Entenda o que é linguagem de programação e veja exemplos de sua aplicação!

mulher programando

Quando você acompanha a grade curricular de um curso na área de tecnologia, com certeza encontrará, logo no primeiro semestre, a disciplina sobre linguagens de programação. E não é para menos: este é um tema base para tudo que você aprenderá nas demais disciplinas.

Para quem está chegando agora na área de tecnologia, esse pode ser um conceito desconhecido ou confuso. Por isso, para ajudar você a dominar esse assunto e chegar mais preparado nessa área, confira a seguir tudo que precisa saber sobre o que é linguagem de programação. Boa leitura!

O que é linguagem de programação?

A linguagem de programação é o código formal que permite a comunicação com as máquinas, para solicitar resoluções de problemas. Pense, por exemplo, em como nós seres humanos nos comunicamos.

Para que alguém possa solicitar, por exemplo, que outro dê licença ou solicitar uma informação, ele precisa conseguir falar uma língua que o seu interlocutor conheça. As linguagens de programação atuam de forma semelhante.

A partir delas, é possível realizar instruções e requisições para que a máquina faça aquilo que esperamos. E como as linguagens humanas, elas são formadas por estruturas próprias.

homem programando
Linguagem de programação é um conjunto de regras que permite instruir computadores a realizar tarefas específicas. Fonte: Shutterstock.

Quais os tipos de linguagens de programação?

As linguagens de programação podem ser divididas em dois tipos: alto nível e baixo nível. Entenda as diferenças entre elas a seguir.

Linguagem de programação de baixo nível

Essas são as linguagens que estão mais próximas de como a máquina se comunica e, por isso, tendem a ser bem diferentes da forma como nós, humanos, nos comunicamos. Isso tem vantagens e desvantagens.

As vantagens é que costumam ser linguagens com maior desempenho, pois se aproxima mais da linguagem da máquina e, por isso, demanda menos conversões no processamento. Contudo, elas são mais difíceis de serem utilizadas no dia a dia.

Linguagem de programação de alto nível

Já as linguagens de alto nível são as mais próximas da forma como nós, humanos, nos comunicamos. Normalmente utiliza-se termos que são recorrentes em nosso dia a dia e facilita a compreensão por parte do programador.

Contudo, elas tem um pouco menos de performance em comparação com as linguagens de programação de baixo nível. Mas a escolha dependerá, caso a caso, de como o projeto será executado.

homem computador
Linguagem de programação de alto nível é uma linguagem mais próxima da linguagem humana, facilitando a escrita de código e sua compreensão. Fonte: Shutterstock.

Quais são as principais linguagens de programação utilizadas atualmente?

Ok, por que existem tantas linguagens de programação? Isso acontece porque os computadores não são como seres humanos, que possuem uma boa capacidade de adaptação.

Por exemplo, um brasileiro e um argentino que não dominem tão bem a língua um do outro (português e espanhol) conseguem se comunicar pela similaridade da língua e, ainda, utilizar linguagem gestual se for preciso.

Já as máquinas não conseguem ter essa facilidade. E, por isso, para cada tipo de atividade, uma linguagem de programação funciona melhor para executar a função. Mas se você quer ser um bom desenvolvedor, é importante conhecer as principais que são utilizadas.

E, claro, separamos as principais delas e suas aplicabilidades a seguir.

Python

É uma linguagem de alto nível, generalista (ou seja, é amplamente utilizada para diversas finalidades), mas tem estado bastante em alta, principalmente, por estar presente em soluções voltadas para análise de dados.

JavaScript

Essa é uma linguagem compilada de alto nível e tende a ser muito utilizada por desenvolvedores front-end (ou seja, aqueles que trabalham com desenvolvimento de interface).

Muitos sites que utilizamos em nosso dia a dia são programados com JavaScript, como LinkedIn, sites em WordPress, além de diversos aplicativos mobile contarem com ele também.

TypeScript

Essa linguagem de programação de código aberto foi desenvolvida pela Microsoft para ser um complemento ao JavaScript, ajudando a adicionar recursos a esse último. Por isso, eles são normalmente utilizados em conjunto, não sendo um substituto do outro

C

É uma linguagem de alto nível genérica, podendo ser utilizada em diferentes tipos de projetos. Considerada uma das mais utilizadas e conhecidas, é muito utilizada em Sistemas Operacionais.

Java

Java é uma linguagem multiplataforma muito utilizada na Programação Orientada a Objetos e adotada para criação de aplicativos móveis, sites, soluções para Big Data, entre outros. Também é muito utilizada para criação de jogos, realidade virtual e desenvolvimento de soluções em Machine Learning.

HTML

Essa é uma linguagem de marcação de hipertexto e está presente em praticamente todos os sites da internet e em aplicativos mobile. Sabe quando você clica em um link e é direcionado para um novo site? Pois é, o HTML que permite essa inserção de novos conteúdos por hipertexto.

CSS

O CSS é uma linguagem de marcação, que atua em conjunto com o HTML. Ele ajuda na elaboração de um site, permitindo separar o conteúdo da parte visual. Pode ser utilizado, por exemplo, para alteração de cores, fontes e espaçamentos da parte textual de um site.

PHP

É uma linguagem voltada para sistemas web, muito utilizada para desenvolvimento back-end. Por isso, ela está muito presente, também, em sites e atua em conjunto com o HTML. É bastante utilizado para criar conteúdos dinâmicos em um site.

Como a linguagem de programação é aplicada na prática?

Pense, por exemplo, em um pesquisador que precisa realizar uma análise de dados para identificar determinados padrões. Ele pode contar, neste caso, com a linguagem Python para ajudá-lo nisso.

Dentro da linguagem Python, há diversas bibliotecas voltadas para ajudar o desenvolvedor a encontrar códigos para realizar a análise – uma das mais conhecidas é o Pandas. Com isso, é possível escrever comandos em alto nível (ou seja, mais próximo da nossa linguagem) para ser aplicado nos dados coletados e extrair padrões.

notebook
A linguagem de programação é aplicada para criar programas e resolver problemas computacionais. Fonte: Shutterstock.

Cada uma das linguagens de programação terá suas especificidades e, por isso, um bom desenvolvedor domina as principais utilizadas na sua área de atuação.

Domine as principais linguagens de programação do mercado com a melhor formação

As linguagens de programação são a base de toda a área de tecnologia. Independentemente do curso que você escolher, vai passar por esse aprendizado. E, por isso, é fundamental aprender com a melhor instituição para formação na área tech: a Anhanguera!
Conte com professores especializados na área de tecnologia, com uma infraestrutura de ponta e todo o acompanhamento para ajudá-lo, caso tenha alguma dúvida ou dificuldade.

Faça sua inscrição em um de nossos cursos e domine tudo sobre linguagens de programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima