O que são Smart Contracts? Entenda esse tipo de formalização inteligente!

smart contrats

O futuro é tecnológico e, mais ainda, inteligente. E por isso, veremos ferramentas inteligentes fazendo parte de diversos processos recorrentes em nossa vida cotidiana. E se fosse possível estabelecer uma forma de assinar contratos de forma mais confortável e eficiente para todos os envolvidos?

Se você tem interesse no assunto, então vem com a gente descobrir mais sobre o que são Smart Contracts e como esse processo de formalização inteligente poderá mudar nosso futuro.

O que são Smart Contracts?

Os Smart Contracts (em português, “Contratos Inteligentes”) dizem respeito a uma nova modalidade de geração e assinatura de contratos, que permitem uma maior segurança e confiabilidade no processo, bem como também agilizam processos, automatizando passos.

No mundo da tecnologia, ele é feito por meio de um programa autoexecutável e que registra a operação na rede Blockchain. O processo é feito de forma automática, no momento em que os envolvidos chegam a um consenso sobre os termos do documento.

Ele também vai contemplar as mesmas questões relacionadas com direitos e deveres de todos os envolvidos. Ou seja, é idêntico a um contrato tradicional, contudo, todo o processo, da elaboração à assinatura e registro são feitos no ambiente digital e tecnologias inteligentes.

contrato
Smart Contracts são acordos digitais autoexecutáveis que automatizam e verificam a execução de contratos em blockchain. Fonte: Shutterstock.

Mas um diferencial importante é que as condições de realização do estipulado em contrato podem ser automatizadas neste caso. E é por isso que ele tem sido muito aplicado no universo das criptomoedas. Mas vamos entender melhor com exemplo mais a frente

Uma questão importante é que, a partir do momento em que o contrato é firmado, ele não pode ser mais alterado. Por ser registrado em Blockchain, não há como realizar manipulação e troca de informações.

Como funcionam os Smart Contracts?

Para que não fique apenas no plano hipotético e você consiga entender melhor como funcionam os Smart Contracts, vamos a um exemplo relacionado com a área financeira. Com isso, será possível ter uma melhor compreensão do assunto.

O documento pode constar que, a partir do momento em que o contrato for assinado, o valor de um financiamento cai na conta de uma das partes. Ou seja, automaticamente, quando o registro da assinatura for realizado, o valor é creditado imediatamente na carteira do cliente.

Ao mesmo tempo, há também o dever de quem está contratando o financiamento, não é mesmo? Da mesma forma, em uma data estipulada no contrato, a quantia será debitada automaticamente na conta do contratante. Com isso, fica mais certo de que todas as partes vão cumprir aquilo que foi acordado.

Contudo, para antes disso, é preciso certificar-se de que todos os dados informados das partes estão corretos, identificação de eventuais restrições, analisar perfil de crédito, entre outros pontos que, também, podem ser feitos de forma automatizada por uma solução voltada para essa funcionalidade.

Quais tecnologias fazem parte das Smarts Contracts?

Algumas das principais tecnologias que estão presentes já atualmente dão suporte para o surgimento dos Smart Contracts. Estão entre elas:

  • Blockchain: tecnologia de registro de informações em blocos em sequência, que garante maior confiabilidade nas transações, minimizando os riscos de fraude;
  • Ferramentas inteligentes de automação: a partir de uma configuração automatizada, alguns processos podem ser realizados imediatamente a partir do momento em que as partes confirmarem que concordam com os termos do contrato. Pense no exemplo que demos sobre financiamento – a partir do momento em que o processo é finalizado, o valor é transferido automaticamente para a conta do contratado.
contrato virtual
As Smart Contracts utilizam tecnologias blockchain para garantir a execução confiável e automatizada de acordos digitais. Fonte: Shutterstock.

Quais as possibilidades de uso dos contratos inteligentes?

Os contratos inteligentes já são adotados hoje em algumas operações. E a tendência é que as possibilidades se expandam ao longo do tempo. Hoje eles são adotados em:

  • Criação, compra e distribuição de NFTs;
  • Realização de transações com criptomoedas (empréstimos e trocas);
  • Transações imobiliárias (compra e aluguel de imóveis);
  • Realização de contrato de seguros.

Quem pode utilizar os Smart Contracts?

Os Smart Contracts podem ser utilizados por qualquer pessoa física. É possível contar com eles em redes que realizam o serviço, desde que você tenha o token da plataforma. Normalmente, eles possuem um tutorial completo sobre como contar com o serviço.

assina contrato
Qualquer pessoa ou entidade que utilize tecnologia blockchain pode aproveitar os benefícios dos Smart Contracts. Fonte: Shutterstock.

E, claro, a tendência é que essa possibilidade se expanda nos próximos anos. Para isso, mais profissionais especializados em Blockchain, criptomoedas, cibersegurança e automação de processos serão contratados para viabilizar essa possibilidade.

O futuro é da tecnologia: a Anhanguera ajuda você a chegar lá com sucesso

E aí, o que achou sobre o que são Smart Contracts? Este conteúdo ajudou você a entender melhor sobre o assunto? Esperamos que sim! Então, agora já sabe que o futuro é inteligente e é preciso ter profissionais preparados para otimizar essas soluções.

A Anhanguera está do seu lado para ajudar nisso. Conte com um rol de cursos na área de tecnologia, realizados por professores experientes tanto na docência quanto no mercado e que proporcionarão uma formação incrível para sua carreira!

Faça sua inscrição em um de nossos cursos e comece já sua jornada rumo ao sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima