O Google anunciou o lançamento do Genie, um modelo de inteligência artificial (IA) desenvolvido por seus pesquisadores que permite transformar textos, esboços e ideias em mundos virtuais interativos para jogos. O Genie foi treinado utilizando vídeos de jogos e outras fontes online e está atualmente em estágio de pesquisa.
Embora não seja uma experiência de realidade virtual totalmente imersiva como as holodecks de Star Trek, o Genie proporciona um vislumbre da possibilidade de criar aventuras totalmente interativas com apenas algumas palavras.
O treinamento do Genie foi extenso, envolvendo o uso de um grande conjunto de dados de vídeos de jogos 2D disponíveis publicamente, totalizando mais de 200 mil horas de conteúdo. O modelo foi treinado de forma não supervisionada, utilizando vídeos sem rótulos, permitindo que ele aprendesse uma variedade de movimentos, controles e ações de personagens de maneira consistente.
Além de jogos, o Genie possui potencial para aplicações em outras áreas, como treinamento de robôs para navegar em ambientes do mundo real e realizar tarefas além do seu treinamento inicial.
Embora ainda não haja uma data de lançamento definida para o Genie, seu desenvolvimento e as novas abordagens para geração de conteúdo, especialmente por meio de aprendizado não rotulado e mundos abertos, têm implicações significativas.
Com informações de Olhar Digital | Imagem Shutterstock
💻Leia também:
- Expansão tecnológica: Google anuncia 2º centro de engenharia brasileiro em SP
- Google revoluciona educação com avanços em Inteligência Artificial
- Onda de Inteligência Artificial impulsiona mercado de ações nos EUA e promete mais para 2024
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.