Inteligência artificial nas empresas: veja como a IA está mudando a forma de trabalhar!

cerebro-digita

Com certeza você já ouviu sobre como a Inteligência Artificial já está impactando diversas áreas da vida, não é mesmo? E uma das mais importantes e que, também, mais chama atenção, inclusive, do mercado de tecnologia, é sobre como ela está impactando as formas de trabalhar.

Entender isso ajuda você a pensar não só sobre o futuro do trabalho com o uso de IA, mas também quais são as tendências que os profissionais de TI devem estar atentos para poderem se inserir neste contexto no futuro.

Confira a seguir as principais transformações com a entrada da Inteligência Artificial nas empresas e saiba mais sobre o assunto.

Correção de tarefas

A chegada da Inteligência Artificial nas empresas têm ajudado, principalmente, a minimizar erros e falhas nas atividades e garantir maior exatidão no dia a dia. E isso pode ser feito de diversas formas.

Por exemplo, tanto o ChatGPT quanto outras ferramentas de IA gerativa permitem que profissionais da área de escrita criativa possam contar com a ferramenta para revisar os conteúdos. 

É possível gerar um prompt no qual você solicite que a ferramenta corrija questões de ortografia, gramática, coesão e coerência e, até mesmo, ter a possibilidade de tornar o texto mais atrativo de acordo com o tom de voz desejado.

Realização de questões práticas

Algumas tarefas demandam preparo ou realização de questões práticas para suas atividades no dia a dia. Por exemplo, podcasters, antes de ligar o microfone, precisam realizar a estruturação do episódio, por meio de um roteiro.

Para quem está começando e não pode contar com um roteirista profissional, é possível pedir a uma solução de IA para propor uma pré-estruturação de roteiro, que poderá ser o start para criar o seu programa. Isso encurta uma boa parte do processo e facilita colocar o programa no ar.

Para os profissionais de tecnologia, especificamente, isso também ajuda bastante no tema. Por exemplo, um programador pode pedir para que uma ferramenta traga a codificação para uma solução específica.

Após o envio, ele pode conferir, corrigir bugs, otimizar etapas e ter um bom adiantamento da parte braçal. Com isso, as dinâmicas do dia a dia ficam mais eficientes. Ótimo, não é mesmo?

caneta-ai
A inteligência artificial nas empresas permite otimizar processos, melhorar a tomada de decisão, personalizar o atendimento ao cliente e aumentar a eficiência operacional. Fonte: Shutterstock.

O mesmo, na área de TI, pode ser feito para automatização de processos essenciais que poderiam, até mesmo, serem falhos ao serem realizados de forma manual. É o caso, por exemplo, das ferramentas de teste para análise de vulnerabilidades.

Como eles realizam as ações de forma automatizada e aprendem com suas próprias atividades, o risco de deixar algum ponto sem observar é mínimo. Algo que pode acontecer quando há ação humana e comprometer a eficácia da solução que está sendo desenvolvida.

Insights interessantes

Está sem ideias para algum projeto? As tecnologias de IA, principalmente as gerativas, podem ajudar você nisso. E isso pode ser adotado em diferentes áreas.

Por exemplo, retomando o exemplo dos podcasters, vamos supor que você seja um profissional que crie conteúdo para debater sobre games. Caso esteja com algum tipo de bloqueio, pode solicitar uma lista de ideias e desenvolvê-las.

Você não precisa ficar refém delas. Pode aproveitar esse start para desenvolver um projeto único, mas que estava travado por bloqueio de ideias e, com isso, diferenciar-se de quem se restringe a, apenas, ideias oferecidas pela solução.

mulher-celular-ai
Inteligência artificial está transformando a forma como as empresas operam e tomam decisões. Fonte: Shutterstock.

Ou seja, conte com o uso de Inteligência Artificial como uma aliada, e não como substituta do seu trabalho. Isso fará a diferença para se destacar, principalmente, na área de tecnologia.

Organização de tarefas

Você tem dificuldades de organizar tarefas? Não sabe como planejar um passo a passo para começar um projeto? Ferramentas de IA podem ajudar nisso. 

Com o auxílio dela, é possível proporcionar uma melhor gestão, seja atuando sozinho no trabalho, seja no acompanhamento com os times.

Isso promove não só uma maior fluidez quanto, também, reduzir falhas no dia a dia. Por exemplo, um projeto sem organização pode atrasar e gerar problemas com os clientes que contrataram o projeto.

Criação de novos empregos

Muitas pessoas temem que a Inteligência Artificial reduza o número de trabalhos disponíveis, mas pouco ainda se fala sobre como ela pode ajudar, justamente, na criação de novos tipos de trabalho. Um deles é, justamente, de especialistas em IA.

Esses profissionais devem identificar as melhores formas de treinar as soluções baseadas em IA e, também, estudar as formas como se dão os comportamentos delas diante do aprimoramento promovido ao longo de seu uso. Isso porque esse é um dos pontos de maior alerta na atual evolução da tecnologia no momento.

Como a própria ferramenta se desenvolve, de acordo com o aumento no volume de inputs e feedback do usuário, muitas vezes há um desconhecimento de como a solução se comporta após um determinado tempo. Por isso, há uma demanda de especialistas que auxiliem no desenvolvimento de pesquisas e análises sobre essas questões.

celular-digital-
A inteligência artificial pode levar à criação de novos empregos ao automatizar tarefas repetitivas e permitir que as empresas se concentrem em atividades de maior valor agregado. Fonte: Shutterstock.

E, além disso, o uso da Inteligência Artificial pode fazer, justamente, com que algumas profissões sejam ainda mais valorizadas. Isso porque os profissionais vão precisar ter um olhar mais analítico e atento para eventuais correções e, também, saber fazer os inputs corretos para que os sistemas devolvam o trabalho solicitado de forma correta.

Comece já sua jornada rumo a tornar-se especialista em IA com a Academia Tech

A demanda por especialistas nessa área tem aumentado, especialmente, com a introdução da Inteligência Artificial no trabalho. Com mais empresas querendo trazer essas possibilidades, será preciso ter mais profissionais que dominem essas questões e proporcionem essa adesão de forma eficiente e ética nos negócios.

A Academia Tech ajuda você nessa jornada. Somos uma hub de tecnologia da Anhanguera, que ajuda você a encontrar os melhores cursos de formação e complementação do seu conhecimento.

Com os melhores cursos da área, trilhas de aprendizagem e com conteúdos sobre a área que ajudarão você a conhecer mais sobre o tema, você conseguirá dar o primeiro passo para tornar-se um expert em IA e dominar esse mercado.

Conheça a relação de cursos de tecnologia que a Faculdade Anhanguera te oferece!

Perguntas Frequentes

Qual o impacto da tecnologia na geração de empregos?

A Inteligência Artificial proporcionará mudanças importantes, inclusive, na geração de empregos. Novas profissões poderão surgir a partir desse momento, justamente, porque novas questões sociais começarão a surgir e demandarão profissionais específicos para isso.

Além disso, outras profissões tradicionais passarão por mudanças para poderem se adaptar para esse novo cenário. Tal como os datilógrafos precisaram passar para digitadores e, depois, terem conhecimento de informática, outros precisarão passar por transições para adaptar-se para esse novo cenário.

Qual o perfil do profissional do futuro com a chegada da IA?

O perfil do profissional do futuro que atuará em conjunto com a IA deverá contar com uma série de características importantes focadas para esse novo cenário do trabalho. Estão entre elas a necessidade de desenvolvimento de mais habilidades interpessoais e criatividade para fazer as perguntas certas para ferramentas de IA.

Além disso, ele deve saber analisar de forma crítica o que a IA está oferecendo, para realizar correções nos casos em que há falhas no output gerado pela solução e, também, trabalhar com dados no dia a dia, utilizando-as como base para poder proporcionar tomadas de decisões mais eficientes no dia a dia.

Quais são as questões que merecem atenção no uso da IA no trabalho?

O uso da IA no trabalho demanda alguns cuidados diferentes para esse cenário. Algumas delas são a necessidade de tomar cuidado com viés na elaboração de soluções de IA, para não reforçar questões de desigualdade e problemas sociais (como racismo, discriminação de classe social, entre outros).

Além disso, é preciso tomar cuidado com as legislações de proteção de dados, privacidade dos usuários e garantir que as soluções e o seu trabalho seja realizado de forma ética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima