Engenharia de Software ou Gestão de TI: qual das duas áreas pode proporcionar maior satisfação pessoal e sucesso? Sobre a primeira, essa é uma questão que só você poderá responder. Sobre o sucesso, ambas são capazes de abrir muitas portas profissionais.
E para tomar uma decisão alinhada com seus objetivos de vida e perfil, separamos as principais diferenças entre elas para poder escolher entre os dois com o máximo de informações em mãos.
Vem com a gente e aproveite para tirar suas dúvidas.
O universo da Engenharia de Software
A Engenharia de Software é um campo que se concentra nas etapas de planejamento, desenvolvimento, operação e monitoramento de software. Os profissionais dessa área desempenham uma função importante na criação de soluções tecnológicas de modo eficaz, escalável e sem falhas.
O universo da Gestão de TI
A gestão de TI é um campo focado no que diz respeito a otimização de recursos e investimentos na área de tecnologia da informação como um todo, em uma organização ou órgão (seja ele governamental ou não).
Em uma analogia, é como se fossem os maestros da área de TI, conduzindo os processos de forma que eles possam ser realizados sem maiores problemas, dando condições para que eles sejam realizados da melhor forma possível
Diferenças entre os cursos de Engenharia de Software e Gestão de TI
Para escolher entre essas duas carreiras, você precisa saber comparar entre elas e identificar quais possuem mais o seu perfil. E para ajudá-lo, separamos alguns dos principais aspectos que você deve ficar atento. Veja a seguir.
Tempo de duração
Um dos pontos que chama atenção de muitas pessoas para essa escolha é o tempo de duração. Confira as diferenças nesse ponto entre Engenharia de Software e Gestão de TI.
- Engenharia de Software: possui a duração clássica da área de engenhara, com a realização de 10 semestres (5 anos).
- Gestão de TI: é feito a partir de um tecnólogo (ou seja, um curso de curta duração, mas com diploma válido de Ensino Superior, tal como o bacharelado), com duração de 5 semestres (5 anos).
Abordagem profissional
Outro ponto são as diferenças de abordagem profissional:
- Engenharia de Software: o curso orienta o aluno a uma perspectiva de construção de projetos. Esses profissionais realizam o planejamento e levantamento de recursos para o desenvolvimento ou otimização de um software.
- Gestão de TI: o curso orienta o aluno a uma perspectiva gerencial e operacional, para poderem realizar a supervisão dos recursos de TI (sejam eles financeiros, infraestrutura ou, até mesmo, recursos humanos) e garante que o setor de TI possa funcionar de forma harmoniosa.
Foco do curso
Confira as diferenças dos focos que cada curso possui.
- Engenharia de Software: o curso orienta o futuro profissional tanto a conhecer sobre as práticas em programação e desenvolvimento de software quanto, também, sobre as principais abordagens para tornar esses processos mais eficazes, ágeis e produtivos. Por isso, também devem dominar o campo das metodologias modernas de desenvolvimento.
- Gestão de TI: o foco é alinhar o conhecimento em tecnologia da informação com questões gerenciais e, de governança de TI, sabendo como atuar de forma estratégica no dia a dia. Além disso, também aprendem a como fazer gerenciamentos de projetos e como conduzir os recursos necessários para atender às demandas da organização no que diz respeito à Tecnologia da Informação.
Grade curricular
Como você pode ver, apesar de algumas semelhanças, as abordagens podem ter diferenças cruciais no que diz respeito à grade curricular e estrutura do curso. Entenda mais sobre isso a seguir.
- Engenharia de Software: o curso possui dois ciclos. O primeiro é o básico, no qual o estudante terá contato com disciplinas comuns na área de Engenharias (cálculo, física, álgebra, entre outras). O segundo é voltado para as disciplinas específicas do curso, como desenvolvimento de software, metodologia de desenvolvimento, gerenciamento de banco de dados, design de sistemas, entre outras, que permitirão planejar as operações necessárias para que o software seja produzido de forma eficaz e sem desperdício de recursos.
- Gestão de TI: o curso, por ser mais curto e direto ao ponto, aborda aspectos relacionados com gerenciamento de tecnologia, governança de TI e, também, planejamento estratégico. E, claro, traz conhecimentos importantes para que o futuro profissional entenda as questões técnicas que impactam a gestão de TI.
Perfil profissional
Conhecer o perfil profissional de cada área ajuda você também a tomar a sua decisão. Por isso, separamos os principais pontos sobre essas questões.
Engenharia de Software
O Engenheiro de Software deve ter um perfil prático, analítico e planejador. Deve também sempre estar em busca de otimizar o uso de recursos (seja tempo, financeiro, humano ou de infraestrutura) para o desenvolvimento de soluções tecnológicas ou, então, para seu aperfeiçoamento.
Gestão de TI
O Gestor de TI deve ter um perfil de liderança, gerencial e capaz de identificar os diferentes pontos que interferem nas atividades do setor. Também deve ser uma pessoa assertiva e proativa, pois deverá tomar decisões estratégicas importantes para as atividades, fazendo com que a TI cumpra seu papel de ser uma área crucial nas empresas.
Com a Anhanguera, você alcança o sucesso tanto com a Engenharia de Software ou Gestão de TI
Mas afinal, qual é a melhor? Engenharia de Software ou Gestão de TI. A resposta é: ambos! E se tiver a melhor instituição ao seu lado para proporcionar a formação perfeita, melhor ainda. Para isso, a Anhanguera está aqui!
Temos o melhor corpo docente, com profissionais experientes em suas áreas de atuação e que são verdadeiros parceiros dos alunos. Contamos com a possibilidade de ter aulas presenciais, híbridas ou remotas, que se encaixam perfeitamente na sua rotina.
Além disso, aproveite a oportunidade para entrar mais facilmente no mercado de trabalho com o Canal Conecta. Ele ajudará a conseguir as melhores vagas de estágio e o tão sonhado primeiro emprego!
Gostou? Então aproveite e faça sua inscrição no curso de Engenharia de Software ou Gestão de TI e mude sua vida para melhor com a gente!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.