Exemplos de Internet das Coisas: Veja 5 aplicações práticas desse conceito!

iot

Há algum tempo atrás, dispositivos físicos não se comunicavam com dispositivos virtuais de modo automatizado. Isso mudou quando a Internet das Coisas apareceu. Com ela, o funcionamento de uma casa, empresa ou cidade foi beneficiado.

Contudo, você sabe onde usar a Internet das Coisas? Neste texto, a gente mostra a você 5 aplicações práticas. Confira!

1. Soluções para empresas

Falando de empresas, nelas, atualmente, as informações circulam num piscar de olhos. Por um lado, isso é bom. Por outro, levanta uma série de riscos. 

Sendo assim, soluções com Internet das Coisas foram criadas para combater os perigos além de melhorar o funcionamento de uma empresa.

Cada uma dessas soluções, chamadas de Enterprise IoT Platforms (Plataformas Empresariais de Internet das Coisas, em inglês), oferece uma série de recursos. Algumas delas são:

  • AWS IoT Core;
  • Microsoft Azure IoT;
  • IBM Watson;
  • Cisco Kinetic;
  • Particle;
  • Kaa IoT Platform;

2. Smart Grids

Smart Grids são redes de distribuição inteligente de energia elétrica. A Internet das Coisas tem um papel fundamental na sua existência. 

Com ela, muitos problemas, que seriam complexos para resolver só com mãos humanas, se tornam mais simples de identificar. Alguns são:

  • falha na transmissão de energia;
  • anormalidades na linha;
  • o grau de consumo de energia;
  • redistribuição de energia;
  • ineficiência da transmissão.
iot-energia-eletrica
As Smart Grids são essenciais para uma boa distribuição e fornecimento de energia elétrica para a população. Fonte: Shutterstock.

3. Casas inteligentes

Imagine que você sai da cozinha, mas esquece de apagar a luz. Como não quer voltar, simplesmente ordena que a luz se apague. E ela se apaga. Então, você quer ligar a TV, mas não acha o controle. De novo ordena que ligue e a TV liga. 

Com a Internet das Coisas, as ações rotineiras de uma casa (acender/apagar a luz, abrir/fechar a porta, acender/apagar o fogo do forno…) podem ser simplificadas. 

Além disso, sensores, dispositivos, eletrodomésticos e outros espaços da casa podem mapear a rotina familiar. Com isso, padrões de comportamento são criados, oferecendo maior comodidade e facilidade.

casa inteligente
A Internet das Coisas traz mais conforto e comodidade para o lar. Fonte: Shutterstock.

4. Cidades mais inteligentes

Como seria se uma cidade previsse um terremoto ou tornado? Através de sensores espalhados em pontos estratégicos, isso já é possível. 

Algumas das áreas de uma cidade que a Internet das Coisas pode atuar são:

  • gerenciamento de trânsito;
  • monitoramento de poluição;
  • gerenciamento de recursos;
  • controle de desastres.
cidade-inteligente
A Internet das Coisas também podem auxiliar no monitoramento de diversos serviços na cidade. Fonte: Shutterstock.

5. Desperdício de água

Água é um tesouro. Por isso, já há várias aplicações com Internet das Coisas sendo usadas para evitar o desperdício. 

Muitas cidades fazem usos dessas aplicações para melhor traçar planos de ação contra o gasto excessivo. Assim, com sensores, é possível saber, por exemplo:

  • onde se gasta;
  • quanto se gasta;
  • como controlar o desperdício;
  • como prevenir o desperdício;
  • como conscientizar acerca do problema.

Você pode ir além!

Você sabia que Internet das Coisas é uma tendência promissora? E se você pudesse saber mais do assunto, deixaria para amanhã?
Pensando nisso, a Faculdade Anhanguera criou o Academia Tech. Nele, você encontra somente tudo de mais recente sobre tecnologia. E o melhor: feito para você, com a qualidade reconhecida da Anhanguera.

Confira os cursos de tecnologia da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que é a Internet das Coisas?

Em termos simples, são coisas que possuem tecnologias capazes de se conectar e trocar informações com dispositivos pela internet. 

Do ponto de vista prático, qualquer objeto (coisa) pode ser adaptado a esta tecnologia. Por causa disso, a popularidade da IC cresce ano após ano e está longe de sair do radar da procura, seja por famílias, empresas ou cidades.

É difícil ter acesso a Internet das Coisas no Brasil?

Em 2019, o Governo Federal instituiu o Decreto nº 9854 que é um plano de implementação de Internet das Coisas. 

Com isso, várias ações que vão desde a melhoria do modo de vida das pessoas até a capacitação profissional surgiram. Dessa forma, em poucos anos, tal tecnologia já será corriqueira na rotina de muitos brasileiros.

Há empresas no Brasil que aplicam soluções com Internet das Coisas?

Sim. Uma rápida busca encontra alguns resultados. Como um rápido levantamento, algumas delas são: Software AG, HPE, IOT Soluções, KostenHaus e Alltomatic.  

Algumas delas oferecem soluções residenciais. Outras empresariais. São de fácil acesso e possuem canais de comunicação que permitem um rápido orçamento a depender do que se quer implementar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima