Na hora de desenvolver softwares, cada vez mais se exige segurança e agilidade. E há uma área na TI que trata de auxiliar nessa missão: DevOps.
Mas afinal, você sabe o que é e para que serve DevOps? Neste texto, a gente vai mostrar para você a sua atual importância. Continue a leitura!
O que é DevOps?
DevOps é um movimento que, por meio de práticas, ferramentas e uma filosofia, deseja aliar as forças dos times de desenvolvimento (development, em inglês, daí Dev) e operações (operations, em inglês, daí Ops).
O objetivo é promover a eficiência, segurança e velocidade em todas as fases de um projeto de software. Essa prática tem um futuro promissor pela frente. Além de muitos benefícios, DevOps possui alguns princípios essenciais:
- automação do ciclo de vida de desenvolvimento do software;
- muita colaboração e muita comunicação entre os times;
- esforço grande para evitar desperdício de tempo;
- rapidez na solução de problemas;
- foco total no cliente;
- responsabilidade pelo projeto do começo ao fim.
Para que serve DevOps?
Antigamente, em um projeto de software, os times de operações e desenvolvimento não conversavam muito bem. Depois de 2007, tudo mudou. Os profissionais perceberam vários problemas que mais atrapalhavam do que ajudavam.
Então, práticas foram criadas. Desde aquela época, se desenvolveram e servem até hoje para os mais diversos problemas. Algumas delas são:
- desenvolvimento contínuo do ciclo de vida do software;
- testes contínuos para melhorar o software;
- rapidez na entrega do software;
- integração constante de ambientes;
- monitoramento constante de operação e desenvolvimento.
Quais ferramentas DevOps possui?
Antes de falar de ferramentas, DevOps possui um ciclo de vida, com fases distintas. Felizmente, cada uma delas possui várias opções que facilitam o trabalho dos times.
Na lista abaixo, estão as fases de um ciclo de vida DevOps e algumas ferramentas possíveis:
- Desenvolvimento (planejamento e codificação): Jira, Git, GitHub, Slash etc;
- Construção: Docker, Ansible, Maven, Gradle etc;
- Teste: Codeception, Selenium, Vagrant, JUnit etc;
- Deployment: Kubernetes, OpenStack, OpenShift, Chef etc;
- Monitoramento: Datadog, Grafana, Wireshark, Splunk etc;
- Operação: PowerShell, Salt, Otter, Puppet etc.
Quais são os benefícios do DevOps?
Com pouco tempo de prática na área da tecnologia, esse movimento já apresentou resultados valiosos e positivos para muitas empresas. Por quê? Porque ajuda a diminuir custos com desenvolvimento, implementação e manutenção, por exemplo.
Além disso, outros benefícios validados são:
- maior satisfação do cliente;
- velocidade maior de entrega do produto;
- ambientes de operação e desenvolvimento mais estáveis;
- maior escalabilidade;
- melhor automação;
- maior inovação;
- melhor retorno financeiro.
O próximo passo é seu!
Neste texto, você viu o que é possível fazer com DevOps. Além disso, agora você sabe que é um mundo novo e bastante promissor para ser explorado.
E se a gente dissesse que você pode se aprofundar mais no assunto. Pensando justamente em você, a Faculdade Anhanguera criou o seu hub de tecnologia chamado Academia Tech.
Nele, você tem um espaço voltado para pessoas que respiram esse universo, assim como você.
Não deixe sua carreira esperando! Inscreva-se agora mesmo no curso tecnólogo em Devops da Faculdade Anhanguera!
Perguntas Frequentes
De acordo com um relatório (aberto ao público) do Harvard Business Review chamado “Competitive Advantage through DevOps”, de 654 respostas, 86% considera DevOps uma solução poderosa.
Além disso, 70% reconhece a agilidade, 67% elogia a produtividade, 67% pontua a satisfação do cliente, 66% a inovação e 64% a qualidade.
Muitos consideram que tudo começou com dois profissionais do Flickr, em 2009. John Allspaw e Paul Hammond fizeram a apresentação “10+ Deploys per Day: Dev and Ops Cooperation at Flickr”.
A partir desta data, o nome DevOps passou a veicular livremente pela internet, chegando nos EUA e ganhando o mundo.
Diante de tamanha oportunidade e práticas, o mercado criou soluções DevOps para ajudar os times. Tais soluções trazem funcionalidades que atentam para as práticas, as fases de um ciclo de vida DevOps etc.
Algumas conhecidas atualmente no mercado são oferecidas pela Azure, da Microsoft, pela IBM, pela Amazon e pela NetApp.
Graduado em Letras – Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Atuou por 3 anos como bolsista-pesquisador em um projeto interdisciplinar entre as áreas de Linguística e Ciências da Computação. É copywriter e redator desde 2021. Ama de paixão tudo relacionado a escrita, tecnologia, cachorros, histórias e xadrez.