O que faz um Social Media? Entenda as funções do adm das redes sociais!

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Hoje é praticamente impossível pensar em negócios sem presença em redes sociais, não é mesmo? E com o disparar dos influencers digitais, também temos a necessidade de projetar nomes profissionais no mercado.

Com isso, quem consegue se destacar neste cenário tem maiores chances de sucesso. E para fazer isso de forma profissional, a figura do Social Media ganha muito destaque.

Veja o que faz um Social Media e entenda as funções desse profissional tão importante para o sucesso nas redes sociais.

Mapeamento da situação atual e do mercado

Uma das funções importantes de um Social Media é fazer um processo de reconhecimento da situação atual da marca (ou da pessoa, profissional ou influenciador) e do mercado no qual ela está e identificar pontos fortes e fracos, tanto do cenário em si quanto, também, do próprio perfil da pessoa ou da marca.

Por exemplo, pode-se identificar se ela vem de um cenário de crise atual (por exemplo, polêmicas em redes sociais) e, por isso, ser necessário realizar um contingenciamento de crise para resolver a questão e traçar estratégias direcionadas para este fim.

Esse é um passo inicial, mas muito importante que o Social Media faz. Todas as demais ações para redes sociais partem desse lugar.

Definição de público-alvo

Outra função do Social Media é identificar quem é o público-alvo para quem aquele usuário deverá direcionar seus esforços. Afinal, quem atua, por exemplo, com venda para empresas terá uma linguagem e estratégias diferentes de quem fala com o público em geral.

Algumas perguntas que o profissional faz nessa fase são:

  • Qual o perfil sociodemográfico do público-alvo?
  • Qual o tipo de linguagem que o público-alvo utiliza?
  • Quais são as dores que ele possui?
  • Quais são os interesses desse público-alvo?
  • O que pode atrair essas pessoas?
  • Quais são os tipos de temas que podem afastar essas pessoas?
  • Quais são os principais temas sensíveis a essas pessoas?
  • Quais são os principais horários que elas acessam as redes sociais?
  • Quais as redes sociais preferidas dela?
  • Quais são as inspirações que essas pessoas têm em seu dia a dia?
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A definição de público-alvo é fundamental no trabalho do social media. Fonte: Shutterstock.

É papel do Social Media pesquisar essas informações e documentá-las para que possa consultá-las sempre que for necessário. Essa etapa é fundamental para garantir que as estratégias sejam direcionadas para o público que realmente tenha interesse no conteúdo.

Planejamento de conteúdo

A partir dos dados do público e do mercado, o Social Media tem o papel de fazer o planejamento de conteúdo. Isso é feito com um cronograma, no qual ele vai identificar quais são os temas dos conteúdos, formatos, linguagem que deverá ser adotada, entre outros.

Esse cronograma deverá ser aprovado pelo cliente (empresa, influencer, profissional autônomo) e, a partir disso, ele terá autonomia para passar para a próxima função que um Social Media deve fazer.

Esse cronograma não precisa ser rígido. Ele pode ser modificado sempre que for preciso e proporcionar uma adequação para o cenário atual. Funciona, portanto, como um guia, que poderá ser revisto se for necessário redirecionar rotas. Mas, sem ele, há grandes chances de se perder.

Criação de conteúdo

Com o cronograma em mãos, é o momento de criar o conteúdo que alimentará o perfil das redes sociais. Ele deve ser feito de acordo com as especificações do cronograma e deverá considerar o tipo de mídia que é mais interessante para aquela rede social.

O Social Media, muitas vezes, pode não ser o responsável por colocar a mão na massa neste caso. Por exemplo, ele pode contratar um copywriter, um especialista em audiovisual, entre outras possibilidades, para criar os conteúdos de acordo com as diretrizes do cronograma. E, assim, criar um time de especialistas para este fim.

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Planejar a criação de conteúdo é uma das funções do social media. Fonte: Shutterstock.

Será papel do Social Media, no caso de delegar a produção para terceiros, conferir e aprovar se ele está de acordo com as expectativas e, caso contrário, solicitar as revisões necessárias. Deve, também, oferecer os feedbacks para eles para que possam continuar cada vez mais alinhados com a estratégia pensada por ele anteriormente.

Em casos de orçamento mais enxuto, será ele o profissional responsável por fazer isso. Então é fundamental que o Social Media domine esses temas.

Agendamento e publicação

Após a aprovação pelo próprio Social Media e pelo cliente, é o momento de fazer este conteúdo rodar nas redes sociais! E, para isso, ele deve fazer o processo de agendamento dos conteúdos e conferir se foram publicadas adequadamente.

Para isso, ele poderá contar com ferramentas, até mesmo próprias de cada rede social, para que seja feito de forma adequada. Lembra-se do estudo sobre público-alvo e levantamento inicial? Ele será fundamental aqui.

Neste caso, ajudará a definir os melhores dias e horários para fazer a publicação. Com isso, terá maiores chances de ter um bom alcance orgânico e fazer com que o conteúdo seja visto por um volume maior de usuários.

Criação de relacionamento com o cliente

A gestão de redes sociais não é feita apenas com publicação de conteúdo. É preciso que os profissionais façam também, um processo de gestão de relacionamento com o usuário nesse espaço.

Isso envolve tirar dúvidas, interagir, compartilhar conteúdos de seguidores que estejam alinhados com as estratégias da empresa, entre outros pontos que permitem a eles se sentirem mais próximos do perfil.

Monitoramento das redes

Outra função essencial do Social Media é realizar o monitoramento das redes. Isso passa desde os indicadores diretos importantes (como menções, curtidas, comentários, compartilhamentos) e, também, analisar outros pontos essenciais.

Por exemplo, ele deve observar sinais que possam indicar eventuais crises, quais são outros players do mercado que podem ser parceiros de conteúdos, analisar quem são os seguidores mais fiéis e quais representam risco de crise.

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Outra função essencial do Social Media é realizar o monitoramento das redes. Fonte: Shutterstock.

Deve, também, identificar resultados de campanhas em redes sociais, analisando dados em conjunto com outras plataformas (como e-commerce, vendas em aplicativos de mensagem como o WhatsApp, entre outros).

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Perguntas Frequentes

Como se tornar um Social Media?

Para ser um Social Media, é importante ter formação na área. Isso porque é necessário conhecer mais sobre estratégias, uso de ferramentas, organização do trabalho, entre outros pontos.

É preciso, também, estar sempre realizando cursos complementares para poder atualizar-se com as tendências e novidades do mercado.

Quais habilidades um Social Media deve ter?

Um Social Media deve ser uma pessoa curiosa, atenta para as principais tendências do mercado e acompanhar quais são as novidades que as redes sociais trazem. Deve acompanhar pesquisas sobre a área.

Deve ter um perfil empático, saber se comunicar bem, ter uma boa gestão de tempo e saber se organizar de forma adequada. Deve ser proativo e resolver conflitos de forma parcimoniosa e ágil.

Quais os benefícios de trabalhar como Social Media?

Um Social Media pode atuar, muitas vezes, com uma boa flexibilidade de trabalho. Com a possibilidade do home office, esse profissional pode definir seus horários, consegue trabalhar a partir de qualquer lugar e, com isso, ter maior qualidade de vida.

Além disso, pode ter um trabalho como autônomo e, portanto, captar tantos clientes quando conseguir dar conta e aumentar seus ganhos. Também trabalhará com um cenário desafiador, o que é motivador para muitas pessoas.

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