Conheça tudo sobre a Faculdade de Engenharia da Computação

professora-robo

Para entrar na área de tecnologia, uma boa formação pode ser fundamental para destacar-se de concorrentes e conseguir, até mesmo, uma vaga em uma empresa internacional. Essa pode ser uma ótima oportunidade de ter um trabalho com ótima remuneração em um dos setores com maior número de oportunidades em todo o mundo.

A Faculdade de Engenharia da Computação tende a ser uma das principais escolhas de quem deseja realizar uma formação ampla voltada para atuação no universo da tecnologia. Mas antes de começar essa jornada, você precisa conhecer tudo sobre esse curso.

Vamos juntos nessa? Aproveite e saiba mais sobre o tema.

O que é a Engenharia da Computação?

A Engenharia da Computação é uma área focada para projetar e construir hardwares e softwares. Em uma analogia com um tema mais comum da realidade de pessoas que conhecem pouco de tecnologia, pense no papel do Engenheiro Civil.

Ele é responsável por projetar construções, ou seja, passa por todos os estudos sobre planejamento, quais são as condições que devem ser respeitadas para que a edificação seja segura e cria um projeto de construção.

Ele pode, também, fazer parte do momento da construção, supervisionando a obra, realizando mudanças quando necessário, caso algum ponto precise de modificação, tirando dúvidas dos demais profissionais envolvidos e ser o responsável técnico do local.

Na computação, não é diferente. O profissional pode ser responsável, por exemplo, por projetar o hardware de máquinas para empresas de TI, que dependem de máquinas com alta capacidade de processamento.

meninos-harware
Engenharia da Computação: a união entre engenharia e tecnologia da computação. Fonte: Shutterstock.

A partir dos estudos das demandas do negócio a curto, médio e longo, o engenheiro define um projeto que esteja dentro das expectativas da empresa. Além disso, ele também possui o conhecimento necessário para realizar a montagem da máquina, reunindo os equipamentos definidos no projeto para isso.

Quais as diferenças entre a Faculdade de Engenharia da Computação e Ciências da Computação?

A Faculdade de Engenharia da Computação e Ciências da Computação são dois dos principais cursos de bacharelado escolhidos por estudantes que querem ingressar na área de tecnologia. Apesar de serem parecidos em muitos pontos, eles possuem focos de atuação diferentes.

E para saber qual deles deverá ser a sua escolha, é importante conhecer as diferenças entre eles. Ainda que o profissional de Engenharia de Computação possa trabalhar com software, sua formação terá um alinhamento maior com questões de hardware.

Por isso, é um curso que tem uma carga muito maior de conhecimento sobre sistemas eletrônicos. Afinal, o profissional pode sair preparado para, até mesmo, planejar e produzir um componente de hardware em indústrias da área (por exemplo, ser responsável por projetos de concepção de placas-mãe).

Além disso, esses profissionais podem também integrar sistemas tanto por meio de hardware quanto software, instalar e implementar peças como chips e placas, além de outros pontos. Outra área promissora para a qual a Engenharia de Computação também permite atuação é a robótica.

Já o curso de Ciências da Computação está diretamente ligado com sistemas de informática. Ele permite sim o conhecimento sobre hardware e infraestrutura de redes, mas o foco principal, neste caso, está destinado para a área de software.

Claro que cabe aqui ressaltar um ponto importante: tanto a Engenharia da Computação quanto a Ciência da Computação são áreas muito promissoras e com ótima remuneração no mercado atual. O que vai mudar é a ênfase dada para cada um dos cursos.

E, claro, como você pode perceber, eles andam lado a lado no mercado. Por exemplo, para um projeto de robótica, o Engenheiro de Computação pode planejar toda a estrutura de hardware e componentes eletrônicos, enquanto o Cientista da Computação gerencia as questões relacionadas com software do robô. Ou seja, atuam como parceiros.

Para quem é direcionada a Faculdade de Engenharia da Computação?

A Faculdade de Engenharia da Computação é indicada para pessoas que tenham interesse em trabalhar, principalmente, com questões relacionadas com hardware e construção de equipamentos de computação.

Deve ser uma pessoa que tenha interesse por conhecimentos em matemática, lógica, eletrônica e, claro, também em linguagens de programação e outras questões que dialogam com a área de software.

Por exemplo, para quem tenha interesse em trabalhar com a construção de máquinas que ajudarão na indústria automobilística, proporcionando automação para a produção, essa pode ser uma área bem interessante. Inclusive, há uma forte demanda, tanto no Brasil quanto internacionalmente, por profissionais que desenvolvam este tipo de trabalho.

Também deve ser uma pessoa criativa, que pensa sempre em soluções inovadoras para problemas apresentados. Deve ter um olhar analítico para as questões apresentadas e ser curioso: afinal, é uma área que está sempre se reinventando e a necessidade de atualização é constante.

Tempo de duração

O curso de Engenharia da Computação, tal como demais cursos de engenharias, possui tempo de duração de 5 anos (10 semestres).

Veja também: E aí? Está gostando do conteúdo sobre a Faculdade de Engenharia da Computação? Então assista também ao vídeo que preparamos com todos os detalhes sobre esse curso na Anhanguera. Confira!

Grade curricular

Esse ponto pode ser um dos mais importantes para você decidir se deseja, de fato, fazer o curso: afinal, qual é a grade curricular da Faculdade de Engenharia da Computação?

Conhecer essa informação também é fundamental para escolher a instituição de ensino que fará a sua matrícula. Afinal, se ela não tiver as principais disciplinas, você chegará mais despreparado no mercado e poderá perder ótimas chances de trabalho.

O curso de Engenharia da Computação é dividido em duas etapas: ciclo básico e conhecimentos específicos. Vamos ver a seguir as principais disciplinas de cada uma delas.

Ciclo básico

O campo da Engenharia exige conhecimentos básicos importantes que ajudarão a nortear os conhecimentos específicos. Por exemplo, não é possível pensar na composição de uma placa-mãe sem conhecimentos sobre eletroeletrônica.

Por isso, esse é um momento no qual o estudante mergulha em disciplinas básicas que ajudarão em uma melhor compreensão da área. E não se espante: você encontrará muitas disciplinas relacionadas com matemática e física, mas isso será muito importante para sua formação.

Algumas das principais disciplinas do ciclo básico são:

  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Administração e Economia para Engenheiros;
  • Circuitos Elétricos;
  • Eletrônica Analógica
  • Engenharia, Ciência e Tecnologia;
  • Métodos Matemáticos;
  • Química e Ciência dos Materiais;
  • Resistência dos Materiais;
  • Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Esse ciclo básico dura 4 semestres, ou seja, são os 2 primeiros anos do curso de Engenharia da Computação.

menina-estudando
O ciclo básico na Engenharia da Computação é a fase inicial da formação, na qual são abordados conceitos fundamentais de matemática, física, programação e eletrônica. Fonte: Shutterstock.

Conhecimentos específicos

Após passar pelo ciclo básico, você estará preparado para começar a entrar nas questões específicas da Engenharia da Computação. É o momento no qual você aprenderá sobre as áreas de hardware e software.

Estão entre as disciplinas dessa fase do curso:

Essa fase do curso começa a partir do 3º ano e segue até a conclusão. Você percebe que boa parte das disciplinas são voltadas para a área de hardware, não é mesmo? Isso só mostra o ponto que listamos antes sobre as diferenças para a Ciência da Computação.

Cabe lembrar que, no final do curso, você deverá também realizar o Trabalho de Conclusão de Curso para poder obter o seu diploma.

Área de atuação

A pessoa que conclui a Faculdade de Engenharia da Computação encontra um campo grande de possibilidades de atuação profissional. Algumas das possibilidades atuais são:

  • criação de soluções de hardware e software;
  • teste de soluções de hardware e software;
  • desenvolvimento de novos componentes ou melhorias daqueles que já existam para serem adotados nos dispositivos;
  • incorporação de sistemas informatizados e automatizados em diversas áreas (como indústria, por exemplo);
  • análise e elaboração de arquitetura de sistemas, trabalhando lado a lado com o Arquiteto de Software;
  • atuar com engenharia de controle de qualidade;
  • trabalhar com engenharia de hardware;
  • engenharia de rede.
hardware-computador
Engenharia da Computação: campo amplo de atuação em tecnologia e inovação. fonte: Shutterstock.

Salário médio dos profissionais formados na Faculdade de Engenharia da Computação

Bom, entrar em uma área que tenha uma boa remuneração é algo bem interessante, não é mesmo? Então é importante conhecer qual o salário médio do Engenheiro de Computação.

Hoje no Brasil, a média salarial é de R$ 8.591, segundo o Glassdoor. Um valor bem acima da média da maioria das profissões no país. E, claro, a tendência é conseguir uma remuneração ainda mais atrativa ao alcançar o topo da carreira!

Escolhendo a melhor Faculdade de Engenharia da Computação para sua carreira

Quer contar com essa remuneração incrível e poder chegar no mercado já com diversas oportunidades de trabalho abertas para você? Fato é que a sua formação será um grande diferencial nisso.

