempo do usuário, já que ele poderá escolher o melhor momento para seguir com o contato. Só que isso funcionará apenas se ela for eficiente.

Por isso, separamos as melhores práticas a serem adotadas na Comunicação Assíncrona. Vem com a gente saber mais.

Fale a linguagem do seu leitor

Não há espaço ou tempo para dúvidas quando falamos em Comunicação Assíncrona. É fundamental que ela seja feita de forma clara, transparente e, principalmente, de acordo com a linguagem do seu leitor.

Por isso, é muito importante estudar as características da persona e de que forma o negócio pode se comunicar com ela de forma eficiente. Lembre-se que isso ajuda, também, a criar uma relação mais próxima com a persona.

Organize-se para essa comunicação

Quando uma comunicação assíncrona demora mais tempo que o necessário para ser realizada, isso pode afastar o seu interlocutor. Quer ver um exemplo disso?

Uma pessoa precisa fazer uma compra, mas está em dúvida se o item realmente possui as características que ela precisa e envia uma mensagem para tirar a dúvida. Se o responsável demora muito para responder, ela tenderá a buscar outra empresa que consiga tirar essa dúvida e a oportunidade será perdida.

Responda a todos os pontos levantados pelo leitor

Um grande desafio da Comunicação Assíncrona é aumentar o tempo de resolução para um problema. Por exemplo, quando uma pessoa manda um e-mail para tirar uma dúvida, ela dependerá do tempo em que a pessoa responsável verá a comunicação e responderá as suas questões. Em alguns casos, isso pode demorar, até mesmo, alguns dias.

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Na comunicação assíncrona deve responder a todos os pontos levantados pelo leitor. Fonte: Shutterstock.

Se há algum ponto que não ficou resolvido, ela precisará enviar nova comunicação e esperar mais dias para isso. Consegue ver que, no final, o tempo de resolução para ela demorou bem mais do que o necessário?

Por isso, sempre que receber um contato de Comunicação Assíncrona, respire fundo e desacelere: passe ponto a ponto do que está sendo solicitado e, se for preciso, faça um checklist para conferir se não ficou qualquer ponto sem responder.

 Os principais erros cometidos na Comunicação Assíncrona

Mas, claro, ainda há diversos desafios que, quando não superados, podem proporcionar problemas para as estratégias de Comunicação Assíncrona. Vamos conhecer as principais a seguir.

Falta de clareza

Como a conversa não é em tempo real, é preciso que a mensagem seja transmitida da forma mais clara possível. Problemas aqui podem ser responsáveis por causar estranhamentos e, até mesmo, uma imagem negativa para o negócio. Afinal, a dúvida inicial pode demorar mais tempo para ser resolvida e a pessoa preferir desistir a perguntar.

Não trazer um CTA

Não incentivar a agilidade na resposta ou na ação pretendida. Neste caso, o Call To Action (o famoso CTA ou, em português, a “Chamada para Ação”) será seu maior aliado. Por exemplo, está promovendo a inscrição em um evento? Destine um botão para a ação e deixe claro que a pessoa pode mandar mensagem para tirar dúvidas.

Não produzir um headline atrativo

Quando o contato é síncrono, ela automaticamente está prestando atenção, com foco, no que está sendo dito, por exemplo, por um atendente. Na Comunicação Assíncrona, sua mensagem disputará espaço com outras tentativas de contato (por exemplo, as mensagens presentes em uma caixa de entrada).

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A Comunicação Assíncrona é uma das possibilidades dentro do Marketing Digital para alcançar o cliente. E, por isso, você precisa dominar o tema com quem realmente entende do assunto! Para isso, a sua formação deve ser com os melhores.

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