O que é metodologia ágil e para que serve?

notebook-relogio

O mundo tem passado por profundas transformações desde o início do século XX. Não só as próprias tecnologias mudaram, mas também foi preciso modificar a criação e desenvolvimento nessa área. E saber o que é metodologia ágil é fundamental nesse contexto. Mas você conhece esse contexto?

Acredite, você não só deve conhecer, mas também deve, até mesmo, usar uma delas no seu dia a dia, ainda que não saiba. Quer conhecer essa curiosidade e outras questões importantes da área? Vamos entender mais a seguir!

O que é metodologia ágil?

A metodologia ágil é um novo modo de fazer (em comparação com a metodologia tradicional) na área de tecnologia para o desenvolvimento de softwares e soluções. Com a complexidade dos projetos, aumento de demanda e necessidade de geração de valor, foi preciso repensar os modos de produção nessa área.

A metodologia ágil, portanto, tem o foco em otimizar o prazo final de entrega para o cliente e, ao mesmo tempo, promover uma experiência única e um alto grau de satisfação. Isso passa, inclusive, por trazer ele para o centro dos processos em conjunto com os times.

grupo-trabalhando-metodologia-agil-
A metodologia ágil um conjunto de ações para otimizar o prazo final de entrega para o cliente sem comprometer a qualidade do serviço. Fonte: Shutterstock.

Hoje ela é incorporada, até mesmo, fora do mundo tech, sabia disso? Algumas das empresas de outros setores que trabalham com ela são:

  • Lego;
  • Mitsubishi;
  • Rede Globo, entre outras.

Como surgiu a metodologia ágil?

O nascimento da metodologia ágil tem data: o ano de 2001, com a publicação do Manifesto Agile. Criado por desenvolvedores, era uma proposta inovadora e arrojada para a área e é um guia importante para as lideranças na adoção das metodologias já existentes e para criação de novas.

Ela reúne 4 valores básicos que nos ajudam a entender com mais clareza o que é a metodologia ágil de fato:

  1. vale mais ter o software funcionando de forma adequada do que fazer uma documentação extensa e abrangente;
  2. vale mais os indivíduos envolvidos e interações do que rigidez de processos e ferramentas;
  3. vale mais a colaboração direta com o cliente do que a negociação de contratos;
  4. vale mais respostas ágeis às mudanças do que seguir o plano traçado inicialmente.

Quais as diferenças da metodologia ágil para a tradicional?

Se você ler as diretrizes do Manifesto Agile, pode notar que as primeiras frases falam sobre valores inegociáveis para rotinas mais ágeis. Já a segunda são valores que sempre nortearam a metodologia tradicional.

Mas ok, vamos explicar melhor essas diferenças, para você ter em mente o que metodologia ágil e tradicional se diferem:

  • na metodologia tradicional, o valor está na entrega final. Já nas ágeis, o processo importa. Isso porque ele pode ser determinante, até mesmo, para mudar os rumos da solução para algo que agrade mais o cliente;
  • na metodologia tradicional, há uma maior rigidez. Modificar os planos originais de briefing com o cliente deve ser feito apenas em último caso. Já nas metodologias ágeis, flexibilidade é ordem: se for preciso mudar, mude sem medo;
  • na metodologia tradicional, o valor, muitas vezes, está mais centrado na solução entregue em si. Já para as metodologias tradicionais, a experiência do usuário e satisfação do cliente estão em um lugar central. Mesmo que pudesse ser feito algo mais robusto, se o projeto entregue proporcionar maior satisfação para os envolvidos, isso vale mais do que um software complexo e com mais funcionalidades.

Para o que serve metodologia ágil?

Dentro do contexto de TI, a metodologia ágil tem a função de nortear a estruturação dos processos de desenvolvimento em um negócio, para que eles sejam mais ágeis, flexíveis e sem comprometer a qualidade.

Também oferece maior autonomia para as equipes que estão atuando no desenvolvimento, já que cada uma pode realizar sua parte sem depender das demais. Isso ajuda a diminuir os gargalos existentes, facilitando o trabalho e sinergia dos times.

equipe-feliz
A metodologia ágil é importante para agilizar os processos e aumentar a integração dos times. Fonte: Shutterstock.

Outra função é proporcionar geração de valor para o cliente desde o início do desenvolvimento. Nas metodologias tradicionais, ele sempre estava à parte, aguardando apenas o resultado final. Nas metodologias ágeis, ele está diretamente envolvido com cada etapa e pode ajudar nas mudanças necessárias.

Quais são as principais metodologias ágeis?

Agora que você já está mais ambientado sobre o que é metodologia ágil, podemos esclarecer que, atualmente, esse termo é usado no plural. Isso porque são desenvolvidos novos modelos de como realizar processos nas rotinas de empresas de tecnologia e, com isso, temos mais de um tipo atualmente.

Alguns dos principais são:

  • Kanban: é o modelo que, provavelmente você já conhece e até adota em sua rotina. As tarefas dos times são colocadas em três colunas: to do (a fazer), doing (fazendo) e done (feito). Assim, os times conseguem acompanhar o que está em andamento, cobrar tarefas atrasadas, entre outros pontos;
  • Scrum: as etapas de desenvolvimento são feitas em rodadas (sprints), baseado em entregas contínuas de pequenas etapas da solução. Também foca na comunicação e colaboração entre os times e reuniões diárias de acompanhamento;
  • Feature Driven-Development (FDD): focada para desenvolvimento de funcionalidades específicas, é dividido em 5 etapas e o planejamento de função por função. Também prioriza a troca de informações e colaboração entre os times;
  • Scaled Agile Framework (SAFe): é uma metodologia que traz um conjunto de diretrizes e fluxos de trabalho para que seja possível trazer as principais práticas do Agile para a empresa como um todo – o que impacta, claro, a eficiência de TI.
organizacao-tarefas-
Existem 4 tipos principais de metodologia ágil: Kanban, Scrum, Feature Driven-Development (FDD) e Scaled Agile Framework (SAFe). Fonte: Shutterstock.

Conte com a Academia Tech para ser um expert em tecnologia

Saber o que é metodologia ágil, no contexto atual tech, é importante, já que a maioria das empresas trabalham com esse modelo ou estão fazendo a passagem da metodologia tradicional para o agile. E para isso, uma boa formação é essencial.

A Academia Tech é a melhor aliada para você que quer ser expert em tecnologia e está em busca de entrar em um dos mercados mais promissores. Somos uma hub de tecnologia que ajuda você a se especializar para chegar com tudo nessa área.

Esteja disponível para o mercado de trabalho! Conheça os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual o objetivo da metodologia ágil?

A metodologia ágil tem como cerne a ideia de promover entregas ágeis sem perder qualidade, permitindo que a empresa possa atender demandas maiores. Mas, além disso, há também outros objetivos secundários importantes.

Para que essas entregas possam ser feitas com rapidez e sem comprometer qualidade, ela também passa a ter o objetivo de proporcionar rotinas mais flexíveis, redução de gargalos e obstáculos e otimizar a comunicação entre os times internos.

Qual é o método ágil mais utilizado no mundo?

O método ágil mais utilizado no mundo hoje é o Scrum, pois ele é bastante direcionado para proporcionar entregas contínuas e, ao mesmo tempo, confere maior autonomia para que os times possam trabalhar, sem precisar serem dependentes de outros colegas.

Um dos grandes cases de sucesso no uso do Scrum é o do Spotify. A empresa em 2014 tinha mais de 50 Squads independentes, cada uma atuando em um projeto específico, distribuídos em quatro países.

Quem são os criadores do Manifesto Agile?

O Manifesto Agile foi elaborado por alguns dos principais nomes da tecnologia atual. Entre eles temos Ward Cunningham (desenvolvedor do primeiro Wiki), Mike Beedle (co-criador do Scrum), Ken Schwaber (co-criador do Scrum), Jeff Sutherland (co-criador do Scrum), Kent Beck (criador do XP), Ron Jeffries (co-criador do XP), Martin Fowler (Chief Scientist da ThoughtWorks).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima