O que é internet das coisas e para que serve? Entenda de forma simples!

iota

Imagine sair da cozinha e, no momento que cruzar a parede, a luz se apaga. Isso sem nem encostar no interruptor. Após isso, você se senta no sofá e “magicamente” a televisão liga. Após alguns minutos você começa a pegar no sono. A televisão desliga. 

Parece um futuro distante que isso possa ocorrer? Neste texto, você vai entender que tudo isso já é possível por meio da Internet das Coisas. Além disso, você vai saber para que serve esta tecnologia nos dias de hoje. Siga a leitura!

De onde vem o termo “Internet das Coisas”?

Vem do cientista da computação Kevin Ashton. Em 1999, ele queria colocar uma frequência de rádio nos chips dos produtos Procter & Gamble para localizá-los através de uma cadeia de suprimentos.

O termo caiu no gosto popular e algumas décadas depois a Internet das Coisas começava a ganhar o mercado, até conseguir os números que ultrapassam a quantidade de pessoas no mundo.

O que é Internet das Coisas?

Em termos simples, é uma rede de dispositivos conectados. Com o auxílio da internet, estes dispositivos se comunicam, trocando dados e agindo de acordo com as informações que recebem. 

E que dispositivos são esses? Objetos físicos como refrigeradores, sistemas de segurança, webcams, impressoras, relógios, roteadores e, por que não, a Alexa? Todos eles levam sensores e outras tecnologias que tornam mais simples a vida dos seres humanos.

Se você usa a Alexa ou já observou como ela funciona, percebe que, por apenas um comando de voz seu, a resposta já vem à tona. A “mágica” acontece porque os sensores dela captam sua voz, processam, para buscar na internet algo favorável como resposta e depois reproduzir a você. 

Como funciona a Internet das Coisas?

Os dispositivos possuem um IP, como um desktop, tablet e celular possuem. A Internet das Coisas conta com conexões Wi-Fi ou Bluetooth. Isso é fundamental para seu funcionamento. Além disso, é importante ressaltar que o intuito dessa tecnologia é fazer com que os dispositivos forneçam informação em tempo real ao usuário.

Vamos dizer, então, que você tem um ar-condicionado na sua sala conectado a um sensor de temperatura. Você determina para o sensor que na temperatura X começa a ficar quente. Daí, quando o ambiente atinge esta temperatura, o sensor manda o alerta para o ar-condicionado: “ei, hora de acordar!”

iota cidade
A Internet das Coisas funciona com conexões Wi-Fi ou Bluetooth. Fonte: Shutterstock.

Sabe aquela de bater palmas e a luz acender ou apagar? É isso que a Internet das Coisas pode fazer. Mas claro que não para por aí

Para que serve a Internet das Coisas?

Para muitas coisas. Trocadilhos à parte, no mundo atual há 14,4 bilhões de dispositivos com Internet das Coisas. Considerando que temos quase 8 bilhões de pessoas no mundo, como dissemos, isso já é uma realidade. 

Por isso, aqui vai uma lista com algumas utilizações de Internet das Coisas: 

  • Melhorar o ambiente de trabalho das empresas;
  • Tornar as casas mais inteligentes;
  • Desenvolver mais a agricultura;
  • Construir cidades mais inteligentes;
  • Desenvolver os trabalhos na área da medicina;
  • Criar um ambiente de trânsito melhor.

Se você parar para pensar, todos os elementos desta lista tocam em partes importantes da sociedade. A estimativa é de que até 2030 mais de 25 bilhões de dispositivos de Internet das Coisas existam na face da Terra. 

iota fabrica
A Internet das Coisas (IoT) pode ser aplicada em diversos setores e áreas de trabalho, como por exemplo, na indústria, na agricultura, no transporte e na saúde. Fonte: Shutterstock.

Quais tecnologias por trás da Internet das Coisas?

Para que o funcionamento dos dispositivos possa ser bem-sucedido, uma série de tecnologias está por trás da Internet das Coisas. Essas tecnologias são utilizadas para garantir que cada funcionalidade rode sem problemas. 

Abaixo, você vai conferir uma lista com estas tecnologias: 

  • Comunicação por campo de proximidade ou Near-Field Communication, em inglês;
  • Identificação por Radiofrequência ou Radio-Frequency Identification, em inglês;
  • Low-Energy Bluetooth;
  • Low-Energy Wireless;
  • Protocolos de rádio;
  • LTE-A;
  • WiFi Direct.

Vale dizer que muitos da Internet das Coisas conta com computação em nuvem, Machine Learning e Inteligência Artificial. Como os dados estão presentes em seu funcionamento, algoritmos mais inteligentes caem como luva na hora de processá-los e entender o que deve ser feito.

Quais são os benefícios da Internet das Coisas?

Dentre os benefícios, pode-se dizer que ela é ótima para todos aqueles que precisam conferir o resultado das operações feitas pelos dispositivos em tempo real. Para empresas, sistemas que utilizam Internet das coisas podem ser úteis para reduzir os custos. A mesma ideia pode ser aplicada a casas inteligentes. 

Ainda no contexto de empresas, a Internet das Coisas também pode ajudar com compliance, melhorar o setor operacional e o trabalho para analisar os dados. Tanto para pessoas que desejam utilizá-la em suas residências como para negócios, ela também ajuda a monitorar remotamente o que acontece. 

homem notebook
A Internet das Coisas (IoT) possibilita a automação e otimização de processos em diversos setores. Fonte: Shutterstock.

A Internet das Coisas possui desvantagens?

Como tudo na vida, nada é completamente perfeito. A Internet das Coisas não seria uma exceção. Se você se atentou a tudo que dissemos até agora, pode ter se perguntado algo como “e não há perigo de ter hackers?”. Pois bem, há. Tanto é que essa é uma das desvantagens: a exposição a invasores, por justamente existir conexão. 

Outro ponto importante é que o sistema por trás de um dispositivo conectado com outros pode ser complexo, fazendo com que sempre seja necessário chamar ajuda do suporte. 

Vale dizer também que Internet das Coisas diminui a demanda por trabalho humano, já que muitos serviços podem ser facilmente realizados por robôs. Além disso, algumas atividades passam a não exigir tanto esforço nem da mente nem do físico. Há outras desvantagens, mas em uma balança, se entende que se ganha mais do que se perde.

O próximo passo é todo seu!

Você viu neste texto do que se trata a Internet das Coisas e quais as suas aplicações. Viu também que ela já é muito popular e é uma promessa tecnológica robusta para as próximas gerações. 

Sabe o que você também pode ver? O novo hub de tecnologia da Faculdade Anhanguera, o Academia Tech. Nele, você tem acesso a diversos conteúdos feitos especialmente para pessoas que respiram tecnologia, como você.

Conheça todos os cursos de tecnologia que a Faculdade Anhanguera oferece!

Perguntas Frequentes

Quais são os exemplos reais que utilizam Internet das Coisas?

Para empresas, há várias plataformas como Azure, da Microsoft, AWS, da Amazon, o Watson, da IBM e outros exemplos. Muito se investe em Smart Grids, que servem para distribuir energia elétrica de modo inteligente. 

Há empresas também que se especializaram em trabalhar com casas inteligentes e com cidades inteligentes, uma tendência bem difundida já fora do Brasil.

Quanto se ganha anualmente com Internet das Coisas?

Quem decide trabalhar com Internet das Coisas pode ter uma surpresa positiva. O mercado, além de estar aquecido, gera receitas astronômicas. 

De 2020 para cá, já foram quase 1 trilhão de dólares gerados, isso considerado a nível mundial. Fatores como a popularização da internet, a evolução tecnológica, consumo de informação, praticidade, economia etc ajudam a explicar o fenômeno.

Quais países investem mais na Internet das Coisas?

De acordo com uma pesquisa de 2019 do Statista, liderando a corrida, vem os EUA. Logo atrás, China, seguida de Japão, Alemanha, Coreia do Sul, França e Reino Unido. 

Vale dizer que os resultados dessa pesquisa demonstram um gasto anual em bilhões de dólares que gira em torno de 25,5 bilhões (Reino Unido) até 194 bilhões (EUA), uma prova simples que mostra o quanto este mercado se desenvolverá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima