O que é API? Entenda como funciona e para que serve!

api

Saber o que é API e para o que serve é um dos pontos fundamentais para garantir rotinas mais eficientes. Esse conceito é um grande aliado para os desenvolvedores, ajudando não só na agilidade na entrega dos projetos, mas também minimizando erros graves que podem acontecer.

Conhecer mais sobre ele pode tornar sua rotina de dev mais eficiente. Se você está entrando nessa área agora, saiba mais sobre o que é API e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

O que é API?

API é a sigla para Application Programming Interface e diz respeito a um conjunto de padrões pré-estabelecidos que facilitam a criação de plataformas para desenvolvedores, encurtando processos.

Por exemplo, ao criar um app para smartphone, o processo inicial de estruturação da aplicação já está pronto e disponível em API. O profissional começa a estruturar o desenvolvimento a partir desse conjunto.

notebook
A API é um conjunto de padrões pré-estabelecidos para facilitar a vida do programador. Fonte: Shutterstock.

Como funciona a API?

A API funciona como um conjunto de documentações que estabelecem comunicações entre as partes de uma solução ou serviço, sem que o desenvolvedor precise gerá-la do zero. Com isso é possível ter maior flexibilidade nos processos, além de facilitar os processos de inovação por meio de uma arquitetura preexistente.

Um exemplo de API que talvez você já tenha contato no seu dia a dia é a API Whatsapp. Por meio dela, desenvolvedores podem criar formas de enviar lembretes por mensagem, ter múltiplos atendentes utilizando uma mesma conta, programar um chatbot para Whatsapp, etc.

Outro exemplo comum é no uso de aplicativos de mobilidade. Por exemplo, para que você veja o local em que o motorista está em tempo real e que ele veja a sua localização, essa comunicação é feita mediante API.

No caso, é enviada uma solicitação da sua parte para o sistema, que aceita enviar essa informação para você e o mesmo ocorre com o motorista, a partir da resposta dele. E o desenvolvedor do app não precisou desenhar isso do zero, usando uma arquitetura preexistente.

gps
Os aplicativos de mobilidade são um exemplo do uso da API. Fonte: Shutterstock.

Para o que serve API?

Como falamos, saber o que é API e para o que serve ajuda você a aplicá-lo de forma mais eficiente no dia a dia na área de tecnologia. Então vamos entender melhor a seguir.

  • permite auxiliar na integração e processos que são realizados por dois sistemas diferentes, conectando-os;
  • ajuda a bloquear acessos e permissões de acesso de dados de softwares que não foram autorizados;
  • simplifica o trabalho dos desenvolvedores, que não precisam começar os projetos do zero;
  • possibilita adoção de automatização de processos.
homem-programando
A API simplifica o trabalho dos desenvolvedores e automatiza processos. Fonte: Shutterstock.

A Anhanguera prepara você para o mercado de TI!

Para quem está em busca de expandir seus conhecimentos em tecnologia, a Academia Tech da Anhanguera tem cursos incríveis, com presença em todo o Brasil, além de outros benefícios, entre eles:

  • opções de cursos presenciais e EAD;
  • conta com um portal de empregabilidade, que vai ajudar no primeiro emprego;
  • estar atualizado com os melhores conhecimentos do mercado.

Conheça os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera e aprofunde seus conhecimentos sobre tecnologia!

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre API e Web Service?

API faz a comunicação entre dois programas por meio de uma interface, possibilitando a integração de processos. Isso ajuda na interação entre elas.

O Web Service também é uma interface de comunicação, ou seja, é uma API, mas utiliza exclusivamente a rede HTTP para isso.

Quando contar com API e quando contar com Web Service?

A API deve ser utilizada quando é preciso utilizar uma interface direta entre aplicações, tendo um maior número de funcionalidades.

Já o Web Service tem algumas limitações, ou seja, é uma aplicação e não realiza todas as tarefas de uma API. Ela utiliza apenas três tipos de comunicação: SOAP, REST e XML-RPC. Ou seja, ela é mais utilizada em casos especificos.

Qual a diferença entre API pública e privada?

A API pública é aquela que fica disponível para que os desenvolvedores possam conhecê-la e trabalhar com elas na criação das suas soluções. Um exemplo interessante é a API do Google Maps, que pode ser incorporada em soluções que usam geolocalização.

A API privada é aquela exclusiva da empresa que detém seu direito, normalmente, por terem informações internas que não podem ser publicizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima