Conheça tudo sobre o Curso de Computação em Nuvem!

nuvem

Você já ouviu falar no conceito de Computação em Nuvem? Provavelmente sim, não é mesmo. Ela está mais presente em nossas rotinas do que muitos acreditam. Por exemplo, você edita documentos em espaços como o Microsoft 365 ou no Google Docs? Está utilizando a nuvem!

E justamente por estar tão presente e, cada vez mais, ter um papel tão estratégico, há a necessidade de termos mais profissionais experientes nessa área. Então, que tal fazer um Curso de Computação em Nuvem e ocupar uma das diversas vagas existentes no mercado para este profissional?

Confira a seguir tudo que precisa saber sobre o assunto e tire suas dúvidas!

O que é a área de Computação em Nuvem

A computação em nuvem (também conhecida pelo seu termo em inglês “Cloud Computing”) é um modelo de computação no qual uma série de serviços relacionados com a área de Tecnologia da Informação são fornecidos sob demanda, de forma remota, por meio da internet.

Mas como funciona isso? Voltemos ao exemplo dos editores de documentos: quando você não está utilizando um software instalado em sua máquina, a solução está armazenada em servidores externos (por exemplo, no caso do Microsoft 365, no Azure, servidor de cloud computing da mesma empresa) e você consegue acessar esse serviço direto do seu navegador.

Da mesma forma, ele fica armazenado nos servidores do serviço e vinculado à sua conta. Com isso, ele pode ser acionado a partir de qualquer dispositivo, desde que conectado à rede e acionando sua conta.

notebook-nuvem
Computação em Nuvem: a revolução tecnológica na era digital. Fonte: Shutterstock.

Então se você está viajando e precisa editar um documento e não está em casa, sem problemas. Basta conectar-se ao dispositivo de um amigo ou colega de trabalho em sua conta e poderá fazer isso. E as modificações ficarão salvas em sua conta.

Ao voltar, você poderá acessar tudo que foi feito enquanto estava fora. Esse é um dos vários exemplos que poderíamos dar sobre o assunto. Mas vamos aprofundar um pouco mais no conceito.

A Computação em Nuvem não oferece apenas o que chamamos de Software as a Service (SaaS, ou seja, a possibilidade de utilizar uma solução hospedada em nuvem, sem precisar instalá-la). Há, ainda, outros serviços que podem ser utilizados desta forma. Estão entre eles:

  • Uso de servidores alocados remotamente;
  • Uso de armazenamento de dados remotamente;
  • Uso de recursos de computação (processamento, armazenamento, sistema operacional, entre outros);
  • Uso de plataformas completas que poderão ser utilizadas para desenvolvimento de soluções.

Dentro desse contexto, temos a figura do especialista em Computação em Nuvem. Mas ainda vamos falar mais a frente sobre como é a atuação profissional dele. Antes, vamos entender alguns detalhes importantes do curso.

Duração do curso

O curso de Computação em Nuvem é na modalidade tecnólogo, ou seja, ele possui uma duração menor do que os cursos de bacharelado tradicionais. Você pode cursá-lo em 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio.

E relaxe: o seu diploma também é considerado como de nível superior, tal como os do bacharelado tradicional de 8 semestres (ou seja, 4 anos). E, com isso, poderá entrar mais rapidamente no mercado de trabalho, já preparado para ser um especialista em Computação em Nuvem.

Grade curricular

Durante esses 5 semestres, você fará uma verdadeira imersão na área de Computação em Nuvem, passando pelo ciclo básico (ou seja, no qual você aprenderá todas as bases para começar a entender sobre computação), depois o ciclo específico e, também, terá a experiência prática com o estágio supervisionado.

Confira a seguir mais sobre a grade curricular do curso de Computação em Nuvem!

Ciclo Básico

Essa é a fase que prepara as pessoas que não possuem contato ou experiência com tecnologia para entenderem quais são as bases, lógicas e fundamentos que fazem parte da área. Por isso, é fundamental dar uma boa dedicação neste momento, pois poderá ser o diferencial para arrasar nas disciplinas do ciclo específico.

Fazem parte desse momento:

Ciclo específico

Aqui temos imersão em temas que estão diretamente relacionados com a Computação em Nuvem. Estão entre elas:

  • Modelagem de Negócios;
  • Tecnologias Web Service;
  • Segurança para Computação em Nuvem;
  • Segurança em Engenharia de Software;
  • Plataforma e Migração de Serviços em Nuvem;
  • Modelo de Negócios e Gestão Financeira em Cloud;
  • Infraestrutura como Código;
  • Arquitetura de Computação em Nuvem.

Estágio Supervisionado

Uma fase extremamente importante do curso de Computação em Nuvem é a possibilidade de fazer o Estágio Supervisionado. Ele permite que você vá para o mercado, aprender na prática como os seus conhecimentos em sala de aula serão aplicados.

Com isso, você entende como funciona o mercado, tira suas dúvidas e, ainda, pode conquistar a possibilidade de ser efetivado no futuro pela empresa que o contratou para o estágio. Para isso, conte com instituições que ofereçam programas que facilitem a sua contratação.

Projetos

Esse é um ponto que você precisa considerar como um importante diferencial na hora de escolher a instituição para fazer seu curso de Computação em Nuvem: se ele oferece projetos em todos os semestres. Mas por que isso é importante?

O conhecimento sobre computação passa por diversas fases e caso fique alguma dúvida lá do começo, isso pode prejudicar sua experiência. Por exemplo, se você não entende sobre lógica computacional, pode ter dificuldades, depois, para projetar arquitetura em nuvem.

Ter a possibilidade de fazer disciplinas de projetos permite a você testar a parte prática desde o começo do curso. Com isso, quando as dúvidas surgirem, é possível tirá-las com os professores e monitores. Isso permite formar profissionais mais experientes no futuro.

Presencial ou EaD

Essa é uma dúvida muito comum que chega para nós: EaD ou presencial, qual seria a melhor opção para o curso de Computação em Nuvem. E a resposta é: ambos!

O presencial permite que você tenha um contato mais próximo com alunos, que poderão ajudá-lo a fazer um bom networking no futuro e é uma opção para quem gosta do formato presencial e, também, possui dificuldades de manter uma boa disciplina para estudar em casa.

Já o EaD possui a vantagem de ter a flexibilidade de poder estudar quando quiser, rever as aulas, aproveitar momentos da rotina para assistir as aulas (por exemplo, enquanto está no trânsito ou transporte público) e conciliar melhor com outras rotinas (por exemplo, para quem fará o curso enquanto trabalha).

Então escolha a opção que está mais alinhada com sua rotina. O importante é ter o melhor aproveitamento possível dos estudos!

Atuação profissional

Como falamos ao longo deste texto, o especialista em Computação em Nuvem encontra hoje um mercado que está chamando por profissionais qualificados e não está encontrando.

Você sabia que o Gartner, uma das empresas com maior autoridade em pesquisas sobre tecnologia, afirmou que, até o ano de 2020, seria praticamente impossível termos empresas que não trabalhassem com Cloud Computing – tão raro quanto aquelas que não trabalhassem, em alguma medida, com o uso da internet.

E claro, isso acelerou ainda mais com a transformação digital a partir da pandemia. Ou seja, o mercado está precisando de profissionais que possam atuar com:

  • Planejamento e realização da transição do modelo on-premise para a computação em nuvem;
  • Realização de backup automatizado de arquivos para a nuvem;
  • Planejamento do uso de recursos da nuvem para tarefas de desenvolvimento, execução de atividades, entre outros;
  • Monitoramento dos indicadores de ambientes computacionais em nuvem;
  • Adoção de protocolos de segurança para preservar os dados íntegros nos servidores em nuvem,;
  • Manutenção de servidores cloud;
  • Gerenciamento dos serviços operando em servidores externos;
  • Análise de indicadores de performance e métricas importantes para o projeto, entre outros.
pessoas-nuvem-
Eleve sua carreira com o Curso de Computação em Nuvem e destaque-se profissionalmente. Fonte: Shutterstock.

Ou seja, um campo muito grande de atuação e, também, com grande possibilidade de crescimento profissional. E, até mesmo, você poderá internacionalizar sua carreira, podendo se candidatar a vagas no exterior.

Para isso, é fundamental ter um currículo diferenciado e investir, também, na formação em língua estrangeira (preferencialmente inglês).

Salário Médio do profissional formado em Computação em Nuvem

Outro ponto que não está relacionado diretamente com o curso em si, mas pode ser um fator determinante para sua escolha para a área de Computação em Nuvem é o salário médio. E essa é umas das áreas mais vantajosas em questão de remuneração.

mulher-computador
O salário médio do profissional formado em Computação em Nuvem é variável, dependendo de fatores como a região, a experiência e o nível hierárquico. Fonte: Shutterstock.

Segundo o site Glassdoor, um especialista Cloud recebe, em média, R$ 11.174. Cabe lembrar que os valores podem mudar de acordo com a região da vaga e, também, pode variar com o tempo. Então vale sempre a pena conferir os valores atualizados.

Escolhendo um curso de Computação em Nuvem

Gostou da possibilidade de fazer um curso de Computação em Nuvem? Então precisamos ressaltar um ponto: a qualidade da sua formação poderá ser um grande diferencial para seu sucesso.

Um certificado de uma instituição renomada pode abrir portas para ótimas oportunidades de trabalho no futuro. Mas o que considerar para fazer uma boa escolha? Para ajudar você, separamos quais são os principais critérios que precisam ser levados em conta nisso.

Grade curricular completa e atualizada

Analise se o curso está atualizado com as disciplinas voltadas para as demandas atuais do mercado. Afinal, como todas as áreas de TI, a Computação em Nuvem passa por muitas transformações ao longo do tempo e, portanto, é preciso estar sempre com a formação atualizada.

Na Anhanguera, o currículo está sempre sendo revisto, consultado por especialistas, para poder trazer para o aluno tudo que está em alta no momento e possibilitar que ele chegue preparado para conseguir atender as demandas atuais do mercado sem precisar de um curso de atualização assim que formar.

Corpo docente experiente na área Cloud

Pesquise se os professores são experientes na área que você está buscando. Isso poderá ser fundamental para você ter uma boa formação que vá além das questões técnicas. Por isso, além de conhecerem bem os conhecimentos específicos, é importante ver se os docentes já trabalham na área.

Afinal, há muitas questões que podem ser passadas e que serão essenciais para o seu sucesso na hora de começar a atuar com Cloud. Ao dividir as experiências, você poderá levar esse aprendizado exclusivo para sua carreira e sair à frente dos concorrentes, por dominar questões que o mercado exige.

Programas de estágio e emprego

Como você viu, a fase do estágio é importante para a sua formação. Afinal, é o momento no qual você vive a experiência sobre como o mercado funciona, demandas reais, como são as rotinas, exigências e demandas e já chegar com uma bagagem de experiência para seu primeiro emprego real no mercado.

Na Anhanguera, por exemplo, você conta com o Canal Conecta. Nele, é possível encontrar mais de 400 mil oportunidades de estágios e vagas de emprego e, com certeza, terá aquela dos seus sonhos para sua área.

Com isso, você consegue facilitar sua entrada no mercado e começar uma carreira de sucesso. Esse é um grande diferencial que deve ser considerado na hora de escolher seu curso de Computação em Nuvem.

Nome de peso na área educacional

Contar com um curso de uma instituição séria, com experiência de mercado e que já formou centenas de profissionais experientes e que estão se destacando em sua atuação pode ajudar a impulsionar seu nome. Com isso, em um processo seletivo, ao ver o nome de uma boa faculdade no seu currículo, você sairá a frente dos concorrentes.

Conte com a Academia Tech para começar sua carreira em Computação em Nuvem

Agora que você chegou aqui em sua trajetória ao mergulhar no mundo da Computação em Nuvem, é hora de iniciar um novo passo: a sua formação. E nós da Academia Tech ajudamos você nisso.

Além de informações como este artigo, você encontra todas as tendências, novidades, informações sobre este mercado, entre outros pontos fundamentais que serão essenciais para você começar a sua carreira em uma das áreas mais rentáveis e com maior número de vagas da TI.

E, também, conte com nosso teste vocacional e veja se Computação em Nuvem é, realmente, sua área com maior afinidade! Aqui queremos que você tome as melhores decisões para sua carreira.

Inicie sua trajetória profissional agora mesmo! Inscreva-se no curso de Computação em Nuvem da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quais são os tipos de cloud computing?

Temos hoje três tipos de nuvem. A primeira é a nuvem pública. Nela, a infraestrutura do fornecedor é compartilhada por todos os usuários da plataforma. A segunda é a nuvem privada. Nela, a infraestrutura do fornecedor fica exclusiva para aquele usuário específico.

E, por fim, temos a nuvem híbrida. Ela une o modelo público e privado, no qual uma parte dos serviços é compartilhada por todos os usuários e outra é exclusiva do contratante.

Quais são os modelos de serviços de cloud computing?

O uso da cloud computing pode ser feito em três níveis. Um deles é o IaaS(Infrastructure as a Service), no qual a empresa conta com recursos de infraestrutura para realizar suas atividades, fornecidas por um serviço remoto.

O segundo é o PaaS(Platform as a Service), no qual a empresa conta com uma plataforma completa de recursos, incluindo, até mesmo, Sistema Operacional, para realizar suas operações. E, por fim, temos o SaaS (Software as a Service), no qual a empresa tem acesso a uma solução, de forma remota, sem a  necessidade de instalá-la em seu dispositivo.

Por que cloud computing tornou-se tão importante?

A computação em nuvem foi uma verdadeira revolução, principalmente, pela possibilidade de escalar o uso de recursos e serviços pelas empresas, sem precisar investir altos valores para isso. Por exemplo, uma empresa pode, em vez de comprar um novo servidor, pagar pelo aumento no uso do serviço cloud, o que sai por um melhor custo-benefício para ela.

Isso tornou as empresas mais eficientes, competitivas e, até mesmo, para o usuário final, tornou-se um maior conforto no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima