O que é Design Thinking? Veja como funciona esse método de organização de ideias!

mesa design

Trabalhar com tecnologia envolve, também, saber encontrar formas de estimular a sua criatividade, para encontrar novas saídas de problemas apresentados. E você sabia que o Design Thinking pode ajudá-lo nisso?

Ele ajuda a proporcionar as condições necessárias, fazendo com que o ambiente da empresa incentive o raciocínio crítico, inventividade, entre outras condições importantes. Várias áreas podem trazê-lo de forma positiva: tecnologia, marketing, vendas, entre outros.

Continue lendo e entenda o que é Design Thinking e veja como você poderá trabalhar com isso em sua carreira.

O que é Design Thinking?

Design Thinking é um modelo de processo voltado a incentivar o pensamento crítico e a criatividade no ambiente de trabalho. É um processo metodológico com objetivo de incentivar organização de ideias, proporcionando maior inventividade.

design thinking
Design Thinking é uma abordagem criativa para resolver problemas que se baseia na empatia, colaboração e experimentação. Fonte: Shutterstock.

E, por isso, ele não traz fórmulas fechadas que prejudicariam o processo de invenção, mas sim proporcionar as condições necessárias, capazes de proporcionar diversas perspectivas diferentes sobre um problema, auxiliando os profissionais a saírem da caixinha.

Quais as aplicações do Design Thinking?

O Design Thinking é versátil e pode ser utilizado, justamente, para ajudar na resolução de problemas criativamente. Por isso, consegue atender diferentes áreas nas Criações publicitárias e de comunicação;

  • Criação de soluções na Tecnologia da Informação;
  • Resolução de falhas encontradas nas soluções;
  • Geração de insights que poderão ajudar a resolver problemas em diferentes áreas. Por exemplo, como criar novos produtos e serviços.

Ou seja, esse modelo pode ser adaptado e implementado em diversos contextos, independentemente da forma como a empresa atua. Portanto, é fundamental que as lideranças saibam bastante sobre o assunto.

design
O Design Thinking é aplicável em diversos campos, incluindo negócios, educação, saúde e design de produtos. Fonte: Shutterstock.

Quais as etapas do Design Thinking?

Para entender melhor como o Design Thinking consegue proporcionar esse cenário ideal voltado à criação, é preciso conhecer as etapas de adoção do Design Thinking. Com isso, o ambiente estará mais favorável, estimulando a criatividade dos envolvidos.

Confira a seguir as etapas que fazem parte deste processo.

Imersão

Nessa etapa inicial, os envolvidos deverão fazer uma profunda imersão no contexto do problema que deverá ser solucionado. Por exemplo, qual o contexto externo e interno, pontos que já foram apresentados e como ainda há dificuldades presentes, feedback de clientes de pontos que precisam de melhorias, entre outros.

Por exemplo, a análise SWOT pode ser uma aliada para compreender os pontos fortes e de vulnerabilidade internos e externos, que ajudarão a ter uma maior visualização do contexto. Quanto mais todos souberem sobre o que está acontecendo, mais facilmente poderão ter insights interessantes e que sejam, realmente, úteis na resolução de problemas.

Ideação

A partir do conhecimento maior sobre a área, os envolvidos deverão começar a fase de buscar ideias focado em realizar melhorias e resolver o problema proposto. Aqui, todos os envolvidos se reúnem e, em conjunto, começarem a pensar em soluções criativas.

Uma das principais ferramentas utilizadas neste momento é o brainstorming (conhecido, também, como “tempestade de ideias”). Ele é feito com objetivo de que todos possam trazer seus insights, melhorar a dos colegas e, posteriormente, isso ajudar na próxima fase.

Prototipação

Com várias ideias em mãos, que possam ser melhor desenvolvidas ao longo do brainstorming, é o momento de escolher as melhores ou as mais viáveis, rumo à fase de prototipação. Para isso, é preciso ter um filtro, considerando algumas das principais variáveis.

Por exemplo, a questão é tempo? Analise quais são as mais ágeis de serem testadas. O problema é investimento? Verifique quais possuem melhor custo-benefício para serem verificadas.

Os protótipos são um produto de teste, que possui um valor de investimento menor do que a execução final. Por exemplo, na área de tecnologia, o protótipo pode ser um MPV (Mínimo Produto Viável). Se os testes forem positivos, aí vale a pena investir na finalização, que exigirá maiores investimentos.

O protótipo permite, também, analisar quais são os pontos que podem ser melhorados na versão final. E isso pode ser implementado, também, em questões relacionadas com prestação de serviços.

Desenvolvimento

Após a avaliação do protótipo e verificação do que funcionou e pode ser adotado na versão final e quais pontos devem ser reformulados ou acrescentados, é o momento de investir no desenvolvimento do produto e identificar como funcionará de verdade.

Ainda assim, é possível trazer uma perspectiva de melhora contínua e ideias que possam surgir para otimizar o produto criado, trazer novas funcionalidades e garantir que ela sempre ofereça a melhor experiência ao cliente.

Quais os benefícios na adoção do Design Thinking?

O Design Thinking é um formato interessante, proporcionando sugestões e criações de ideias nas empresas, justamente, porque traz benefícios interessantes. Estão entre eles:

  • Ter um melhor retorno sobre investimento. É um modelo de incentivo de criatividade com custo de implementação muito menor em comparação com outros e ter maiores benefícios;
  • Gerar fortes vantagens competitivas para quem adota esse modelo;
  • Ajudar em ter ideias fortemente concernentes com o contexto apresentado;
  • Trazer profissionais de diferentes áreas para o processo de criação de ideias, ajudando em uma perspectiva multidisciplinar sobre o tema;
  • Valorizar os profissionais envolvidos, vendo que suas ideias fazem parte do projeto final;
  • Integrar os profissionais de diferentes áreas, já que eles estarão em maior contato do que costuma estar no dia a dia;
  • Facilitar posturas de colaboração entre os profissionais e ajudar a aumentar o senso de empatia.
postit
A adoção do Design Thinking traz benefícios como soluções inovadoras, maior empatia com os usuários e abordagem iterativa para resolver problemas complexos. Fonte: Shutterstock.

A Anhanguera ajuda você em sua jornada no mundo tech!

O Design Thinking é um dos modelos aliados para trazer mais ideias no dia a dia dos profissionais de tecnologia e está alinhada, principalmente, com as metodologias ágeis. E, por isso, quem está de olho na área tech precisa conhecer mais sobre esse assunto.

Nos cursos de tecnologia da Anhanguera, você descobre mais sobre esse tema, agile e muito mais sobre questões atuais. Com um currículo atualizado, docentes experts na sua área de formação, você chegará no mercado preparado para lidar com os desafios de um dos setores com maior crescimento atualmente. Faça sua inscrição em um de nossos cursos e mude já a sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima