Saiba o que é segurança defensiva, e sua importância na área de cibersegurança!

notebook seguranca

O conceito de segurança defensiva tem uma forte importância na área de cibersegurança e que orienta a forma de traçar estratégias para proteger organizações ou órgãos públicos de incidentes. Por isso, quem deseja trabalhar nessa área precisa dominar o tema.

Entenda mais sobre o que é segurança defensiva a seguir e entenda a importância desse conceito para a Cibersegurança.

O que é segurança defensiva

A segurança defensiva é uma estratégia de Cibersegurança baseada em uma postura reativa, ou seja, defender-se de uma ação que está sendo traçada, tomando os cuidados necessários para conter os danos, evitar a extensão de um ataque em campos mais delicados, entre outros.

seguranca
Segurança defensiva: uma estratégia vital na cibersegurança. Fonte: Shuterstock.

Ele busca, também, adotar barreiras e mecanismos de proteção (como o uso de firewall e antivírus), controle de acesso, monitoramento de rede, entre outros pontos. A ideia é dificultar ou impedir que incidentes aconteçam.

Como funciona a segurança defensiva

A segurança defensiva funciona com o levantamento, adoção e gerenciamento de soluções. Elas podem ajudar a trazer mecanismos de proteção para evitar eventuais ciberataques. Vale lembrar que nem sempre isso é pensado apenas pelos especialistas de cibersegurança, mas outros profissionais também fazem parte disso.

Por exemplo, muitos colaboradores que gerenciam sistemas operacionais podem ser atribuídos, também, na adoção de mecanismos de segurança defensiva, como gerenciamento de roteadores e firewalls.

senha
A segurança defensiva opera protegendo sistemas contra ameaças cibernéticas. Fonte: Shutterstock.

Isso acontece porque, apesar de ser centrada na Cibersegurança, as estratégias defensivas são multidisciplinares. E, por isso, é normal que diversos times estejam envolvidos, seja de forma direta ou indireta.

Essa estratégia conta com algumas ferramentas e funcionalidades que minimizarão as chances de um ataque passar. Estão entre elas:

  • Ambientes virtualizados;
  • Proteção de bancos de dados;
  • Uso de serviços de e-mail;
  • Plataformas de segurança, entre outras.

Funções dos especialistas em Defensive Security

Os especialistas que trabalham com segurança defensiva realizam diversas funções relacionadas com monitoramento e resposta a ameaças. Estão entre elas:

  • Verificar a adoção de controles biométricos, para impedir entradas relacionadas com obtenção de credenciais;
  • Ser responsável pela atualização de sistemas operacionais, softwares e aplicativos;
  • Gerenciar licenças de antivírus e plataformas de segurança;
  • Monitoramento de rede;
  •  Controle e monitoramento de acesso;
  • Monitoramento de rede e tráfego.

Além disso, eles também podem estar envolvidos com o acionamento do plano de mitigação de riscos, ou seja, quando um incidente cibernético está em curso ou ocorreu de fato e é preciso evitar o aumento da extensão dos danos.

O que a diferencia da segurança ofensiva

Se você tem estudado sobre o assunto, pode já ter ouvido falar sobre outro conceito semelhante: a segurança ofensiva. Ambos trabalham com as questões relacionadas com proteção, mas são baseadas em princípios diferentes.

No caso dessa segunda, a ideia é simular a ação do inimigo, ou seja, entender como um cibercriminoso pode tentar fazer uma ação de intrusão em uma empresa e encontrar mecanismos de barrar, reduzir vulnerabilidades, adotar protocolos de detecção, entre outros.

Por exemplo, a realização de Pentests (testes de penetração) fazem parte das rotinas da segurança ofensiva. Outra ação também são os testes de verificação de comportamento diante de tentativa de phishing.

Nesse caso, o time de segurança simula uma tentativa com os colaboradores de outros setores. Ele ajudará a entender quais pontos poderiam ser explorados por criminosos e como contornar a questão e se os times estão preparados para não cair em tentativas de golpes.

Qual a importância da segurança defensiva

A segurança defensiva tem um papel essencial na proteção de dados e evitando incidências com ciberataques nas organizações. São eles os responsáveis por traçar as principais medidas que serão importantes no impedimento ou, então, visando dificultar a ocorrência de um ataque.

Quer ver uma analogia com o ambiente físico? Pense, por exemplo, em uma casa. Os muros ajudam a evitar o fácil acesso de criminosos à sua residência. Nesse caso, pode ser uma representação de um firewall.

cadeado
A importância da segurança defensiva reside na prevenção de ataques cibernéticos e na proteção de informações críticas. Fonte: Shutterstock.

Outro exemplo: os alarmes com percepção de movimento podem indicar, por exemplo, que há uma movimentação suspeita acontecendo e notificar o responsável pelo monitoramento. Esse pode ser uma representação do antivírus.

Com os exemplos, você pode perceber como a adoção das medidas de segurança defensiva poderão ser fundamentais na criação de barreiras sobre ciberataques. Como os números de incidentes estão crescendo exponencialmente nos últimos anos, principalmente após a pandemia, ter sistemas de proteção que cuidem de todas as possibilidades é cada vez mais fundamental.

Saiba tudo sobre Cibersegurança com a melhor faculdade do país

A segurança defensiva, em conjunto com a ofensiva, faz parte do processo de proporcionar um maior controle de incidentes. Por isso, o conhecimento sobre cibersegurança ajuda a entender melhor como adotar esses princípios caso a caso e garantir maior proteção para os negócios.

Para conhecer tudo sobre cibersegurança, conte com a melhor faculdade do país, com cursos incríveis na área tech: a Anhanguera! Conte com um currículo atualizado, apoio com nossos monitores, conteúdo direcionado focado na preparação para as principais demandas e desafios do mercado.Faça sua inscrição em um de nossos cursos tech e comece uma carreira incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima