Design Gráfico vale a pena? Veja como é o mercado de trabalho e o perfil desse profissional!

design grafico

O mundo é cada vez mais visual. Pense nas aplicações, sites, jogos e soluções que tem contato no dia a dia: por trás de cada uma delas, tem o trabalho de um Designer Gráfico. E, com isso, você consegue entender a expressão que essa área tem no momento, não é mesmo?

Está pensando em uma qualificação e não sabe se Design Gráfico vale a pena? Não se preocupe. Nós estamos aqui exatamente para ajudá-lo a tirar suas dúvidas!

Nesse artigo, separamos todos os pontos que ajudarão na sua avaliação se, de fato, vale a pena investir nessa carreira. Aproveite e tire suas dúvidas e escolha a melhor opção para sua jornada!

Vale a pena fazer o curso de Design Gráfico?

A resposta é: sim! Essa é uma área que oferece diversas possibilidades e oportunidades que poderão transformar sua carreira e garantir uma rápida ascensão!

design
Vale a pena fazer o curso de Design Gráfico para desenvolver habilidades criativas e técnicas essenciais no mundo visual contemporâneo. Fonte: Shutterstock.

Como profissional, você poderá atuar criando comunicações visuais, artes e concepções de projetos atrativos, eficazes e que poderão ser verdadeiros cases de sucesso. Imagine poder se tornar um grande nome em sua área.

Mas não é só pela satisfação profissional que vale a pena investir nessa carreira. Separamos as principais informações que ajudarão na sua tomada de decisão com maior assertividade.

Perfil profissional de Design Gráfico

Temos diversos perfis profissionais de Designers Gráficos. Isso acontece porque é um setor muito versátil e há espaço para diferentes perfis atuando nesse cenário. Mas algumas habilidades e características aparecem com maior frequência.

pagina internet
O perfil profissional de Design Gráfico combina criatividade, habilidades técnicas e uma abordagem inovadora para comunicar efetivamente por meio de elementos visuais. Fonte: Shutterstock.

Conhecê-las pode ajudar a entender o que já é um ponto forte seu para essa carreira e o que ainda precisa ser desenvolvido. Então vem com a gente entender melhor algumas qualidades essenciais dos profissionais dessa área:

  • Criatividade: essa é uma área quase irmã das artes e, por isso, os profissionais são bastante criativos e inovadores. Eles conseguem criar novos projetos que podem ser disruptivos e ser um verdadeiro marco na carreira;
  • Não ter medo de ousar: os melhores Designers Gráficos são aqueles que não tiveram medo de sair da caixinha e criar algo totalmente novo, inspirador e que fez história. Um case, por exemplo, foi a reformulação da identidade da marca Natura, associando-a a uma imagem mais moderna e antenada com as questões de sustentabilidade;
  • Ter sensibilidade visual: ter um olho treinado para detalhes é uma característica fundamental. Os detalhes fazem uma grande diferença no design gráfico;
  • Inspirar-se nos melhores do mercado: a criatividade nasce da capacidade de beber de diversas fontes que são inspiração no mercado. Por isso, devem sempre estar estudando sobre projetos que estão se destacando na área e identificar tendências que estão em evidência no momento;
  • Ser detalhista: a precisão é essencial nessa área. Pequenos erros podem afetar negativamente a qualidade do trabalho. Ainda mais quando falamos sobre a possibilidade de viralização de problemas nas redes sociais;
  • Saber trabalhar com habilidades técnicas: ele deve dominar as principais ferramentas da área, explorando suas funcionalidades da melhor forma possível.

Essas são algumas das características que bons profissionais de Design Gráfico possuem. Você sente que ainda não desenvolveu bem algumas delas? Não se preocupe. O espaço da sua formação ajudará nisso!

Atuação no mercado de trabalho

Você também precisa saber mais como poderá atuar nesse mercado, para ver se, de fato, é a sua praia, não é mesmo? Por isso, separamos as principais possibilidades que poderá encontrar para sua carreira ao seu formar no curso de Design Gráfico.

Estão entre elas:

  • Designer Gráfico de mídia impressa: especializado em layouts, tipografia e design para impressão, incluindo pôsteres, capas de livros, revistas, panfletos e embalagens. Ainda que seu trabalho vá aparecer na mídia impressa, o exercício da sua atividade é todo feito no ambiente digital;
  • Designer Gráfico de mídia digital: especializado na elaboração de artes e peças para mídias digitais, como sites, aplicativos e redes sociais;
  • Designer de identidade visual: cria logotipos, identidades de marca e materiais de marketing para empresas. Pode ser o responsável por criar todo o projeto que deverá ser seguido em diferentes áreas do negócio (por exemplo, concepção de embalagens, campanhas publicitárias, entre outros);
  • Ilustrador: transforma ideias em ilustrações e arte visual. Pode atuar, por exemplo, como autônomo, realizando ilustrações sob encomenda para projetos específicos;
  • Designer de Experiência do Usuário (UX): projetam interfaces de usuário intuitivas e agradáveis para sites e aplicativos, além de estarem atentos para questões relacionadas à acessibilidade;
  • Designer de Embalagens: responsável pelo design de embalagens atraentes e funcionais para produtos.
mulher pc
O designer gráfico atua dando vida e impacto visual a ideias, marcas e mensagens, sendo essencial em diversos setores do mercado de trabalho. Fonte: Shutterstock.

Tempo de formação

O curso é de curta duração, feito na modalidade tecnólogo. Ou seja, o estudante aprende de forma intensa e totalmente voltada para a prática tudo do universo do Design Gráfico. Sua formação será feita em 4 semestres (2 anos).

Mercado de trabalho atual e tendências futuras

Pense em todas as ferramentas e espaços que você circula hoje no ambiente digital: boa parte deles tem uma participação de um Designer Gráfico, seja na concepção de uma arte, uma logo, identidade visual, elaboração de um jogo, entre outras possibilidades.

Isso mostra a expressão do mercado da área. E um ponto interessante é a diversidade nas possibilidades de atuação, o que abre diferentes frentes nas quais você poderá investir sua carreira.

Por exemplo, tem uma pegada mais artística? Que tal aproveitar o conhecimento do curso para se tornar um Artista Digital e criar, por exemplo, suas próprias HQs e artes digitais para comercialização?

Gosta da dinâmica da área de marketing? Então dedique seus esforços para atuar para agências e criação de peças para mídia online e offline.

Dê o pontapé inicial para a área de Design Gráfico com a Anhanguera!

Com um curso de Design Gráfico, você terá a oportunidade de dar vida a ideias e mensagens por meio de seu trabalho visual. E se isso faz seus olhos brilharem, então não hesite e comece já sua formação!

Com a Anhanguera, aprenda com os melhores docentes, experientes nesse mercado. Conte com a facilidade do ensino EaD e uma infraestrutura de ponta. Ajudamos você a alcançar seus sonhos profissionais!

Faça sua inscrição na formação em Design Gráfico e domine essa área!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima