A governança corporativa é um conceito importante adotado nas empresas como uma forma de ter uma administração eficiente, estratégica e envolvendo diversos atores no processo. Ele considera diversas variáveis, é uma questão complexa, mas é fundamental você conhecer bem sobre esse assunto.
Confira a seguir tudo que precisa saber sobre o que é a governança corporativa, seus pilares e boas práticas sobre o assunto, para saber como implementá-la na gestão empresarial, quando necessário. Boa leitura!
O que é governança corporativa
A governança corporativa é um sistema que, segundo definição do IBGE direciona o jeito como os negócios são dirigidas, monitoradas e incentiva bom relacionamento entre sócios, o conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização, entre outros.
A ideia é conseguir alinhar a necessidade de otimizar o valor econômico, administração de recursos e potencializar a qualidade da gestão da organização, voltando-se para proporcionar o bem-comum.
Pilares da governança corporativa
Para entender melhor sobre as questões essenciais sobre a governança corporativa, é importante conhecer os principais pilares que a fundamentam. Veremos mais a seguir.
Transparência
Um primeiro ponto da governança corporativa é de que todos os interessados devem ter acesso facilitado às informações essenciais. Por exemplo, os sócios precisam ter acesso aos balanços, dados contábeis, projeções futuras, entre outros.
É necessário, também, garantir a transparência dos dados relacionados com compliance que, devido à legislação vigente, seja necessário ser transparente. É fundamental, portanto, ter equipes voltadas para cuidar dessas questões e o alinhamento com a lei vigente.
Equidade
Outro pilar importante da governança corporativa é a equidade no tratamento de todos os atores envolvidos. Por exemplo, sócios que tenham participações acionárias diferentes precisam ser tratados da mesma forma.
E isso vale, também, para atores com papeis diferentes: um stakeholder, um acionista e a liderança de uma empresa precisam ter seus direitos e deveres devidamente preservados, sem privilegiar alguma função ou ator.
Prestação de contas
Apesar de estar alinhado com o pilar da transparência, é importante ter isso em mente separadamente: a prestação de contas (podendo ser chamada pelo termo de accountability) também é fundamental para mostrar que a administração está agindo dentro do esperado.
Isso deve ser feito de modo claro, proativo, periódico e, em caso de problemas, responsabilizar-se pelo ocorrido e realizar as correções necessárias.
Responsabilidade corporativa
Os responsáveis pela gestão da empresa precisam agir de forma responsável, visando o equilíbrio econômico-financeiro do negócio, alinhado, também, com o alinhamento com a legislação vigente e uma conduta ética.
É preciso, também, estar alinhado com o modelo de negócios da empresa, objetivos de médio e longo prazo, princípios e valores internos, questões relacionadas com capital financeiro, intelectual, gestão de pessoas, cuidados ambientais, entre outros.
A importância da governança corporativa
A governança corporativa é fundamental para traçar as diretrizes que orientarão as condutas de cuidados com a gestão corporativa, ajudando a ajustar a rotina da empresa e garantindo alcançar os resultados esperados e reduzir eventuais riscos que possam surgir.
A governança funciona a partir de um tripé importante:
- Avaliação;
- Direcionamento;
- Monitoramento.
Esses três pontos serão fundamentais para fundamentar as atividades da gestão, orientando-a adequadamente, permitindo cumprir os objetivos de curto, médio e longo prazo. A ideia é que eles ajudem a aprimorar a administração.
Com isso, é possível ter alguns benefícios, entre eles:
- Tomar decisões baseadas em dados e de forma mais estratégica;
- Viabilizar de forma mais eficiente sobre novos projetos ou mudanças daqueles que já façam parte do portfólio do negócio;
- Solucionar impasses entre membros da alta gestão, sócios ou diretoria;
- Aumentar a credibilidade da empresa no mercado e sobre os sócios.
Boas práticas da governança corporativa
Para quem está começando a empreender e já quer orientar as medidas de acordo com a governança corporativa, é importante trazer, desde o começo, as melhores práticas focadas neste fim. Separamos alguns dos principais a seguir.
Comece com pequenos passos
Quando uma empresa já começou suas atividades e cogita fazer as adequações necessárias para proporcionar uma governança corporativa eficiente, é fundamental começar aos poucos. Trace metas pequenas e vá avançando de acordo com que elas forem sendo cumpridas e avaliadas.
Estabeleça os papeis e hierarquias adequadamente na empresa
Outro ponto é deixar bem definido a quem os profissionais devem responder caso a caso, deixando clara a cadeia hierárquica. Isso também pode ser interessante para sócios e stakeholders, que saberão de quem cobrar eventuais falhas e tirar dúvidas, quando necessário.
Além disso, a cadeia decisória fica mais clara. Então o presidente, por exemplo, sabe quais são as questões de sua competência e consegue agir de forma mais proativa para agilizar tomadas de decisões na empresa.
Faça reuniões de acompanhamento
Outra boa prática é realizar reuniões de acompanhamento entre todos os envolvidos. Nelas, serão implementadas as questões necessárias com objetivo de alinhamento de projetos, abordar diretrizes novas, tirar dúvidas, abordar resultados periódicos, entre outros.
Com isso, todos os envolvidos saberão tudo que precisam sobre o tema e garantir um controle administrativo mais eficiente. Isso proporcionará uma melhor gestão dos processos do negócio.
Traga tecnologias focadas para compliance e transparência
As tecnologias são aliadas importantes na implementação da governança corporativa. Soluções voltadas a compliance e transparência ajudam na divulgação dos documentos necessários e deixar a empresa alinhada com as exigências legais em relação à divulgação dos dados.
Pode ser importante tanto estar atento sobre novas soluções que estejam sendo lançadas e incorporá-las no seu negócio quanto, também, considerar a hipótese de contratar a criação de uma solução, considerando as peculiaridades e necessidades específicas.
Aprenda tudo sobre o mercado corporativo com os cursos da Anhanguera
Saber sobre governança corporativa pode ajudar a impulsionar os negócios de quem deseja empreender. E conhecer sobre isso também é importante para quem deseja entrar na área tech e ter o seu próprio empreendimento.
Com a Anhanguera, você dominará não só as questões técnicas, mas tudo que é necessário para ser tanto um excelente profissional, ser uma boa liderança ou empreender adequadamente. Faça sua inscrição em um de nossos cursos e comece já sua carreira de sucesso.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.