Conheça os diferentes tipos de chatbot, e para o que eles servem!

chat bot ilustracao

Você provavelmente já passou pela experiência de ter um atendimento com uma empresa na qual não foi preciso ter contato direto com um atendente, não é mesmo? Com poucos comandos, sua questão deve ter sido resolvida, mesmo fora do horário comercial. Quem foi responsável por isso, provavelmente, foi um chatbot.

Esse é um serviço no qual um bot (ou seja, um robô) consegue, por meio de configurações prévias, ter uma comunicação (ainda que limitada) com um usuário, alcançando um objetivo específico.

Veja a seguir mais sobre os tipos de chatbot e para o que serve cada um deles e saiba mais sobre o assunto!

Chatbot por regras

Esse é um tipo de chatbot mais simples e é um dos mais utilizados. Quando ele é configurado, são estabelecidas algumas regras e o usuário realizará a interação a partir disso. Ele não consegue fornecer respostas diferentes daquelas que foram criadas na sua programação.

chatbot
O chatbot por regras é o mais simples e é um dos mais utilizados. Fonte: Shutterstock.

Por exemplo, uma pessoa entra em contato com uma clínica para fazer o agendamento de uma consulta e é oferecida a opção de digitar 1 para consultas particulares e 2 para consultas por convênio médico. Se a pessoa digitar 3, o chatbot não conseguirá oferecer uma resposta adequada, pois não foi configurado para isso.

Chatbot com Machine Learning

O chatbot com Machine Learning, diferentemente do anterior, consegue, ao longo do tempo, oferecer respostas diferentes, de acordo com o que a pessoa está falando. Nesse caso, ele consegue analisar quais são as palavras-chave que o usuário está dizendo e associar com a resposta pré-programada.

mulher chatbot
O Chatbot com Machine Learning entende as mensagens por meio de palavras-chave. Fonte: Shutterstock.

Pegue, por exemplo, o que falamos sobre a consulta médica. Em vez do usuário precisar digitar 1 ou 2, ela pode escrever “quero agendar consulta particular” e o sistema já consegue entender, pelas palavras-chave, qual a intenção dela.

Chatbot de inteligência artificial

Outro tipo de chatbot é o que utiliza a combinação entre Machine Learning (que você viu anteriormente) e Processamento de Linguagem Natural (NLP). Com isso, ele consegue fazer uma conversação mais natural com a pessoa.

Isso porque o NLP tenta estabelecer a articulação da linguagem de acordo com uma tecnologia chamada “rede neural artificial”, que simula as funções cerebrais. Diante da resposta do usuário, o sistema consegue, por estatística, identificar qual seria a provável resposta diante do que ela está perguntando.

Para isso, ele precisa ser treinado com um alto volume de dados. A partir disso, ele consegue analisar outras respostas que são dadas diante de uma pergunta e formula uma resposta nova, mas baseada nesse histórico que ele recebeu.

Sabe um chatbot de Inteligência Artificial que se tornou bastante popular nos últimos tempos? O ChatGPT é um bom exemplo do que é esse tipo de tecnologia.

chat gpt
O chatGPT é um exemplo de chatbot de inteligência artificial. Fonte: Shutterstock.

Tipos de chatbot pela sua função

Você pode encontrar, ainda, uma definição dos tipos de chatbot de acordo com a sua função. E para você não perder nada sobre o assunto, separamos essa classificação a seguir:

  • Escudos: normalmente são os primeiros na linha de atendimento e realizam tarefas muito pontuais e específicas, como responder perguntas frequentes, registrar reclamações e pedidos de suporte e, nos casos mais complexos, encaminha o usuário para o suporte;
  • Proativo: a partir da ação do usuário em um e-commerce por exemplo, o chatbot indica o que a pessoa está em busca e realiza a sugestão para ela de um produto que seja do interesse dela;
  • Otimizadores: permitem que o usuário possa conseguir um objetivo específico mais rapidamente (pagamento de um produto, agendamento de consulta, renovar um serviço, entre outros);
  • Sociais: simula uma conversa para a realização de uma pergunta ou desenvolvimento de uma pesquisa.

Conte com a Anhanguera para conhecer tudo sobre o mundo da tecnologia

Os chatbots estão sendo cada vez mais adotados e quem fica responsável por isso são os profissionais de tecnologia. Você quer trabalhar com a criação e elaboração deles? Então comece já sua formação na área!
A Faculdade Anhanguera possui as melhores opções de formação na área tech, com uma grande gama de opções. Ou seja, você vai conseguir encontrar aquele mais alinhado com seus desejos para o futuro profissional.

Além disso, aprenda com os melhores docentes e com uma infraestrutura de ponta. Com a Anhanguera, consegue chegar preparado para os desafios do mercado de trabalho!

Te convidamos a conhecer os cursos de tecnologia disponíveis na Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Como o chatbot pode ser adotado?

O chatbot pode ser incorporado em diferentes serviços. Por exemplo, pode estar presente em sites para indicação de produtos ou tirar dúvidas sobre serviços. Pode ser incorporado no perfil de rede social da empresa e, também, em aplicativos de conversação (como WhatsApp e Telegram). Pode, também, ser uma ferramenta própria (como o ChatGPT).

Quais as vantagens do uso do chatbot?

O chatbot ajuda o usuário a conseguir resolver suas questões sem a necessidade de intermediação humana, agilizando processos e garantindo maior satisfação do cliente. Permite a ele, também, agendar processos, automatizar questões que sejam necessárias. Proporciona, também, a redução de custos e minimização da sobrecarga dos profissionais de suporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima