Entenda o que é um objeto em programação e veja exemplos!

desenvolvedor

O conceito de objeto em programação é muito importante para a formação dos futuros desenvolvedores, em diferentes. Em sua formação, inclusive, ouvirá diversas vezes sobre o termo. Por isso, é importante dominá-lo para conseguir chegar com maior confiança em outras discussões na área.

Por exemplo, quando você for conhecer mais sobre Programação Orientada a Objetos, será muito importante não ter dúvidas sobre isso. Então continue lendo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto, com exemplos, para que esse tema fique mais claro.

Confira a seguir e boa leitura!

O que é um objeto em programação?

O objeto em programação é um elemento computacional. Ele representa, para uma solução, uma entidade que faz parte do problema que será analisado por ela. Então vamos dar um passo atrás e entender melhor algumas questões essenciais da área de programação.

De modo geral, uma solução deve conseguir responder a um problema (ou, em casos complexos, a vários). Pense em uma calculadora: sua função é oferecer para o usuário a resposta adequada de cálculos matemáticos, de acordo com o input que a pessoa oferecer.

Neste caso, dentro do domínio de interesse de uma calculadora, os valores apresentados são objetos. Quando eles forem expostos a operações definidas pela solução, por meio das linguagens orientadas a objetos, será possível resolver o problema que a pessoa apresentar (por exemplo, a soma de dois números).

programacao
Objeto em programação: a essência da estrutura e funcionalidade do código. Fonte: Shutterstock.

O que pode ser considerado, então, um objeto? Toda entidade, seja ela abstrata ou concreta, pode ser considerada um objeto dentro de determinado contexto, desde que esteja relacionado com o problema que deverá estar sob análise.

Esses objetos, quando semelhantes, podem ser agrupados em classes. Esse é um ponto importante, pois as classes também estarão presentes na sua rotina na Programação Orientada a Objetos.

Ela surgiu como uma forma de tornar o processo de programação mais fácil para o desenvolvedor, já que a ideia de objeto está mais conectada com algo que faz parte da realidade da pessoa, já que é um conceito tangível.

Conheça exemplos de objeto em programação

Entender melhor o conceito de objeto em programação nos ajuda a lidar melhor não só com esse tema, mas também com outros que estão ligados com ele (como classe e atributos). Vamos, em primeiro lugar, trazer uma ideia fora da área de programação e depois ambientaremos nesse contexto.

Pense em uma casa nova, recém-construída. Ela possui as paredes azul, jardim, um telhado de telha e que cumpra a função de ser confortável, proteger, bem como todos os itens internos sejam eficientes para atender seu dia a dia (torneiras funcionando, elementos de iluminação sem problemas, entre outros).

Bom, em analogia, temos então a casa nova como um objeto. As características da casa, como a cor dela, se possui jardim, o tipo de telhado, são os atributos, ou seja, estamos falando daquilo que caracteriza o objeto.

aquilo que é esperado ou ação ou comportamento do item (ou seja, abrigar sua família, protegê-los etc.) são os métodos. Um pouco mais claro? Calma que ainda temos um conceito a trazer.

Sua casa possui características muito parecidas com outras, não é mesmo? Ela possui atributos que são semelhantes com outras que permitem a você a chamar elas, também, de casa. Mesmo que tenham alguns pontos diferentes (por exemplo, a cor de uma parede), mas de forma geral, elas possuem certa similaridade.

Ou seja, elas podem ser agrupadas em uma mesma classe, pois são semelhantes. Se distinguem, por exemplo, de um apartamento, que apesar de cumprir algumas funções semelhantes, não são o mesmo tipo de objeto.

Ok, vamos agora entender melhor como isso funciona dentro do contexto de programação. Vamos supor que está sendo criado uma página de locação de casas.

Ao programá-la, você deverá criar o objeto “casa”, que será acionado pela página. Além disso, deverá trazer quais são as atribuições que este objeto possui e, também, as ações esperadas deste objeto dentro desse contexto.

A forma como isso aparecerá no código dependerá da linguagem utilizada (Java, Python, entre outras possibilidades).

Como o conceito de objeto está relacionado com a POO?

POO é a sigla para Programação Orientada a Objetos e, como você pode imaginar, tem como ponto central a orientação por objetos. Ou seja, todo o processo de codificação é orientado pelo conjunto de objetos.

Esses objetos interagem entre si por meio de trocas comunicacionais entre eles, evocando o objeto, quando necessário, para que possa responder a requisição do usuário. Ok, mas isso ainda não responde tão bem sobre o que é a POO e como o conceito de objetos está imerso nisso.

tela
O conceito de objeto é fundamental na Programação Orientada a Objetos, sendo a base para a estrutura e funcionamento dessa abordagem. Fonte: Shutterstock.

A Programação Orientada a Objetos é um paradigma de programação, ou seja, é uma das formas de realizar um processo de elaboração de uma solução por meio de codificação.

Vantagens da Programação Orientada a Objetos

Como a POO é um dos paradigmas possíveis, você pode escolher qual deles é o mais vantajoso para seu projeto. Mas afinal, o que a Programação Orientada a Objetos pode proporcionar de benefícios?

  • Maior facilidade para programadores iniciais, já que é mais fácil compreender algumas questões de acordo com aquilo que é mais tangível;
  • Maior clareza para o sistema;
  • Possibilidade de encapsulamento de atributos e comportamentos;
  • É confiável;
  • Pode ser reutilizada;
  • É fácil de ajustar quando necessário.
programadores
Programação Orientada a Objetos: ampliando possibilidades e reutilizando código de forma eficiente. Fonte: Shutterstock.

Claro que não é só esse ponto a ser considerado. A escolha pelo paradigma de programação deverá considerar as características do projeto e ver qual deles é o mais adequado caso a caso.

Domine a área de programação com a Anhanguera!

Agora que você sabe o que é objeto na programação e como ele é utilizado dentro do contexto da Programação Orientada a Objetos, consegue dar um passo além e mergulhar ainda mais nesse contexto e tornar-se um desenvolvedor de sucesso.

E para isso, a Faculdade Anhanguera está do seu lado! Conte com a gente para saber mais sobre o mundo da tecnologia, acompanhando mais sobre tendências, mercado, salários, entre outros pontos importantes que vão ajudá-lo em sua carreira.

Te convidamos a conhecer todos os cursos de tecnologia disponíveis na Anhanguera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima