O que faz um Programador? Entenda 7 funções desse profissional!

developer-sorrindo

Um programador, de modo geral, trabalha com a criação de soluções por meio de códigos, feitos com linguagens de programação específicas que estão mais alinhadas com cada tipo de projeto. Mas, dentro dessa possibilidade, há diversas funções que ele pode realizar no dia a dia.

Conhecer cada uma delas permite que você escolha qual delas é mais a sua cara na hora de especializar-se para ser o melhor programador do mercado. E para ajudá-lo nisso, separamos as 7 principais funções que este profissional pode exercer.

Vamos juntos nessa? Vem com a gente e vamos entender melhor sobre essa área.

1. Planejamento de soluções

Uma das primeiras funções de um programador e, talvez, uma das mais importantes, é acompanhar a fase de planejamento das soluções que ele fará parte como desenvolvedor. Mas por que ele precisa estar presente neste processo?

Nessa fase, o cliente que está solicitando o desenvolvimento de um produto, a liderança responsável pelo projeto e profissionais que farão parte dos times se reúnem para discutir objetivos do projeto, funcionalidades, o que é possível fazer, dores que a solução deve resolver, entre outros pontos.

programador
Um programador é responsável pelo planejamento de soluções tecnológicas por meio de habilidades em programação e resolução de problemas. Fonte: Shutterstock.

Ao fazer parte desta conversa, o programador já estará inteirado de todas as discussões, entenderá melhor quais são as expectativas do cliente e poderá realizar um trabalho que estará mais alinhado para proporcionar satisfação para o cliente.

2. Desenvolvimento Front-end e Back-end

Já no campo do desenvolvimento mesmo, ou seja, quando é a hora de colocar a mão na massa para criação dos códigos, uma das funções que ele pode ter é a de Desenvolvimento Front-end e Back-end. Para isso, vamos explicar rapidamente os dois conceitos:

  • Front-end: toda a parte “visível” de uma solução, página web, app mobile, ou seja, a parte com a qual o usuário interage no dia a dia;
  • Back-end: toda a parte que fica “atrás” da parte visível e dá sustentação para que ela funcione. Por exemplo, a gestão dos bancos de dados fazem parte do Back-end.

3. Criação de sites

Outra função importante de um programador é o desenvolvimento web, ou seja, criação de sites, tal como esse que você está acompanhando este conteúdo agora! Neste caso, algumas das funções do desenvolvedor web são:

  • Desenvolvimento de códigos que estruturam a página;
  • Criação de layout e interface;
  • Integração dos dados de back-end e front-end;
  • Aplicação de técnicas de SEO, quando isso for um diferencial no projeto.

4. Desenvolvimento de software

Essa talvez seja uma das funções mais conhecidas do programador: o desenvolvimento de softwares. Aqui o profissional, após receber os dados do briefing do projeto (que foi feito lá na primeira função, ou seja, no planejamento), fica responsável pela escrita da solução.

Ele deve levar em conta tudo que o analista de sistemas fez anteriormente, quando levantou os recursos necessários para o funcionamento da solução, identificar quais funcionalidades são essenciais, verificar requisitos de segurança importantes, entre outros.

O profissional pode tanto começar uma solução do zero quanto, também, pode desenvolver  novas funcionalidades para uma solução que já está pronta. Ele pode atuar em conjunto com o arquiteto de software neste caso.

Ele pode atuar na produção tanto para soluções on-premise (ou seja, aquelas que você instala no dispositivo e funciona apenas nele) quanto, também, para as soluções em nuvem, ou seja, que funcionam no modelo SaaS (Software as a Service).

5. Desenvolvimento de App Mobile

Outra função do programador é poder realizar o desenvolvimento para aplicativos mobile, ou seja, para dispositivos móveis. Com o aumento no número de dispositivos deste tipo e a forma como o utilizamos no dia a dia, esse é um profissional que tem recebido bastante demanda.

desenvolvedor-mobile
Programadores criam aplicativos móveis usando habilidades em programação. Fonte: Shutterstock.

A sua diferença para os desenvolvedores de software está na necessidade de considerar a experiência do usuário com esses dispositivos e, também, em conhecer mais sobre os sistemas operacionais mobile (Android ou iOS) e dominar as linguagens de programação para essa área específica.

6. Realização de testes

Outra função importante do programador e que pode ser feita tanto ao final do seu próprio trabalho de desenvolvimento quanto, também, o profissional pode ser contratado apenas para a função de tester.

Neste caso, ele deverá fazer a análise de funcionalidades, verificar se há algum tipo de bug ou problema que possa comprometer o uso da solução e, também, fazer um teste de intrusão, ou seja, analisar se o projeto é seguro.

Essa parte deve ser feita de forma minuciosa, considerando as características do usuário. Nessa fase, o profissional deve encontrar pontos que podem facilitar o uso da solução (por exemplo, retirando etapas desnecessárias), avaliar se as questões relacionadas com acessibilidade estão funcionando bem e verificar se a solução impede a entrada de cibercriminosos.

7. Correção de falhas

Outra função importante do programador é, a partir da identificação de falhas e vulnerabilidades, realizar a correção do que foi encontrado. Da mesma forma, isso pode ser um passo posterior ao processo de teste ou, então, você pode ser contratado para isso.

bug programa
Programadores também são responsáveis por corrigir falhas em softwares e sistemas, garantindo que funcionem corretamente. Fonte: Shutterstock.

É um profissional que pode ser acionado para resolver problemas rapidamente, que estejam comprometendo a funcionalidade de uma solução. Por exemplo, ele pode ser chamado para um bug que esteja impedindo o envio de mensagens em um aplicativo de rede social.

Essa é uma função muito importante, pois muitas falhas podem proporcionar prejuízos sérios para negócios. Por exemplo, o tempo de indisponibilidade de um e-commerce pode causar grandes perdas financeiras.

Veja também: E aí? Gostou do post sobre as funções de um Programador? Então assista também ao vídeo que preparamos sobre o curso de Análise de Sistemas. Confira!

A Academia Tech ajuda você a se tornar o melhor programador!

Saber o que um programador faz permite identificar quais as áreas que são mais o seu perfil profissional e investir na melhor formação para começar com tudo na área de tecnologia. E, para isso, conte com a Academia Tech.

Aqui mostramos para você todos os cursos que estão em alta no momento, com a excelência que só a Anhanguera pode proporcionar para a sua carreira. Então venha com a gente e comece a dar os primeiros passos para se tornar o melhor programador.

Não deixe sua carreira como Programador esperando! Inscreva-se nos cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quanto tempo leva para programar?

Programar pode demandar pouco tempo. Em poucos meses você poderá estar preparado para isso. Mas, antes disso, há uma série de conhecimentos básicos que serão essenciais para sua carreira que precisarão ser aprendidos e isso demanda tempo.

Por isso, um bom tempo de formação é o realizado com os tecnólogos: entre 4 a 5 semestres, você estará mais bem preparado para entrar nesse mercado e conseguir maior sucesso na sua atividade como programador.

Qual a importância da qualificação para aprender a programar?

A qualificação é essencial para quem quer começar a aprender a programar. Nos cursos, você terá a oportunidade de tirar suas dúvidas com professores e monitores que realmente entendem do assunto e que poderão ajudá-lo em questões que serão fundamentais para suas práticas profissionais.

Além disso, com uma certificação em mãos, você se destaca em processos seletivos para vagas com ótimas remunerações, inclusive, quando falamos de oportunidades internacionais. Neste caso, os profissionais de recrutamento querem pessoas realmente preparadas para as atividades.

O que você deve aprender antes de programar?

Programar não é a única questão necessária para se tornar um programador. Outras questões importantes que farão parte da sua rotina e precisam ser aprendidas antes de começar a colocar a mão na massa. 

Estão entre elas aprender sobre lógica, entender as bases das linguagens de programação e diferenças de cada linguagem e seus usos. Além disso, deve compreender, também, as diferenças entre sistemas operacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima