A Microsoft anunciou o lançamento do Copilot, seu assistente de Inteligência Artificial, na prévia mais recente do Windows 10. Os usuários inscritos no programa Insider agora têm acesso a essa poderosa ferramenta diretamente da barra de tarefas.
O Copilot oferece sugestões de prompts e fornece um campo para inseri-los, tornando-o uma ferramenta minuciosa para aumentar a produtividade e eficiência. Disponível para a versão 22H2 das edições Home e Pro do sistema operacional, o Copilot, precisa ainda de requisitos mínimos para utilização, incluindo uma tela compatível com resolução a partir de 720p e pelo menos 4 GB de RAM.
A Microsoft observa que o assistente ainda está em fase experimental e pode apresentar problemas, mas está comprometida em aprimorar sua funcionalidade ao longo do tempo. Conforme divulgado pela Microsoft, a distribuição do Copilot no Windows 10 será controlada ao longo dos próximos meses. Isso significa que a empresa vai liberá-lo aos poucos para os usuários do sistema operacional antecessor do Windows 11. Além disso, a experiência e os recursos do Copilot devem ser praticamente os mesmos no Windows 10 e no Windows 11 – entra aqui até a compatibilidade com plugins.
A notícia sobre a chegada do assistente ao Windows 10 começou a circular no início de novembro. A motivação principal para essa decisão está relacionada à participação de mercado. O Windows 10, embora seja uma versão mais antiga, continua sendo o sistema operacional de escolha para nada menos que 1 bilhão de dispositivos. Enquanto isso, o Windows 11 está atualmente em uso em 400 milhões de dispositivos ativos por mês.
Os chefes da divisão Windows também desejam manter a base de usuários do Windows 10 atualizada com recursos e serviços selecionados. Isso representaria uma mudança de estratégia, já que o sistema deve ser descontinuado em outubro de 2025.
O encerramento do suporte ao Windows 10 também levanta a preocupação de um potencial aumento significativo no descarte de computadores, possivelmente tornando-se um dos maiores desafios de descarte da história. Além disso, essa medida poderia dificultar o cumprimento das metas de sustentabilidade estabelecidas pela empresa.
Com informações do Olhar Digital | Créditos da Imagem: Freepik
💻Leia também:
- Microsoft contrata Sam Altman, ex CEO da OpenAI, para liderar equipe de IA
- Entenda o que é linguagem de programação e veja exemplos de sua aplicação!
- Conheça tudo sobre o Curso de Computação em Nuvem!
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.