Entenda se para trabalhar com TI precisa de Faculdade, e entenda suas alternativas!

diploma-teclado

Uma confusão comum para quem está em busca de oportunidades na área tech é acreditar que há apenas uma única forma de conseguir a sua primeira vaga: concluindo um curso de ensino superior. Mas afinal, para trabalhar com TI precisa de faculdade?

A resposta é: não necessariamente. Essa é uma área flexível e que permite a você definir diversas possibilidades de trajetórias para alcançar o sucesso profissional. Vamos entender mais sobre as alternativas possíveis a seguir.

Para quem não quer recorrer à faculdade, quais os principais cursos?

Mas afinal, se você quer uma entrada mais rápida no mercado de trabalho e agora sabe que não precisa de faculdade para trabalhar com TI, o que deve fazer? Vamos trazer algumas possibilidades a seguir.

Curso técnico

O curso técnico é uma modalidade de curso que é totalmente voltada para o mercado, ou seja, para a prática. Ele apresenta algumas das questões relacionadas tanto com hardware quanto com software.

Para realizar um curso técnico, você precisa estar dando andamento no Ensino Médio ou já ter concluído. Caso você ainda não o tenha, pode até começar o curso, mas só poderá pegar o certificado quando tiver esse nível de escolaridade completo.

alunos-curso-tecnico
O Curso Técnico é mais voltado para a prática e é de curta duração, quando comparado à faculdade. Fonte: Shutterstock.

Tecnólogo

O tecnólogo é um curso de ensino superior que tem uma duração menor do que o bacharelado tradicional (que dura, em média, entre 4 a 5 anos). Ou seja, você terá um diploma em mãos que vale como grau superior, mas tendo cursado menos semestres para isso.

Normalmente os cursos possuem duração entre 4 e 5 semestres (ou seja, entre 2 anos e 2 anos e meio) e são direcionados para uma aprendizagem prática, direto ao ponto. Com isso, você consegue estar mais preparado para o mercado, mais rapidamente e com um diploma de nível superior em mãos.

Isso pode ser interessante, por exemplo, para aqueles que pretendem tentar vagas de concurso público voltadas para a área de TI ou em empresas que exigem formação em nível superior. Assim, você estará habilitado mais rapidamente para poder disputar a vaga do que realizando um curso de bacharelado.

Quais são os principais cursos para quem quer trabalhar com TI?

Agora que você já sabe algumas das principais possibilidades de formação para quem quer trabalhar com TI, outra informação importante é, também, conhecer os principais cursos de tecnólogo que podem abrir portas para você no futuro.

Vamos conhecer alguns deles a seguir.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é responsável por analisar um determinado problema e identificar o desenvolvimento de sistemas, para a realização de um objetivo específico. Ele também pode atuar com a criação de uma aplicação ou, então, com bancos de dados.

programadora-sorrindo-
A Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um dos cursos mais buscados por quem quer ingressar na área do TI. Fonte: Shutterstock.

Arquitetura de Dados

A formação em Arquitetura de Dados permite que o profissional possa gerar uma estrutura de gerenciamento de dados, realizando toda a organização dos processos de obtenção, captura e armazenamento das informações. São um elo importante para que outros profissionais (como os cientistas de dados) possam atuar no futuro.

Cibersegurança

Os profissionais que formam no tecnólogo em Cibersegurança podem atuar nas ações para proteção dos dados nos negócios. Com o aumento dos ataques cibernéticos e, também, com a importância de garantir segurança das informações, são experts que encontram boas oportunidades no mercado atualmente.

Ciência de Dados

Uma das áreas com maior demanda de profissionais no momento, ela atua com extração e análise de dados para observar tendências e ter insights importantes que serão essenciais para a empresa para qual trabalha.

homens-computador-
A Ciência de dados é uma das áreas com maior demanda no mercado atualmente. Fonte: Shutterstock.

Desenvolvimento Web

Para o desenvolvimento de projetos para web (como sites, portais, plataformas, entre outras), as empresas contam com os profissionais que sejam especializados em desenvolvimento web. São pessoas que podem ser especializadas em diversas linguagens de programação (como C+, HTML, CSS, Java, entre outras).

DevOps

Hoje a cultura DevOps tem se tornado majoritária no Brasil. Ele é o profissional que atua na gestão das equipes e ajuda na padronização de processos, garantindo a adoção das metodologias ágeis e integração entre os times de Desenvolvimento e Operações.

Rede de Computadores

Os profissionais formados no tecnólogo de Rede de Computadores pode atuar para a melhora do desempenho do parque tecnológico, ajudando a proporcionar a melhor estrutura e trazer as boas práticas para segurança em redes de computadores e automação de infraestrutura. E, além disso, aprenderá, no curso, sobre como realizar o processo com o uso de Inteligência Artifical e Machine Learning.

Para quem decide pela faculdade, isso é o suficiente?

Sabemos que a opção mais tradicional ainda é optar pela faculdade, ou seja, pelo curso de 4 anos de duração. Mas, muitas vezes, as graduações podem não ser o suficiente para a sua formação profissional.

O tecnólogo, até mesmo pelo seu próprio formato, permite uma atualização mais rápida dos currículos, garantindo que você terá sempre a formação de acordo com as principais tendências do mercado atual e as melhores práticas.

Então, se tiver se formado em um dos cursos clássicos da área de tecnologia (Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, entre outros), você pode complementar seu conhecimento com um tecnólogo em um dos cursos que trouxemos anteriormente.

Além de ser uma ótima forma de atualizar-se, também pode dar aquele up no seu currículo e possibilitar maiores chances de conseguir uma boa vaga no futuro. Ou seja, pode ser uma ótima estratégia para aumentar sua visibilidade no mercado.

Conte com a Academia Tech para encontrar seu tecnólogo na área de Tecnologia da Informação

Ciente de que você não precisa de faculdade para a área de TI, agora é a hora de buscar o tecnólogo que dará o pontapé inicial para sua jornada nesse setor. E que tal contar com a maior hub de tecnologia para isso?

A Academia Tech ajuda você a encontrar o melhor curso para isso. Além de reunirmos os melhores cursos para quem deseja trabalhar com tecnologia, também trazemos um teste para orientar sua decisão.

Inicie hoje mesmo sua carreira na área de TI! Descubra os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que é preciso para trabalhar com TI?

Para trabalhar com TI é preciso ter formação em uma área específica na qual você pretende atuar, para aprender sobre os processos e questões técnicas (como linguagens de programação, estruturação de processos, entre outros pontos).

Essa formação pode ser feita com diferentes cursos de formação, desde o tecnólogo, cursos técnicos, bacharelados e especializações.

Como trabalhar com TI do zero?

Para trabalhar com TI, é preciso conhecer as principais áreas nas quais é possível atuar e, também, identificar quais delas são de maior interesse. A partir disso, é possível escolher cursos de formação (como tecnólogos) para especializar-se nelas.

Além disso, é preciso sempre manter uma postura de estudos contínuos, pois o aperfeiçoamento nunca acaba. Também é preciso acompanhar o que está em alta no mercado e ver qual é a maior demanda do momento.

Quais são os cursos de TI mais procurados?

Os cursos de TI que estão em alta e são mais procurados pelos alunos no momento atualmente são:
Desenvolvimento Web;

● Desenvolvimento Mobile;

● Desenvolvimento Back-End;

● Ciência de Dados;

● Cibersegurança;

● Arquitetura de Dados;

● Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

● Inteligência de Mercado e Análise de Dados;

● DevOps;

● Redes de Computadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima