Latência de Rede: conheça esse indicador temporal de internet

nuvem

Você já ouviu falar sobre o conceito de latência de rede? Para quem gosta de jogar, por exemplo, pode ser um termo bastante conhecido, já que impacta consideravelmente a experiência e atrapalhar as partidas.

Continue lendo e entenda o que é a latência de rede, como funciona esse indicador temporal e como conseguir otimizá-lo. Boa leitura!

O que é latência de rede

A latência de rede é um indicador do tempo de demora entre o envio de uma solicitação e a chegada da resposta. Ou seja, quanto maior o tempo de latência, mais lenta é a chegada da resposta a um dispositivo.

Em outras palavras, é o tempo total no qual um dado demora para passar de um ponto a outro numa rede, desde o seu envio até a sua chegada.

rede
A latência de rede é um indicador do tempo de demora entre o envio de uma solicitação e a chegada da resposta. Fonte: Shutterstock.

Exemplo de como a latência de rede funciona

Vamos a um exemplo sobre como funciona a latência de rede. Pense, por exemplo, em um jogo de tiro. Seu personagem efetua um disparo contra um inimigo.

A ação do tiro disparado é enviada pela sua máquina até o servidor do jogo. Ao ser recebido, ele é registrado e o resultado da sua ação é devolvida a sua máquina em retorno.

5g
Quando você clica em um link e há um atraso perceptível antes da página carregar, isso é um exemplo de como a latência de rede funciona. Fonte: Shutterstock.

Quando o tempo de latência é muito alto, o tiro pode ter um registro diferente. Isso porque há uma distância maior entre o que você está vendo na sua tela e o que está acontecendo no servidor. E, por isso, o resultado esperado pode não ser obtido.

Um segundo exemplo são os famosos delays ocorridos em uma live. Quando há uma latência maior, o tempo de demora entre a sua fala e a transmissão ao público. É por isso que você pode ver uma maior demora nas respostas nos seus streamers preferidos.

As variáveis envolvidas na latência de rede

O que determina a velocidade que um dado viaja de um ponto a outro na rede? Alguns dos principais elementos que contribuem para isso são:

  • Propagação: diz respeito a relação de tempo que um pacote de dados passa de um ponto a outro;
  • Transmissão: o meio no qual o dado está sendo transmitido, ou seja, se é por meio da fibra óptica, transmissão wi-fi, via satélite, entre outros;
  • Router: o uso de equipamento focado para a realização da comunicação entre dispositivos diferentes, realizando uma espécie de tradução entre diferentes aparelhos diferentes;
  • Ping: é o tempo no qual um dado sai de um computador e vai para o outro e retorna ao ponto de origem.

A importância de otimizar a latência de rede

Com o exemplo que demos anteriormente, você percebe que a latência de rede está intimamente ligada com uma melhor experiência no uso dos seus serviços e transmissão de dados online.

Quanto maior a latência em uma rede, significa que há um maior atraso no envio e recebimento dos dados. Fato é que toda transmissão de dados tem algum nível de latência. O importante é conseguir reduzi-la a menor taxa possível.

Demos o exemplo de games, mas diversos outros negócios também dependem de que isso não aconteça. Por exemplo, uma empresa que trabalhe com transmissão de partidas de futebol não pode ter atraso, ou o espectador sentirá incomodado de demorar para ver o gol do seu time preferido e vai procurar o concorrente.

O que pode aumentar o tempo de latência

Alguns fatores podem influenciar diretamente no tempo de latência. Estão entre eles:

  • Distância física entre usuário e servidor;
  • Tipo do conteúdo (se é vídeo, texto, imagem, entre outros);
  • Tipo de conexão (cabo, rede, móvel, fibra, entre outras);
  • Volume de tráfego circulando na rede;
  • Largura de banda;
  • Problemas técnicos de conexão, entre outros.
torre
Muitas conexões simultâneas podem aumentar o tempo de latência. Fonte: Shutterstock.

Como otimizar a latência de rede

É fundamental saber como melhorar os indicadores e diminuir a latência de rede. Alguns pontos que podem ajudar nisso são:

  • Cuidar da infraestrutura de comunicação: todos os aparelhos, dispositivos e cabos precisam estar funcionando adequadamente para que a latência seja diminuída;
  • Contar com a possibilidade de escalabilidade automática: a medida é adotada com o fim de minimizar o volume de tráfego, ou seja, reduzir o volume de dados que circulam naquele espaço;
  • Identificar as causas da latência: se ainda assim ela não diminuir, é preciso que profissionais especializados em rede realizem o diagnóstico e verifiquem o que deve ser alterado ou passar por manutenção.

Aprenda tudo sobre redes com os melhores cursos de formação

A latência de rede está intimamente ligada com os profissionais especialistas em gestão e administração de redes. E em um mundo cada vez mais conectado, esses são profissionais essenciais para garantir o funcionamento da internet.

Você precisa aprender com os melhores. A Anhanguera ajuda você nessa jornada. Aprenda com professores experientes, tenha uma infraestrutura de ponta para aprender e tenha todo o suporte para conquistar sua primeira vaga de trabalho.

Faça sua inscrição em um de nossos cursos tech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima