Quantum Machine Learning: Entenda tudo sobre esse conceito de IA

Quantum Machine Learning (QML) é um conceito que une a inteligência artificial e um conceito chamado computação quântica. A promessa é revolucionar a maneira como lidamos com dados e problemas complexos. Trata-se de um conceito inovador e chama atenção de muitas pessoas.

Neste conteúdo, mostraremos o que é o QML, seus desafios e oportunidades que apresenta, além de suas aplicações práticas em diversas áreas. Confira!

O que é Quantum Machine Learning?

O Quantum Machine Learning (QML) representa a convergência entre a computação quântica e a inteligência artificial. Ele promete revolucionar a maneira como lidamos com dados e problemas complexos.

Ao combinar os princípios da física quântica com os métodos de aprendizado de máquina, o QML busca criar algoritmos e modelos mais poderosos e eficientes do que os disponíveis atualmente.

Princípios da física quântica no QML

O Quantum Machine Learning utiliza alguns princípios relacionados na física quântica. São eles a Superposição e o Emaranhamento. Veja cada um deles com mais detalhes.

Superposição

Em um sistema quântico, uma partícula pode existir em múltiplos estados simultaneamente.

Isso significa que um Qubit pode representar mais informações do que um bit clássico. Assim, isso pode levar a uma maior capacidade de processamento.

Emaranhamento

Duas partículas emaranhadas estão intrinsecamente ligadas, de modo que a medição do estado de uma afeta instantaneamente o estado da outra. Isso acontece independentemente da distância entre elas.

Esse princípio ou característica da física quântica pode levar a uma comunicação mais rápida e a um processamento mais eficiente de informações em sistemas quânticos.

Como o QML funciona?

A função básica do Quantum Machine Learning é utilizar princípios da física quântica para desenvolver algoritmos e modelos de aprendizado de máquina mais eficientes do que os métodos tradicionais.

Nos próximos tópicos, mostraremos uma explicação simplificado do funcionamento desse conceito. Confira!

Representação dos dados

Em vez de usar bits como na computação clássica, o QML utiliza Qubits, que são unidades básicas de informação quântica.

Em alguns casos, eles estão em superposição de estados. Isso significa que eles podem representar simultaneamente 0 e 1, permitindo uma representação mais rica dos dados.

Algoritmos quânticos

O QML utiliza algoritmos quânticos. Por exemplo, os denominados Grover e o algoritmo de Deutsch-Josza, projetados para operar em computadores quânticos e explorar os benefícios da computação quântica.

Esses elementos podem ser usados para realizar tarefas de aprendizado de máquina, como classificação, regressão e otimização.

Circuitos quânticos

Em vez de usar redes neurais convencionais, o QML emprega circuitos quânticos, que são sequências de operações aplicadas a Qubits para realizar cálculos e processamento de dados.

Esses circuitos são projetados de maneira a explorar a capacidade dos sistemas quânticos de processar informações de forma simultânea e paralela.

Processamento paralelo

Uma das vantagens do QML é sua capacidade de processar informações de forma simultânea, graças à superposição quântica.

Isso significa que o Quantum Machine Learning pode lidar com grandes conjuntos de dados e realizar cálculos complexos de maneira mais eficiente do que os métodos tradicionais de computação.

Correção de erros

Como os Qubits estão sujeitos a decoerência e outros tipos de erro, o QML precisa lidar com a correção de erros quânticos. 

Isso envolve o uso de técnicas para detectar e corrigir erros, garantindo a precisão dos cálculos realizados em computadores quânticos.

Decoerência é um fenômeno em que a informação quântica de um sistema se dispersa para o ambiente. Assim, perdendo sua coerência inicial e causando a “desordem” ou perda de correlações quânticas entre os componentes de um sistema em sobreposição.

Quais as diferenças entre o QML e o Machine Learning tradicional?

Existem algumas diferenças básicas que demonstram a superioridade entre o QML e o Machine Learning utilizado tradicionalmente. Nos próximos tópicos, mostraremos a diferença entre ambos.

Fundamentos computacionais

No Machine Learning tradicional os fundamentos computacionais se baseiam em algoritmos e modelos executados em computadores clássicos. Assim, ferramentas que processam informações em forma de bits (0 ou 1).

Enquanto isso, o Quantum Machine Learning utiliza princípios da física quântica e opera em computadores quânticos. Ou seja, que usam Qubits para representar informações, que podem estar em superposição de estados, permitindo uma representação mais rica dos dados.

Processamento paralelo

O Machine Learning tradicional processa informações de forma sequencial. Desse modo, lidando com uma parte dos dados por vez, diferentemente do QML.

Nesse caso, ele aproveita a superposição quântica para processar informações de forma simultânea. Isso pode levar a uma maior velocidade de processamento em certos tipos de problemas.

Algoritmos e modelos

Em termos de algoritmos e modelos, o Machine Learning tradicional utiliza elementos como regressão linear, árvores de decisão e redes neurais convencionais.

Quando analisamos o Quantum Machine Learning, temos o emprego de algoritmos quânticos, como de Grover e de Deutsch-Josza. Ambos são projetados para operar em computadores quânticos e explorar os benefícios da computação quântica.

Complexidade dos problemas

O modelo tradicional de Machine Learning lida bem com problemas complexos. Contudo, pode enfrentar limitações computacionais em casos extremamente desafiadores.

Já o QML promete lidar de forma mais eficiente com problemas computacionais complexos, como a fatorização de números grandes e a otimização de funções. Isso ocorre graças à sua ampla capacidade de processamento quântico.

Diferença existente na correção de falhas e erros

Por fim, quando o assunto é correção de erros, o Machine Learning, dependendo do algoritmo, pode ser sensível a problemas nos dados ou na modelagem. Mas, geralmente não envolve correção de erros computacionais.

Já o Quantum Machine Learning lida com a correção de erros quânticos. Afinal, os Qubits podem ser suscetíveis a decoerência e outras formas de erro.

Quais são os principais desafios e oportunidades do QML?

O Quantum Machine Learning pode trazer muitas oportunidades e benefícios. Mas, nós temos desafios que ainda precisam ser superados. Separamos essas características em tópicos separados para facilitar o entendimento. Confira!

Desafios atuais do QML

Quanto o assunto é desafios do Quantum Machine Learning nós podemos destacar os seguintes:

Escalabilidade

Um dos principais desafios do QML é a escalabilidade dos algoritmos quânticos para lidar com problemas do mundo real.

Atualmente, os computadores quânticos têm um número limitado de Qubits e são suscetíveis a erros. Isso dificulta a aplicação de algoritmos quânticos em problemas complexos.

Correção de erros quânticos

Os Qubits em um computador quântico são suscetíveis a decoerência e outros tipos de erro. Isso requer o desenvolvimento de técnicas para detectar e corrigir erros quânticos. Assim, garantindo a precisão dos cálculos realizados em um ambiente quântico.

Oportunidades futuras do QML

Em termos de oportunidades, nós temos algumas que são muito interessantes de serem destacadas. Veja nos tópicos abaixo!

Resolução de problemas computacionais complexos

O QML tem o potencial de resolver problemas computacionais complexos de forma mais eficiente do que os métodos tradicionais.

notebookO Quantum Machine Learning (QML) pode resolver problemas computacionais complexos de maneira mais eficiente do que os métodos tradicionais.
O Quantum Machine Learning (QML) pode resolver problemas computacionais complexos de maneira mais eficiente do que os métodos tradicionais. Fonte: Shutterstock.

Por exemplo, o algoritmo de Grover pode ser usado para realizar buscas em uma lista não ordenada de elementos de forma mais rápida do que os algoritmos clássicos.

Descoberta de novos algoritmos e modelos

O QML pode levar à descoberta de novos algoritmos e modelos de aprendizado de máquina que são mais eficientes do que os existentes. Essa característica, se analisada isoladamente, já é algo incrível.

Isso porque, ela pode abrir novas oportunidades em áreas como medicina, finanças e ciência dos materiais. Segmentos em que a capacidade de processamento mais eficiente pode levar a avanços significativos.

Em resumo, o Quantum Machine Learning enfrenta desafios significativos em termos de escalabilidade e correção de erros.

Contudo, oferece oportunidades emocionantes para resolver problemas computacionais complexos de forma mais eficiente. Bem como para descobrir novos algoritmos e modelos que podem impulsionar a inovação em várias áreas.

Quais são as principais aplicações do Quantum Machine Learning?

O Quantum Machine Learning pode ser utilizado em diversas áreas. Neste tópico, mostraremos algumas usabilidades desse conceito. Veja logo abaixo!

Medicina

Na medicina, o QML pode ser aplicado na descoberta de novos medicamentos. Afinal, ele é capaz de analisar grandes conjuntos de dados moleculares de maneira mais eficiente. Assim, facilitando a identificação potenciais candidatos a medicamentos de forma mais rápida.

O diagnóstico médico também pode ser beneficiado com o QML. Ele pode ser usado para analisar dados de imagem médica, como tomografias e ressonâncias magnéticas, e auxiliar no diagnóstico de doenças. O que permite uma detecção mais precoce e precisa.

Setor de finanças

O Quantum Machine Learning pode ser usado para analisar dados financeiros e prever tendências de mercado com maior precisão. Assim, auxiliando na tomada de decisões de investimento.

Ele também pode ser aplicado para otimizar portfólios de investimento. Assim, é possível permitir a identificação e a combinação ideal de ativos para maximizar o retorno e minimizar o risco.

O QML melhora a análise financeira e a previsão de mercado, auxiliando decisões de investimento. Fonte: Shutterstock.

O QML pode ser usado para detectar padrões de fraude em transações financeiras. Isso ajuda a reduzir perdas para instituições financeiras e clientes.

Segurança de dados

A segurança e privacidade de dados também pode ser beneficiada com o QML. Com ele é possível desenvolver sistemas de criptografia quântica mais seguros. Assim, sendo mais resistentes a ataques de computadores quânticos.

Além disso, o QML pode ser aplicado para analisar grandes volumes de dados relacionados a segurança de informações. Por exemplo:

  • registros de acesso e logs de firewall ou;
  • identificar padrões que podem indicar atividades suspeitas.

Esses são apenas alguns exemplos das muitas aplicações potenciais do Quantum Machine Learning em diferentes áreas.

À medida que a tecnologia avança e os computadores quânticos se tornam mais poderosos, é provável que surjam novas e emocionantes oportunidades para o uso do QML para resolver problemas do mundo real.

Construa a sua carreira com a Anhanguera

Para atuar com o Quantum Machine Learning é indispensável investir em uma formação técnica de qualidade. Essa é uma área da tecnologia muito inovadora que abre um campo de atuação gigantesco. Então, dê o primeiro passo. Acesse nosso site e confira os nossos cursos na área Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima