O conceito de Gêmeo Digital tem ganhado muita importância atualmente, principalmente, pelas possibilidades que ele permite para as mais diferentes indústrias. Ainda não é um termo tão popular no Brasil, mas vale a pena se informar mais.
Já ouviu falar nele? Então vem com a gente! Confira tudo sobre o que é um Gêmeo Digital como essa inovação da área tech é utilizada. Boa leitura.
O que é tecnologia de Gêmeo Digital?
Os Gêmeos Digitais (e você pode encontrar com a grafia em inglês “Digital Twin”) são as representações de um objeto físico (ou seja, um ativo real) no mundo virtual. A representação tenta ser o mais fiel possível, contendo todas as variáveis relacionadas com aquele ativo. Pode, ainda, ter a representação do objeto por meio de representações matemáticas.
Um Gêmeo Digital de um carro é a sua versão virtual. Ela contém todos os componentes ou, ainda, é possível identificar cada subsistema (por exemplo, chassi, motor, rodas, tração, entre outros) nessa modalidade.
Quais são as finalidades dessa tecnologia?
As possibilidades são diversas. Pode-se utilizá-la, por exemplo, para identificar pontos de melhorias em objetos físicos, por meio das simulações de como isso seria possível em uma plataforma digital.
Voltemos ao exemplo do carro: é possível analisar como uma mudança aerodinâmica poderia resultar em melhor performance do veículo e testar no ambiente virtual. Com isso, há economia de recursos financeiros, evitando investimento em protótipos físicos que poderão falhar e desperdiçar dinheiro.
Com isso, apenas na hora que os testes digitais forem positivos é que ocorrerão as avaliações, na prática, ajudando a tornar esse processo mais estratégico. Ou seja, o Gêmeo Digital é um grande aliado em uma indústria mais inteligente.
O mesmo pode ser aplicado, também, para modelos de pesquisa. Por exemplo, ao pensar em testes de medicação nova, vale a pena fazer as avaliações por meio de um Gêmeo Digital. A partir de um consenso sobre a maior viabilidade de produção do teste clínico, aí, sim, há o investimento na produção do remédio.
Ele também pode ser utilizado para:
- Customização de produtos;
- Melhoria de processos logísticos;
- Melhorar e impulsionar tecnologias já existentes (como a Internet das Coisas e Inteligência Artificial);
- Identificar quais são os melhores veículos para realizar entregas de cargas;
- Identificar os parâmetros da manutenção preditiva de maquinários e veículos;
- Rastrear origem de problemas por meio dos modelos matemáticos;
- Realizar simulações para desenvolvimento e lançamento de novos produtos, entre outros..
Como funciona o Gêmeo Digital?
O Gêmeo Digital pode contar com duas tecnologias importantes: a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial. Por exemplo, ao buscar identificar como uma máquina opera, o sensor instalado nela envia dados para uma plataforma, que conseguirá analisar os parâmetros e criar uma cópia virtual daquela máquina em uma plataforma digital.
A partir disso, os especialistas podem analisar como é possível otimizar parâmetros, fazer mudanças, quando é necessário realizar uma manutenção preditiva, entre outros. Essa visualização pode ser, inclusive, em tempo real, com as informações alimentando a plataforma 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Essa tecnologia é formada por 3 elementos primários:
- Dados históricos (desempenho anterior do ativo físico);
- Dados em tempo real (informações geradas no instante da coleta, pelo ativo físico);
- Dados futuros (predições realizadas por Machine Learning).
Benefícios no uso dos Gêmeos Digitais
Os Gêmeos Digitais operam com uma espécie de clones de ativos físicos. Seu uso pode ajudar em diversas questões, entre elas:
- Monitoramento de operações nas plantas industriais;
- Identificar momentos de realização de manutenções preditivas e saber exatamente em qual ponto intervir;
- Permite simular cenários de forma precisa, próxima ao real e minimizar custos nos processos de inovação;
- Permite realizar opções de personalização e customização para clientes com maior eficiência, expandindo as possibilidades criativas;
- Otimiza a avaliação de risco, algo fundamental para algumas indústrias, já que é possível testar e validar protótipos no ambiente virtual antes de expor-se a cenários de risco no mundo físico;
- Pode ajudar a melhorar eficiência de processos produtivos, já que é possível testar, com custos reduzidos, melhorias que ajudarão nisso;
- Ajuda a tomar decisões mais bem embasadas, garantindo um processo de inovação com bem menos custos e desperdícios.
Conheça todas as novidades do cenário tech com a Anhanguera
Agora você sabe o que é Gêmeo Digital e já pode imaginar como seu uso ganhará força nos mais diferentes cenários, principalmente, com a evolução da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas, não é mesmo?
Esse é um ótimo momento para tornar-se um especialista no assunto. O primeiro passo é começando por uma boa formação. Aproveite e conte com a Anhanguera!
Temos os melhores cursos na área tech, com currículos atualizados, monitores que ajudarão em suas dúvidas e com a possibilidade de fazer sua formação tanto remota quanto presencial – o que for melhor para você!
Faça sua inscrição e comece já sua jornada no mundo da tecnologia!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.