E os motivos são diversos. Em primeiro lugar, um bom nome no currículo abre portas nos processos seletivos. Muitos nomes já são eliminados já na triagem para a primeira fase por isso. Afinal, bons cursos são sinônimo de profissionais competentes.

Além disso, quando você opta pela melhor Faculdade de Engenharia da Computação, estará mais seguro para assumir suas primeiras oportunidades e se destacar. Ou, até mesmo, sentir-se preparado para poder empreender e abrir seu próprio negócio.

Então, o que deve ser levado em consideração na escolha da melhor faculdade de Engenharia da Computação? Vamos trazer os principais deles a seguir.

Currículo atualizado

Pense nas mudanças que uma das subáreas da Engenharia da Computação passou só nos últimos 5 anos: a robótica se reinventou e teve um desenvolvimento acelerado nesse período. Um currículo defasado não permite que os alunos possam se capacitar para poderem atuar nessa área.

Por isso, analise se a instituição de escolha está trazendo mudanças importantes para a grade curricular e se abrange os principais temas que estão em alta no mercado atualmente. Por exemplo, uma grade que não contemple Inteligência Artificial poderá deixá-lo em situação de vulnerabilidade com concorrentes no mercado.

Profissionais capacitados e experientes

A experiência conta muito na hora de aprender mais sobre Engenharia da Computação. Ter no curso docentes que tenham atuado nas principais instituições do mercado pode ser uma ótima forma de preparar-se para assumir grandes desafios.

Como eles estiveram em grandes empresas, sabem questões práticas que vão além de manuais de boas práticas. E isso será um grande diferencial para você em relação aos concorrentes na hora de prospectar uma vaga.

Conteúdos extras

Além do curso em si, é importante também contar com conteúdos extras que ajudarão em sua formação. Por exemplo, atividades complementares podem ajudar a reforçar algum ponto ou trazer uma abordagem diferenciada.

Além disso, se a instituição quer ajudar você a se destacar no mercado, ela ajudará você a ganhar maior destaque no mercado. Por exemplo, a Anhanguera possui um portal exclusivo e gratuito para que os alunos possam ter acesso a vagas de mais de 160 empresas de tecnologia parceiras.

Isso facilita muito a sua entrada no mercado de trabalho. E não para por aí. Outro conteúdo extra que é importante é, também, permitir orientação de carreira. Isso ajuda você quando estiver em dúvida sobre qual ênfase poderá dar para sua formação e, assim, definir a melhor trajetória até a sua formação.

A Academia Tech ajuda você a encontrar o melhor caminho para sua carreira na tecnologia

A Engenharia da Computação é uma das muitas possibilidades de constituir uma carreira de sucesso na área de tecnologia, mas não é a única, sabia? Hoje não faltam caminhos e cursos interessantes na área de TI.

E como escolher a melhor? A Academia Tech ajuda você nessa trajetória. Aqui você encontra todas as informações para tomar sua decisão, conhece os melhores cursos e ainda pode fazer um teste vocacional para saber com qual possui maior afinidade. E tudo isso com a qualidade da experiência da Anhanguera no setor educacional.

Não deixe mais o futuro esperando! Inscreva-se agora mesmo no vestibular de Engenharia da Computação da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que um Engenheiro da Computação pode fazer na sua área profissional?

O Engenheiro da Computação pode ser responsável pela fabricação de hardware (literalmente colocando a mão na massa para criar uma placa de vídeo, por exemplo). Além disso, ele pode ser responsável pelo desenvolvimento de um parque industrial automatizado, em conjunto com outros profissionais de tecnologia, mecânica e mecatrônica.

Além disso, também pode especializar-se em robótica, desenvolvimento de softwares e criação de máquinas que atendam demandas específicas dos clientes.

Qual o perfil profissional de um Engenheiro da Computação?

O profissional que vai atuar como Engenheiro da Computação precisa ser uma pessoa curiosa e, especialmente, atenta às novidades, para conferir o que está em alta e atualizar-se com novas técnicas e tendências da área. E, também, deve ser uma pessoa engajada a descobrir novas formas de solucionar problemas.

Precisa ser uma pessoa meticulosa e paciente, já que o desenvolvimento de um projeto pode demandar tempo e esforço. Também exige boas capacidades de comunicação, pois sempre estará atuando em equipe.

Quais áreas trabalham em conjunto com o Engenheiro da Computação?

Na TI, é muito comum o trabalho em equipe. O Engenheiro de Computação, normalmente, atua em time com profissionais como Arquiteto de Software, Analista e Desenvolvedor de Sistemas, profissionais de Cibersegurança, Cientista da Computação, Testers, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima