Veja o que é compliance de forma simples, e entenda sua importância!

compliance

Uma empresa pode crescer, receber muitos funcionários e realizar operações complexas. Sem um controle, uma regulamentação poderia haver um caos. 

Para evitar isso, o compliance surgiu e até agora muitas empresas o veem como crucial. Mas você sabe do que ele se trata? Neste texto, você vai entender o que é compliance e qual a sua importância. Vamos lá?

De onde vem o termo compliance?

Compliance vem do inglês to comply (cumprir). Sua história começa a ganhar força depois de uma série de casos de suborno feitos pela companhia aérea americana Lockheed, o que ficou marcado com um dos maiores escândalos da história americana.

Eles precisavam de dinheiro e ofereceram suborno a países como Japão, Itália, Alemanha e Holanda. A ideia era a de que todos eles pudessem comprar as aeronaves da empresa. O problema é que a justiça americana possui o Foreign Corrupt Practices Act (Lei de Práticas Corruptas no Exterior). 

Essa lei proíbe que empresas tenham benefícios ao subornar representantes de outros países. Não demorou muito para o escândalo vir à tona e, a partir de 1977, as empresas começassem a repensar bem como estavam atuando no mercado.

O que é compliance?

Em termos bem simples, compliance é uma ação. Essa ação faz com que empresas cumpram leis, regulamentações, códigos etc referentes à sua atividade. Do mesmo modo, esta empresa consegue criar diretrizes de trabalho e se prevenir contra problemas com a justiça, por exemplo.

Todos os funcionários de uma empresa, por exemplo, por causa da implementação do compliance, conseguem ter em mente o que deve ser feito e o que não. Isso ajuda a criar um todo orgânico, em que as partes entendem o que tem que ser feito, de modo claro e conciso.

mulher notebook
O compliance faz com que empresas cumpram leis, regulamentações e códigos referentes à sua atividade. Fonte: Shutterstock.

Além disso, uma empresa que adota o compliance evita uma série de problemas, tanto de ordem burocrática como de ordem humana, e pode até ganhar mais respaldo perante o mercado. Falaremos sobre essas questões nas próximas linhas.

Qual a importância do compliance?

Você viu que o termo compliance surgiu a partir de um escândalo de subornos. Acabamos de dizer também que ele vai muito além de questões burocráticas, fazendo com que muitos benefícios apareçam. Mas como assim? 

Não é novidade, por exemplo, que pessoas façam queixas de abuso de autoridade, assédio e até mesmo casos mais graves como estupro, isso tudo em ambiente profissional. Além disso, é comum também ver casos de corrupção, roubo, desvio etc, que podem ser capas de diferentes jornais, sendo lembrados por anos a fio. O caso da Lockheed que relatamos no começo é um exemplo disso.

Um bom compliance ajuda (e muito) tanto a evitar problemas como a, em caso de ocorrência, fornecer agilidade para a resolução. Fora que todo este processo não é fruto do acaso, mas resultado de estudo, o que garante maior transparência e uma busca por manter o ambiente de trabalho o melhor possível para os colaboradores.

Quais os elementos fundamentais do compliance?

Uma das maneiras mais comuns de uma empresa utilizar compliance é por meio de treinamentos de compliance. No mercado há muitas opções. Porém, todas se alicerçam em elementos fundamentais, que são como pilares para melhorar diversos aspectos que uma empresa pode ter relação. 

Geralmente, são 7 os elementos fundamentais que estão presentes em um programa de compliance:

  1. Criação de Políticas e Procedimentos;
  2. Determinação do Chefe de Compliance e de um Comitê de Compliance;
  3. Treinamento e Educação de cada colaborador que ajuda a empresa a funcionar;
  4. Fortalecimento da cultura de relatórios;
  5. Monitoria interna e auditoria;
  6. Reforço público das diretrizes das empresas;
  7. Resposta efetiva contra problemas identificados.
mulher olhando grafico
O compliance serve para monitoria interna e auditoria. Fonte: Shutterstock.

Estes elementos dão uma ampla percepção do que uma empresa tem a ganhar quando implementa um bom compliance. Não é à toa que se considera este tipo de ação como crucial para qualquer negócio que queira estar um passo à frente no mercado.

Quais são os benefícios do compliance?

Como você já leu, compliance é uma prática que pode alterar o rumo das operações de uma empresa, a nível interno e externo, ou seja, do ponto de vista da lei e do ponto de vista do colaborador. Ao redor de todo o mundo, vários benefícios já foram comprovados e são divulgados como resultado de aplicação. 

Dentre eles, podem ser destacados, por exemplo:

  • Maior proteção de dados;
  • Menor risco quanto à finanças;
  • Eficiência operacional por parte dos colaboradores;
  • Aumento da confiança do mercado sobre a empresa;
  • Maior retenção de colaboradores na empresa;
  • Menos problemas de ordem jurídica;
  • Aumento da segurança no ambiente de trabalho.
homem notebook
O compliance é importante para a proteção de dados e funciona como um norte para os gestores. Fonte: Shutterstock.

A lista poderia seguir, sem problemas. O compliance traz, após implementação, mudanças que podem ser sentidas em pouco espaço de tempo. Isso porque é algo muito poderoso, se bem aplicado, e com alto poder de resultado visível.

Quais as responsabilidades de quem trabalha com compliance?

Há muitas posições profissionais para quem quer trabalhar com compliance. Uma bem conhecida foi a que já mencionamos neste texto, o Chefe de Compliance

Ele é responsável por, como a palavra diz, liderar decisões neste campo de atuação dentro da empresa. Ainda assim, há muitos outros cargos para quem deseja trabalhar com compliance:

  • Diretor de Compliance;
  • Líder de Auditoria;
  • Líder de Gerenciamento de Riscos;
  • Gerente de Projetos de Compliance;
  • Investigador de Fraudes;
  • Administrador de Compliance;
  • Analista de Gerenciamento.

E para você ter uma noção maior sobre estas profissões, só nos EUA a faixa salarial vai desde 50 a mais de 200 mil dólares, de acordo com a Associação Internacional de Compliance (ICA).

A oportunidade está nas suas mãos!

Neste texto, você aprendeu o que é compliance, os motivos de ele ser importante para as empresas e até viu como implementar e como trabalhar nesta área. 

Sabia que você pode ir muito mais além e se aprofundar não só neste assunto, como em outros? Pensando em você, a Faculdade Anhanguera criou o hub de tecnologia Academia Tech. 

Se interessa por tecnologia? Conheça os cursos que a Anhanguera possui nessa área e de inicio a uma trajetória profissional!

Perguntas Frequentes

O que é um sistema de compliance?

Em inglês, se chama Compliance Management System (CMS). Estes sistemas ajudam com escrita de documentos, funções, processos e outras funcionalidades que ajudam a diminuir os riscos com a lei e com rotinas internas da empresa. 

Há empresas especializadas nestes sistemas, como a Compliance Systems Inc, e outros softwares que podem ser facilmente encontrados no mercado.

Quais os maiores desafios do compliance no Brasil?

Uma pesquisa da KPMG, de 2021, sobre a maturidade do compliance no Brasil reuniu opiniões de profissionais da área, sobre grandes desafios.

Dentre elas estão identificar os aspectos de compliance no negócio, desenvolver matriz de vulnerabilidade de riscos, capacitar os públicos interno e externo, integrar a área de compliance com outras áreas, garantir a independência do compliance etc.

Que empresas adotaram compliance?

Algumas empresas bastante conhecidas, sendo provas de que o compliance é importante, utilizaram dessa estratégia para inspirar outros negócios.

Exemplos como Nestlé, Coca-Cola, Yamaha, Renault do Brasil colocaram em prática e obtiveram resultados muito bons, inclusive sendo vencedoras do prêmio Compliance Brasil, provando que não é complicado aplicar compliance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima