Conheça as oportunidades do mercado de trabalho para Engenharia de Software!

homem-sorrindo-computador-

O mercado de trabalho para Engenharia de Software está fortemente aquecido. Afinal, com o déficit de profissionais de TI, é necessário ter mais especialistas, principalmente, para liderar projetos de desenvolvimento de software.

Para você ter dimensão do quanto esse mercado está favorável, o déficit pode chegar a meio milhão de vagas sem profissionais capacitados para atendê-la até 2025. Por isso, se você quer aproveitar esse momento de alta, é importante conhecer as possibilidades de atuação de quem se forma nessa área.

imagem-software
O mercado de Engenharia de Software está com grande déficit de profissionais e conta com muitas oportunidades. Fonte: Shutterstock.

Vamos trazer as principais a seguir. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Atuação em pequenas e médias empresas tech

Um primeiro ponto de possibilidade de atuação é poder fazer parte do time de empresas tech. Focadas, justamente, em oferecer serviços de tecnologia para outras empresas, elas têm crescido no mercado.

Você pode atuar, por exemplo, como uma liderança de um time que estará responsável por desenvolver soluções para terceiros e, assim, ter destaque na empresa.

mulher-ensinando
O profissional de Engenharia de Software pode atuar em pequenas e médias empresas desenvolvendo projetos de tecnologia. Fonte: Shutterstock.

Apoio para grandes empresas

Muitas empresas grandes possuem seu próprio corpo de engenheiros de software. O objetivo é que os profissionais alocados internamente criem e gerenciem soluções que aprimorem as atividades do negócio.

Por exemplo, profissionais alocados internamente podem atuar para criar soluções de comunicação interna e automação de processos específicos. Nesse ponto, o mercado de trabalho para Engenharia de Software anda bem aquecido.

Além disso, a remuneração nesses casos costuma ser bastante atrativa, com boas possibilidades de destacar-se na área. Fique atento.

Desenvolvimento de projetos tecnocientíficos

Outra possibilidade dentro do mercado de trabalho em Engenharia de Software é participar de desenvolvimento de projetos tecnocientíficos. Com isso, você pode estar a frente de possibilidades de inovação incríveis.

Por exemplo, pode estar presente em parcerias público-privadas de pesquisa e criar soluções focadas para avanços importantes na área de tecnologia.

pessoas-computador
O Engenheiro de Software pode participar e desenvolver projetos tecnocientíficos. Fonte: Shutterstock.

Aproveite o melhor momento do mercado para Engenharia de Software e conheça a Academia Tech

Fato é que temos uma alta demanda de profissionais especializados e poucas pessoas capazes no mercado hoje para atender essas questões. Por isso, se você quer aproveitar a oportunidade para se tornar o melhor profissional, faça um bom curso de Engenharia de Software.

Mas não para por aí, não é mesmo? Afinal, você pode se especializar em subáreas e ter a oportunidade de ter um diferencial ainda maior no seu currículo. Você pode aprender, por exemplo, mais sobre desenvolvimento mobile, DevOps, rede de computadores, entre outros.

Para complementar seus estudos, conte com a Academia Tech da Anhanguera e seja o fera da área tech. Além de ótimos cursos de formação e complementares, oferecemos todo o respaldo para que você entre rapidamente no mercado de trabalho.

E isso com a possibilidade de aprender com os melhores profissionais do mercado que atuam nas big techs mais renomadas do mundo. Você estará ao lado dos melhores nessa jornada!Para aproveitar o melhor que o mercado para Engenharia de Software pode oferecer, conte com os cursos disponíveis na Academia Tech! Faça sua inscrição hoje mesmo!

Perguntas Frequentes

Qual o salário de um engenheiro de software?

O salário de um engenheiro de software está acima de outras áreas do mercado. Hoje é possível ter um salário inicial de R$ 4.356,00 e pode alcançar um valor de R$ 8.594,00, segundo o Vagas.com.

Contudo, em algumas oportunidades, você pode conseguir cargos de liderança que possibilitem salários ainda maiores. E com o déficit de profissionais, é mais fácil conseguir alcançar este patamar.

Em quais áreas um engenheiro de sofware pode atuar?

O engenheiro de software pode atuar nas mais diferentes áreas, trazendo maior eficiência para setores estratégicos da economia, tais como indústria, comércio, logística, e-commerce, saúde, ciência e pesquisa, biologia, entre outras.

Além disso, pode dar suporte dentro das empresas de tecnologia, ajudando no desenvolvimento do setor e potencializando o processo de inovação junto com outros colegas de área.

Tem mercado para engenharia de software?

Estima-se que até 2025 teremos um déficit de 500 mil profissionais na área de tecnologia de modo geral e boa parte dessas vagas poderiam ser ocupadas por engenheiros de software.

Além disso, quanto mais se aumenta a aceleração da transformação digital, aumenta-se o número de vagas e, por isso, é uma área com forte expansão para os próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima