O que faz um Administrador de Banco de Dados? Veja 7 funções desse profissional!

notebook dados

O Administrador de Banco de Dados (também conhecido pela sigla DBA) tem um papel estratégico no ambiente de TI. Isso porque, sem os dados disponíveis nestes espaços, muitas soluções não conseguem funcionar.

Quer ver um exemplo? Esse blog que você acompanha agora só funciona porque todas as informações como textos, imagens, gráficos, ícones, entre outros, foram carregados do banco de dados em que esse site está hospedado.

Vamos trazer a seguir o que faz um Administrador de Banco de Dados e aproveite mais para saber sobre essa profissão tão importante no cenário atual

1. Realização do projeto

Quando um banco de dados vai ser implementado, é fundamental que ele seja projetado. E o responsável por realizar essa função é o Administrador de Banco de Dados. Ele deve identificar quais são as demandas do negócio a curto, médio e longo prazo e de que forma ele deve ser estruturado para garantir a segurança e eficácia necessária para as atividades.

Sendo assim, ele levanta todos os dados da situação atual, quais os objetivos de uso dos bancos de dados, qual o nível de proteção necessário para a realização das atividades, entre diversas outras questões importantes.

corredor
O Administrador de Banco de Dados é responsável pela realização do projeto. Fonte: Shutterstock.

A partir disso, o projeto de banco de dados é documentado e estruturado. E caso ocorra algum tipo de problema, no qual seja preciso rever o que foi pensado anteriormente, o profissional pode consultar o que foi estabelecido anteriormente e realizar as alterações necessárias.

2. Instalação e configuração do software no Banco de Dados

Após o planejamento, é papel do Administrador de Banco de Dados também ser responsável pela parte de software para configuração do Banco de Dados. Isso é feito a partir de um DBMS (Data Base Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados).

Esse sistema será responsável por proporcionar uma melhor gestão dos bancos de dados, permitindo cuidar de uma série de questões importantes para o bom funcionamento dessa infraestrutura. Por exemplo:

·         Gerenciamento das informações;

·         Otimização dos dados;

·         Estruturação dos dados;

·         Recuperação de informações de forma facilitada;

·         Organização de acordo com a demanda do negócio;

·         Atualização do software do banco de dados, entre outros.

dados notebook
O Administrador de Banco de Dados realiza a instalação e configuração do software no Banco de Dados. Fonte: Shutterstock.

O Administrador de Banco de Dados deverá identificar quais são as melhores soluções para isso, de acordo com as necessidades do projeto. Hoje o especialista pode encontrar diversos softwares disponíveis e que são seguros e eficientes para suas atividades.

3. Migração de dados

Se a empresa precisar realizar uma adequação ou migração das informações de um banco de dados para outro, será esse profissional o responsável por este processo.

Ele deverá pesquisar como a integração entre os dois sistemas pode ser realizada, garantindo que seja feito de forma segura, planejada, estruturada e, principalmente, evitando falhas que possam proporcionar perdas de informações importantes no processo.

4. Monitoramento do Banco de Dados

Um Analista de Banco de Dados deve sempre atuar de forma proativa em suas atividades, para garantir a disponibilidade, integridade e proteção dos dados que estão ali presentes. E, para isso, uma função importante é o monitoramento constante das atividades do Banco de Dados.

Isso é feito por meio do acompanhamento dos indicadores presentes nos sistemas de gestão de Banco de Dados. A partir deles, é possível identificar, por exemplo, queda de performance e conseguir intervir imediatamente para identificar o que está acontecendo e reverter o quadro.

Por isso, este é o melhor especialista para ser responsável pelo planejamento e implementação de softwares de controle. Ele poderá configurar os painéis para apontar indicadores essenciais a serem monitorados. Assim, caso encontre um problema, pelo dashboard, ele consegue identificar imediatamente o problema e intervir rapidamente.

5. Planejamento de capacidade do Banco de Dados

Outra função essencial do Analista de Banco de Dados é realizar o planejamento adequado da capacidade dos bancos de dados, para aplicar possibilidades de escalabilidade de forma adequada, quando necessário.

banco de dados
O Administrador de Banco de Dados realiza o planejamento de capacidade do Banco de Dados. Fonte: Shutterstock.

Com isso, é possível fazer o dimensionamento futuro do servidor e identificar quando deverá ser feita a troca de dispositivos físicos, recorrer a um aumento do serviço de armazenamento cloud, entre outras decisões estratégicas.

Para isso, o Analista de Banco de Dados conta, por exemplo, com testes de carga, análises de desempenho, estimativas de capacidade consumida a médio e longo prazo, entre outras questões importantes que vão impactar nessa decisão.

6. Suporte e solução de problemas sobre os Bancos de Dados

Como toda tecnologia, problemas podem acontecer durante o seu uso e ser preciso realizar manutenções e suporte. Neste caso, o profissional especializado alocado internamente pode realizar essa função sem maiores problemas.

Da mesma forma, um Analista de Bancos de Dados terceirizado pode ser contratado para resolução de uma questão pontual sobre a qual ele seja especializado e auxiliar na retomada do uso do serviço.

Alguns dos problemas que podem demandar a necessidade de suporte feito por um Analista de Bancos de Dados são:

·         Acessos não autorizados ao banco de dados;

·         Eventuais vazamentos de informações;

·         Apagão de arquivos e acionamento do backup;

·         Queda de performance, como maior letargia para transferência de arquivos;

·         Cópias não autorizadas dos itens.

7. Segurança do Banco de Dados

Devido a sua importância pelo alto número de informações essenciais que circulam nesse espaço, ele tende a ser muito visado por cibercriminosos, que buscam dados sigilosos e estratégicos para obtenção de vantagens ilegais.

Além disso, os mecanismos de proteção são essenciais, pois não são apenas os ataques cibernéticos que podem prejudicar os bancos de dados. Falhas, indisponibilidades, desastres tecnológicos, entre outros, também podem afetar os serviços e, portanto, ser necessário trazer mecanismos mais robustos de proteção.

Dê o primeiro passo para tornar-se um Analista de Bancos de Dados: a Academia Tech ajuda você nessa!

O Analista de Banco de Dados é um profissional estratégico e é uma ótima opção de carreira para você que está buscando seu lugar de sucesso na área de tecnologia. E se quer dar o primeiro passo, a Academia Tech mostra o caminho!

Aqui você encontra outros conteúdos informativos sobre as carreiras como esse, pode fazer seu teste vocacional e encontrar qual das áreas é a mais atrativa para seu perfil e encontrar os melhores cursos para começar sua jornada nessa área.

Não deixe o futuro esperando! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular para Análise de Banco de Dados da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

 Quais são as principais habilidades que um Analista de Bancos de Dados deve ter?

Um Analista de Banco de Dados deve ser uma pessoa analítica, capaz de saber organizar os dados de forma a facilitar e potencializar as análises e usos das informações. Além disso, deve ter boas habilidades de comunicação, pois estará constantemente alinhado com outros profissionais (como cientistas de dados, desenvolvedores back-end, entre outros).

Deve ser uma pessoa resolutiva, capaz de identificar e resolver prontamente problemas relacionados com usabilidade, escalabilidade e disponibilidade do banco de dados.

Como se tornar um Analista de Banco de Dados?

Para poder atuar como um Analista de Banco de Dados, você deve fazer uma formação no curso específico de Administração de Banco de Dados, que pode ser feito tanto com um tecnólogo quanto por uma pós-graduação.

Você pode, também, formar-se em áreas correlatas e que também estão em alta no momento. Por exemplo, o curso de Ciência de Dados também traz esses conhecimentos e também permite entrar em um mercado altamente competitivo no momento.

O que um Analista de Banco de Dados precisa saber?

Um Analista de Banco de Dados precisa ter um bom conhecimento sobre lógica de programação e algoritmos, para conseguir cuidar de todos os detalhes de configuração do banco de dados.

Além disso, deve ter um profundo conhecimento sobre estatística, big data, bem como também de protocolos de segurança da informação para poder aplicá-los neste ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima