Ciências da Computação ou Engenharia da Computação? Conheça as diferenças e decida o melhor para você!

computador

Ciências da Computação ou Engenharia da Computação: chegou a hora da decisão fundamental para construir o seu futuro na área de tecnologia! Um dos principais critérios é o mercado de atuação.

Quanto a isso, relaxe: ambos prometem uma jornada emocionante! Mas qual deles é a melhor opção para você? Relaxe que vamos ajudá-lo nisso!

Vamos explorar as diferenças entre esses cursos e ajudá-lo a tomar uma decisão segundo os seus objetivos. Vem com a gente nessa jornada!

O mundo das Ciências da Computação

A área das Ciências da Computação é aquela que se concentra tanto nas questões teóricas quanto práticas do universo da computação. Como o próprio nome sugere, os profissionais dessa área são como os “cientistas da tecnologia”

Eles atuam tanto focados na resolução de problemas complexos por meio da programação, algoritmos e teoria da computação quanto, também, podem operar nas questões relacionadas com hardware, ainda que não seja o foco principal da sua formação.

pessoas
A área das Ciências da Computação é aquela que se concentra tanto nas questões teóricas quanto práticas do universo da computação. Fonte: Shutterstock.

O mundo da Engenharia da Computação

A área de Engenharia da Computação é aquela que une os conhecimentos da eletrônica e elétrica com computação. E, por isso, está muito ligada com as questões relacionadas com projeção, composição e construção de hardware.

Eles são os “engenheiros digitais”. Estão envolvidos em projetos de construção de sistemas computacionais, passando desde a concepção de placas, chips, microchips a dispositivos completos, sistemas integrados complexos e, até mesmo, construção de robôs.

Eles também podem atuar com a parte de software, ainda que esse não seja o foco principal da sua formação.

Diferenças entre Ciências da Computação e Engenharia da Computação

Cursos tão parecidos e, ao mesmo tempo, tão diferentes, podem causar uma grande dúvida sobre qual deles é a melhor opção para sua carreira. É muito comum muitas pessoas confundirem, inclusive, essas duas formações.

Por isso, separamos as diferenças entre os cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação. Confira a seguir e não fique com dúvida também!

Tempo de duração

Um dos primeiros pontos de diferença entre os cursos é o tempo de duração para sua graduação.

  • Ciências da Computação: o curso é um bacharelado tradicional, com duração de 8 semestres (4 anos).
  • Engenharia da Computação: ele tem o tempo de formação das engenharias clássicas, ou seja, duração de 10 semestres (5 anos), dividido entre ciclo básico e ciclo específico da área.
aula computacao
O curso de Ciências da Computação tem a duração de 4 anos e o de Engenharia da Computação 5 anos. Fonte: Shutterstock.

Abordagem profissional

Você também precisa conhecer as diferenças de abordagens profissionais, para poder escolher entre os dois cursos. Confira a seguir.

  • Ciências da Computação: o curso é equilibrado entre questões teóricas e científicas. Os profissionais dessa área podem se debruçar em atividades de pesquisa, na análise de algoritmos e na resolução de problemas complexos por meio da programação. São como os “pensadores lógicos” que buscam compreender as bases da computação e avançar o conhecimento científico ao longo do tempo.
  • Engenharia da Computação: o curso tem uma perspectiva muito mais prática (ainda que passe por questões teóricas ao longo da formação). A ideia é ajudar o futuro profissional a projetar e construir sistemas computacionais do zero, otimizando esse processo, reduzindo desperdícios de recursos e garantindo maior eficácia e agilidade nesses processos.

Foco do curso

E, claro, outro ponto essencial é, também, entender como eles se distinguem no que diz respeito ao foco do curso. Saiba mais a seguir.

  • Ciências da Computação: o foco principal é a compreensão da teoria da computação e como aplicá-la, na prática. Por isso, avança em conhecimentos sobre programação avançada e na matemática. Os alunos aprendem a criar algoritmos eficientes, a entender a complexidade computacional e a desenvolver soluções. E, também, aprendem questões relacionadas com hardware, podendo dar suporte a criação de sistemas informacionais, robótica, entre outros.
  • Engenharia da Computação: o foco principal está ligado no projeto e construção de sistemas computacionais e avança mais em hardware do que o curso anterior. Por isso, o foco do curso é mergulhar no mundo da eletrônica, elétrica, sistemas embarcados, criação e gerenciamento de microprocessadores e hardwares diversos. Mas, também, possui conhecimento para trabalhar com questões de software, caso necessário.

Grade curricular

Um dos pontos que mais gera diferenças entre os cursos é a grade curricular. Confira a seguir os principais pontos de cada um.

  • Ciências da Computação: o curso contempla disciplinas teóricas e práticas do universo da computação, mergulhando em linguagens de programação, sistemas operacionais, inteligência artificial, algoritmos e programação, entre outros. As disciplinas contemplam mais questões de software do que hardware, ainda que opere com ambos.
  • Engenharia da Computação: o curso contempla disciplinas de base das engenharias (cálculo, álgebra, física, lógica, entre outros) e questões práticas da computação. Também possui abordagem dupla entre hardware e software, mas foca mais no primeiro.

Perfil profissional

E não é apenas no curso em si que há diferenças, mas, também, possuem diferenças significativas sobre o perfil profissional. Confira a seguir alguns pontos que poderão influenciar na sua decisão, comparando como funcionam cada um dos cursos nesse quesito.

Ciências da Computação

O curso forma graduados analíticos, curiosos e que tenham um perfil científico, voltado para descoberta de avanços importantes, mesmo que não atuem diretamente com pesquisa.

Além disso, é um curso versátil, que abre diversos campos de atuação. Por isso, é também indicado por quem ainda não tem muitas certezas de qual área quer atuar no campo da computação, pois abre portas para diferentes possibilidades.

Engenharia da Computação

O curso forma graduados com perfil prático, criativo, resolutivo e proativo. Devem ser detalhistas, ser capaz de realizar processos eficientes de planejamento e otimizar processos em diferentes frentes.

Também criam, mas em uma perspectiva diferente do campo das Ciências da Computação. Proporciona diversas possibilidades de atuação também, mas mais alinhadas com o campo de hardware.

aula professor
O curso forma graduados com perfil prático, criativo, resolutivo e proativo. Fonte: Shutterstock.

Domine tanto a Ciências da Computação ou Engenharia da Computação com a Anhanguera!

Seja com um curso de Ciências da Computação ou Engenharia da Computação, a Anhanguera será a sua melhor opção de formação. Afinal, você quer ter um nome forte no seu currículo, não é mesmo?

Estude com os melhores professores, conte com a melhor infraestrutura e conquiste suas primeiras oportunidades com o Canal Conecta.

Faça sua inscrição em Ciências da Computação ou Engenharia da Computação e domine essa área!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima