Aprenda tudo sobre a Faculdade de Engenharia de Software!

aula-computacao

A Faculdade de Engenharia de Software está entre os cursos preferidos de quem quer entrar na área tech e não é à toa, não é mesmo? Afinal, esse é um curso bastante completo e abrangente e abre diversas possibilidades de atuação após a sua formação.

E se você está em dúvida se esse é o curso para você, vem com a gente! Vamos trazer a seguir tudo que você precisa saber sobre a Faculdade de Engenharia de Software para tomar sua decisão da melhor forma. Afinal, estamos aqui para ajudar na sua trajetória rumo à vaga dos sonhos em TI.

Boa leitura!

O que é a área de Engenharia de Software

A Engenharia de Software é uma área na qual os profissionais atuam no planejamento, desenvolvimento, execução, manutenção e desenvolvimento de softwares. Por ter uma formação mais ampla, são profissionais que atuam cuidando, principalmente, de questões técnicas e científicas das soluções.

Também são especialistas com capacidade de unir as questões técnicas do desenvolvimento com a gestão de projetos. Por isso, muitas vezes, ocupam cargos de liderança nos times, principalmente, pela sua habilidade de gerenciamento de tempo, organização de cronogramas, entre outros.

homem-programacao-
A Engenharia de Software envolve o desenvolvimento, a implementação e a manutenção de sistemas de software de forma sistemática e eficiente. Fonte: Shutterstock.

Os Engenheiros de Software, também, possuem um profundo conhecimento sobre fundamentos lógicos e científicos que sustentam os modelos abstratos utilizados no dia a dia. E isso pode ser um diferencial muito importante dependendo do trabalho que será exercido.

Por exemplo, se a ideia é desenvolver um projeto de aprimoramento de um sistema de Inteligência Artificial, ter a presença de um engenheiro de software poderá ser fundamental. Como ele conhece os fundamentos científicos que permeiam o funcionamento da IA, pode ajudar a pensar em caminhos interessantes que ajudarão nos processos de pesquisa e desenvolvimento neste caso.

Duração do curso

O curso de Engenharia de Software, tal como os bacharelados dessa área, possui duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos. O tempo é maior do que outros cursos (como bacharelados tradicionais e tecnólogos), pois há uma base mais ampla que os alunos deste curso devem aprender e que contemplam disciplinas clássicas.

Por exemplo, você terá aulas de física, cálculo, álgebra, entre outros. Mas tudo isso será fundamental para a sua formação. Mas vamos entender melhor sobre a grade curricular a seguir.

Grade curricular

Conhecer a grade curricular da Faculdade de Engenharia de Software ajuda você a entender mais sobre essa formação. O curso é dividido em duas fases importantes: ciclo básico e ciclo específico. Vamos entender mais sobre eles a seguir.

Ciclo básico

O ciclo básico é o momento no qual você tem o contato com a base daquilo que fundamentará suas atividades como Engenheiro de Software. E, também, há disciplinas que são comuns na área de engenharia. Estão entre as disciplinas que fazem parte deste momento:

  • Cálculo;
  • Física;
  • Álgebra;
  • Lógica;
  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Gestão de projetos.

Por exemplo, os conhecimentos em física ajudarão a ter uma maior dimensão de questões relacionadas com hardware, que fazem parte, também, das questões que implicarão diretamente em suas atividades profissionais.

Ciclo específico

Já o ciclo específico traz as disciplinas que estão relacionadas diretamente com a Engenharia de Software, ou seja, conhecimentos de desenvolvimento, programação, gestão de projetos voltado especificamente para a área de desenvolvimento, entre outras.

Algumas das disciplinas que fazem parte deste momento são:

mulher-circuito-
O curso de Engenharia de Software aborda de forma detalhada o ciclo de vida do desenvolvimento de software. Fonte: Shutterstock.

Projetos

Nas disciplinas voltadas para projetos, você terá a possibilidade de poder colocar em prática as principais questões aprendidas no semestre. Essa é uma parte crucial para ganhar maior confiança, o que será fundamental para você no futuro, quando começar a atuar profissionalmente.

Ter isso de forma contínua é essencial, principalmente, para tirar suas dúvidas quando necessário, com professores e monitores. Assim, evita acumular dúvidas para a fase final do curso ou, então, só descobrir alguns problemas no seu conhecimento apenas quando for para a parte profissional, como no estágio.

Atuação profissional

O profissional que é formado em uma Faculdade de Engenharia de Software encontra um amplo mercado de atuação. São muitas as opções e é justamente por isso que este é um curso bastante escolhido.

Vamos conhecer a seguir algumas das possibilidades profissionais de um Engenheiro de Software.

Gestão de projetos

Lembra-se que falamos sobre as disciplinas das engenharias que eram necessárias para compreensões mais amplas sobre a área? Então, elas serão muito úteis neste momento.

Um Engenheiro de Software pode atuar, por exemplo, com gestão de projetos, devido aos conhecimentos apreendidos durante o curso sobre esta área. Mas como isso funciona na prática do desenvolvimento de software?

Para a produção de uma solução, muitas vezes, são vários times operando ao mesmo tempo, com prazos que, quando não cumpridos, podem interferir diretamente nos resultados de outras equipes.

Com o conhecimento sobre gestão de projetos, o Engenheiro de Software pode organizar esses processos, articular prazos e proporcionar maior fluidez nos trabalhos.

Desenvolvimento de softwares

Uma das principais possibilidades de atuação de quem forma em Engenharia de Software é, justamente, desenvolver soluções de acordo com o escopo definido previamente. Com o briefing em mãos, este profissional consegue compreender as demandas e necessidades de outros membros da equipe e, assim, promover entregas mais eficientes.

homem-computador-
Engenharia de Software é a área responsável pelo desenvolvimento profissional e estruturado de softwares. Fonte: Shutterstock

Mas afinal, qual a diferença desse profissional para um desenvolvedor de software que teve outra formação? Neste caso, o engenheiro possui, também, profundo conhecimento sobre a ligação entre software e hardware.

Nos projetos em que este tipo de conhecimento é uma demanda importante, o engenheiro de software ganha um maior destaque. Ele também pode atuar, neste caso, em conjunto com outros desenvolvedores com outras formações, sem maiores problemas.

Estruturação de softwares

Pense em uma analogia com o Engenheiro Civil: ele é responsável por estruturar, ou seja, dar forma ao projeto criado pelo arquiteto e que será colocado em prática em conjunto com os demais profissionais que fazem parte da construção civil.

Para a Engenharia de Software, esse profissional pode atuar da mesma forma. Neste caso, o especialista, no planejamento, em conjunto com outros profissionais (como tech leads, product owner, arquitetos de software, entre outros) e o cliente, define qual será a estrutura que aquela solução deverá ter e que deverá ser desenvolvida posteriormente.

Manutenção de softwares

Quando um software é lançado, ele não está, necessariamente, acabado, sabia disso? Pois é, eventualmente, mudanças, alterações e, principalmente, correções precisam ser feitas.

Você já deve ter passado por isso: um software simplesmente para de funcionar, por um bug, e rapidamente uma atualização de correção é realizada. Sabe quem pode estar por trás disso? Exatamente, o Engenheiro de Software.

Pelo seu perfil de formação, ele pode ser acionado para identificar, de forma analítica, em qual ponto está o problema e, assim, realizar as alterações necessárias na solução para que ela possa retomar a funcionalidade.

Pode, também, ser o responsável pela identificação do problema. Isso porque o engenheiro também é capacitado para realizar testes nos sistemas e identificar eventuais pontos que ainda não foram vistos.

Pesquisa

Lembra-se que falamos sobre o perfil de conhecimento científico do profissional formado em Engenharia de Software? Pois é, isso poderá ser uma porta de entrada para que ele trabalhe com projetos de pesquisa, seja nas realizadas por instituições públicas (como universidades) quanto, também, por meio de financiamento privado.

Pense na importância que o avanço tecnológico possui hoje, principalmente, financeiramente. Por isso, empresas que consigam produzir soluções inovadoras a partir de pesquisas bem realizadas podem sair à frente dos concorrentes.

Peguemos o exemplo do ChatGPT, a grande ferramenta do momento: a partir de pesquisas financiadas para o desenvolvimento de Inteligência Artificial generativa que se tornou possível um avanço tão grande neste quesito em tão pouco tempo.

E, muito provavelmente, muitos Engenheiros de Software estiveram presentes nos times que ajudaram no desenvolvimento do ChatGPT, sabia? Portanto, se você quer fazer parte da história da Tecnologia da Informação, essa pode ser uma ótima formação.

Salário Médio do profissional formado em Engenharia de Software

Outra informação essencial para definir se fazer uma Faculdade de Engenharia de Software é uma boa opção para você é identificar qual é a remuneração média salarial para quem forma nessa área?

Segundo o site, que reúne salários informados em diferentes áreas, a média salarial de um Engenheiro de Software é de R$ 7000. Lembre-se que esse valor considera os valores em todo o país e em todos os níveis de atuação e pode variar, também, ao longo do tempo!

Escolhendo um curso de Engenharia de Software

Após passar por toda essa trajetória, você deve estar se perguntando: ok, quero fazer a Faculdade de Engenharia de Software, mas qual é a melhor para mim? Afinal, uma boa formação pode ser o grande diferencial para você conquistar uma vaga incrível e, até mesmo, internacionalizar sua carreira, que tal?

Então vamos trazer as principais informações que você deve observar ao escolher um curso nessa área.

Bons professores

Os melhores cursos de Engenharia de Software terão, em seu corpo docente, profissionais com excelente formação e que, também, dominam seu campo, seja tanto nas questões teóricas quanto, também, na experiência de mercado.

Isso é ótimo, pois você consegue aprender para além das questões das disciplinas. Por exemplo, ele pode compartilhar suas experiências profissionais e proporcionar que você já esteja ambientado sobe questões importantes que poderão ajudá-lo a se destacar na sua vida profissional.

Apoio personalizado

Cada aluno possui um ritmo de aprendizagem, demandas de dúvidas, necessidades específicas de acompanhamento, entre outras. E boas faculdades de Engenharia de Software darão a possibilidade de ter um monitor que dará todo o suporte para suas demandas.

Assim, você tem certeza de que poderá tirar suas dúvidas com quem vai realmente ouvi-lo, entender suas demandas e estar ao seu lado proporcionando um melhor aprendizado. Principalmente em uma área que, em alguns momentos, pode ser desafiadora, isso será fundamental para o sucesso da sua formação.

Avaliação continuada

Lembra-se quando falamos sobre as disciplinas de projetos? Elas estão relacionadas, justamente, com a perspectiva de uma avaliação continuada. Seus conhecimentos precisam ser avaliados constantemente, justamente, para não acumular dúvidas para o futuro.

Além disso, quanto mais você testar seus conhecimentos, principalmente, por meio de realização de projetos práticos, mais experiente estará com questões que farão parte do seu universo ao ir para o mercado.

Assim, você desenvolverá maior segurança e, também, aproveitará essa fase para, justamente, tirar suas dúvidas com professores e monitores. Aproveite essa oportunidade e escolha faculdades que proporcionem a possibilidade da avaliação continuada.

Apoio para conquistar sua primeira vaga

Pesquise se a faculdade possui programas de facilitação de estágio e encontrar o primeiro emprego. As melhores instituições possuem convênios com empresas e profissionais de recrutamento e seleção, conseguindo oportunidades incríveis de atuação.

Com isso, você consegue já, logo de cara, a sua primeira oportunidade para começar o pé direito a sua carreira. Por exemplo, a Anhanguera conta com o programa Canal Conecta, no qual você encontra, em um portal exclusivo, mais de 400 mil oportunidades de vagas tanto de estágio quanto de emprego.

Currículo atualizado

A Engenharia de Software é uma área dinâmica e que está transformando o tempo todo. As demandas mudam e o profissional precisa chegar super atualizado para conseguir atender às necessidades do mercado.

Então busque Faculdades de Engenharia de Software que estão com a grade curricular atualizada e que façam as revisões constantemente dos seus programas. Sem isso, você poderá precisar fazer cursos de atualização logo após se formar para poder começar seu primeiro trabalho, atrasando o começo da sua carreira.

Vem com a Academia Tech e comece já sua carreira na tecnologia da informação

Agora que você conhece mais sobre a Faculdade de Engenharia de Software, já pensou em começar sua carreira na área de tecnologia? Seja com esse curso ou com outras possibilidades, a Academia Tech estará do seu lado para ajudá-lo!

Aqui você encontra informações sobre cursos, conteúdos atualizados sobre a área de tecnologia, conhecimentos que serão importantes para sua formação e muitos outros diferenciais com a qualidade que só a Anhanguera proporciona para a sua carreira.

De o ponta pé inicial em uma carreira de sucesso! Inscreva-se no vestibular online para Engenharia de Software!

Perguntas Frequentes

Quais habilidades um profissional de Engenharia de Software deve ter?

Um Engenheiro de Software deve ter uma boa capacidade de organização de projetos, ajudando times a estarem mais bem-alinhados e com maior sinergia. Também deve ter boa capacidade de comunicação e ser uma pessoa prestativa e resolutiva.

Além disso, deve ter boa capacidade analítica, ser atento aos detalhes para perceber falhas e questões que podem prejudicar o projeto. Precisa, também, ser criativo para pensar em novas soluções e resolução de problemas.

O que é melhor: fazer Faculdade de Engenharia de Software EaD ou presencial?

Depende da sua rotina. Para alguns, o curso EaD funciona melhor devido à flexibilidade e criar seus próprios horários. Em contrapartida, exige uma maior disciplina para não deixar conteúdos acumularem.

Já o curso presencial tem a vantagem de criar uma rotina de acompanhamento das aulas e poder ter maior contato com colegas de turma. Ao mesmo tempo, também gera necessidade de deslocamento para acompanhar as aulas.

Em quais áreas o profissional de Engenharia de Software pode trabalhar?

Um profissional de Engenharia de Software pode trabalhar alocado internamente em empresas para desenvolvimento e manutenção de sistemas internos ou, ainda, aqueles que sejam utilizados para contato com o cliente. Além disso, pode trabalhar em empresas especializadas em desenvolvimento de soluções sob demanda.

Outra possibilidade é atuar como autônomo em áreas específicas. Por exemplo, você pode trabalhar como tester e ser chamado para analisar bugs e problemas de vulnerabilidades em projetos de terceiros, antes que eles vão para o mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima