Na quarta-feira, 8, o Google apresentou um novo recurso de Inteligência Artificial Generativa que já está disponível para uso, e não se trata do Bard. Com a assistência da IA, agora é possível realizar uma pesquisa na busca e obter um resumo organizado em tópicos sobre o assunto pesquisado. A novidade, chamada de Experiência de Pesquisa Generativa (SGE, na sigla em inglês, Search Generative Experience), encontra-se em fase de testes, porém já pode ser acessada no Search Labs, uma nova plataforma para explorar funcionalidades em fase experimental do mecanismo de busca.
Na prática, ao contrário do Bard, a Experiência de Pesquisa Generativa do Google se fundamenta em uma diversidade de modelos de linguagem, incluindo uma versão aprimorada do MUM e modelos recentes do PaLM 2. Enquanto o Bard é uma IA generativa disponível em chatbots, a SGE é uma ferramenta de IA generativa que pode ser ativada na seção de Busca do Google por meio do Search Labs.
Veja como utilizar o recurso:
Num primeiro momento, cada usuário terá que ativar a ferramenta por conta própria. Uma das opções é buscar o ícone do tubo de ensaio no desktop Chrome ou no app do Google ou acessar o site labs.google.com/search e seguir as instruções para ativação. É importante lembrar que para testar o recurso é preciso estar logado em uma conta do Google.
A experiência de IA generativa e o Search Labs já estão disponíveis no Chrome para desktop. Na próxima semana, o acesso será habilitado gradualmente no Google app disponível para Android e iOS.
O SGE ainda encontra-se em fase experimental e está altamente dependente do feedback dos usuários para aprimorar as respostas no futuro. Portanto, o Google enfatiza que tópicos considerados sensíveis, não receberão um resumo gerado pela IA.
Com informações do Tecnoblog | Créditos da Imagem: Freepik
💻Leia também:
- Afinal, o que é Inteligência Artificial? Entenda de maneira simples e rápida o assunto do momento!
- Conheça a origem da primeira inteligência artificial criada pelo homem!
- Inteligência artificial nas empresas: veja como a IA está mudando a forma de trabalhar!
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.