Conheça tudo sobre o Curso de Segurança da Informação!

ciberseguranca

Ransomware, ataques virtuais, golpe do Pix, fraude eletrônica, ataques de intrusão, phishing, engenharia social: todos esses nomes estão cada vez mais rotineiros até mesmo para quem é leigo na área de tecnologia.

Isso acontece porque os cibercrimes estão passando por uma explosão nos últimos anos, principalmente após 2020, com a aceleração da transformação digital. E, por isso, a demanda pelos especialistas em Segurança da Informação aumentou consideravelmente.

Estima-se que, só no Brasil em 2021, tínhamos uma defasagem de 441 mil profissionais especializados no assunto. Ou seja, muitas vagas para quem começar agora um Curso de Segurança da Informação. Conheça a seguir todos os detalhes deste curso.

O que é a área de Segurança da Informação

Fato é: nunca se falou tanto sobre Segurança da Informação e, ainda assim, muitas pessoas desconhecem o que isso de fato significa. Essa é uma área que está relacionada com a proteção dos dados, sistemas, dispositivos, bancos de dados e soluções de um negócio.

A ideia é agir de forma a blindar os negócios e organizações públicas para evitar que ações externas de criminosos possam causar prejuízos que, em muitos casos, podem ser irreparáveis (por exemplo, vazamento em massa de cidadãos brasileiros pode gerar uma onda de fraudes em cascata).

ciberseguranca-celular
A área de Segurança da Informação protege dados e sistemas contra ameaças digitais. Fonte: Shutterstock.

E não é só sobre elementos externos que a Segurança da Informação cuida, sabia disso? Pois é, uma boa estrutura é capaz, também, de minimizar erros e condutas de má-fé internas.

Por exemplo, uma pessoa pode, sem querer, deletar informações essenciais para a empresa. Com uma política de backup, implementada por times de Segurança da Informação, esse problema é contornável.

Já em questões de má-fé, por exemplo, um profissional da Administração Pública pode utilizar de seu cargo para ter acesso a informações confidenciais de terceiros e que, na verdade, não eram necessárias na execução das suas atividades.

A partir de controles de acesso (outra medida implementada pelos profissionais de Segurança da Informação), isso não seria possível de acontecer. Com isso, há uma maior proteção de dados sigilosos de terceiros.

Portanto, algumas das atividades da área de Segurança da Informação são:

  • criação de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, para adoção de boas práticas internacionais sobre o assunto;
  • adotar protocolos em diferentes pontos das estruturas de informação de uma empresa ou ente público (por exemplo, em redes, endpoints, entre outros);
  • adotar medidas extras de proteção para dados que sejam estratégicos e/ou sigilosos;
  • criar planos de recuperação de desastres, para saber como agir em caso de problemas e não estender danos;
  • proporcionar treinamento recorrente para os profissionais envolvidos nas atividades que envolvem uso de dados;
  • manter métricas de acompanhamento de incidentes para analisar se os protocolos estão sendo adotados de forma correta;
  • fazer o monitoramento adequado para identificar rapidamente eventuais problemas e agir de forma proativa em caso de incidentes eminentes.

Diferença do Curso de Segurança da Informação para o Curso de Cibersegurança

Muitas vezes, você vai ver esses dois termos sendo utilizados de forma semelhante, como se fossem sinônimos. Mas quando falamos da formação nessas áreas, pode ser importante fazer uma distinção. Afinal, se você está pensando em atuar em uma dessas áreas, mas matricula-se em outro curso, poderá ficar frustrado.

A Segurança da Informação é um curso destinado para as pessoas que estão em busca de trabalhar com proteção, manutenção de integridade e privacidade de dados em qualquer meio, sejam eles físicos ou digitais.

Já quem faz o Curso de Cibersegurança está voltando sua formação mais especificamente para os cuidados de proteção, mitigação de riscos e sigilo de informações em meios cibernéticos. A partir disso, você estará preparado para atuar com o ambiente cibernético, seja ele online ou offline, mas exclusivamente digital.

Duração do curso

A formação direcionada para Segurança da Informação pode ser feita por meio de um curso de tecnólogo. Com duração menor, ele pode ser concluído em 5 semestres (ou seja, 2 anos e meio).

Vale lembrar que o tecnólogo confere para você um diploma de ensino superior, tal como os bacharelados tradicionais, mas com a vantagem de ter um curso voltado para sua demanda.

Com isso, você sairá super preparado para atuar com Segurança da Informação e ter uma rápida entrada no mercado de trabalho e aproveitar essa defasagem de quase meio milhão de especialistas nessa área só no Brasil.

Grade curricular

Uma informação que você não pode sair deste artigo sem conhecer é a grade curricular do tecnólogo de Segurança da Informação. Um bom curso passará por disciplinas importantes para sua formação.

Você pode pensar na divisão do curso da seguinte forma: conhecimentos básicos, conhecimentos específicos, estágio e TCC e projetos. Vamos entender melhor sobre essas divisões a seguir.

Conhecimentos básicos

A primeira fase do curso ajuda você a entender elementos importantes que serão essenciais para a compreensão do que é a Segurança da Informação. Por exemplo, antes de compreender protocolos importantes de auditoria, é fundamental conhecer sobre lógica de programação.

Afinal, isso será fundamental para testar se um software, sistema ou aplicação é segura. Então dedique-se bastante para essas disciplinas, pois sua compreensão ajudará a entender muito melhor os conteúdos específicos.

Algumas das matérias que fazem parte desse primeiro momento são:

  • lógica de programação;
  • linguagens de programação;
  • programação para redes;
  • algoritmos e programação estruturada.
programacao
Programação é essencial na Segurança da Informação. Fonte: Shutterstock.

Conhecimentos específicos

Nesse momento do curso, você terá o aprendizado necessário para atuar especificamente com Segurança da Informação. Algumas das disciplinas que você terá e ajudarão a entender melhor como aplicar protocolos e medidas necessários nessa área são:

  • auditoria de sistemas;
  • criptografia;
  • políticas de segurança;
  • gerenciamento de redes;
  • perícia forense;
  • privacidade e proteção de dados;
  • arquitetura de segurança, entre outras.

Estágio e TCC

Após sua formação teórica e já, também, com algumas práticas (como vamos ver a seguir), você terá a parte final do seu curso, formada por estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O primeiro é um momento muito importante, no qual você entrará no mercado e poderá aprender, na prática, como as empresas trabalham com isso. Essa experiência será essencial após sua formação e, também, pode ajudar a construir um bom networking no futuro.

É o momento, também, no qual você poderá tirar dúvidas, aprender com experts na área e, também, construir um bom nome no mercado. Então, dedique-se bastante a esse momento!

Outro ponto importante para sua jornada é a realização do Trabalho de Conclusão de Curso – o famoso TCC! Ele é uma forma de mostrar que você domina o que aprendeu e está habilitado para receber o diploma de tecnólogo em Segurança da Informação.

Projetos

Bons cursos de Segurança da Informação permitirão que você possa ter contato com a prática desde o começo. Por isso, analise se a grade curricular do curso contempla disciplinas de projeto já desde o primeiro semestre.

Cada uma delas permite que você faça aplicações práticas do que está aprendendo e possa tirar dúvidas com os professores das disciplinas. Isso ajuda a tirar dúvidas importantes desde o começo.

Imagine, por exemplo, chegar lá no último semestre com dificuldades que poderiam ter sido resolvidas no primeiro semestre? Isso prejudicará muito sua experiência!

Presencial ou EaD?

Uma dúvida muito comum de estudantes que nos procuram para fazer sua formação em Segurança da Informação é: o que vale mais a pena, fazer o curso presencial ou EaD?

A resposta desta pergunta é: depende das suas rotinas, vontades, preferências, entre outras questões. Ou seja, isso pode variar bastante para cada pessoa – até mesmo, por exemplo, entre você e um amigo próximo.

O curso EaD tem a facilidade de poder realizá-lo em qualquer momento da sua rotina, mas exige uma maior disciplina para isso. Já o curso presencial envolve deslocamento, adequação dos seus horários, mas pode ser uma boa solução para quem tem maior dificuldade de estar sozinho em um local para estudar.

Outra comparação é que o curso EaD ajuda a otimizar seus horários. Por exemplo, poderá fazer estágios em horários que seriam do seu curso presencial. Já na modalidade presencial, poderá conhecer colegas com quem terá bons projetos profissionais no futuro.

E, também, caso seja mais vantajoso, você pode, ainda, contar com o modelo híbrido, tendo o melhor dos dois mundos: unindo parte do curso de forma presencial e outra que poderá ser acompanhada à distância.

A escolha passará pelo o que é mais interessante para sua rotina. Afinal, não adianta, por exemplo, fazer um curso que coloque você em um dos melhores mercados do momento mas, ao mesmo tempo, não consiga acompanhar presencialmente, devido à sua rotina.

Atuação profissional

O profissional que forma no tecnólogo em Segurança da Informação terá diversas possibilidades de atuação no mercado, sabia? Afinal, cada vez mais os dados, sejam eles digitais ou físicos, estão ganhando mais importância.

E, com isso, os gestores estão sempre em busca de otimizar suas medidas de proteção. E é aí que o profissional formado no curso de Segurança da Informação vai atuar! Você poderá trabalhar com:

  • realização de auditorias para análise de protocolos de segurança;
  • fazer análise de riscos;
  • atuar em conjunto com outros profissionais para desenvolver projetos de redes seguras;
  • atuar com monitoramento de segurança da informação, tanto digital quanto físico;
  • realizar planejamento de atividades de contingência e recuperação de informações em casos de sinistros;
  • desenvolvimento de soluções focadas para segurança da informação, entre outros.
mulher computador
Atuação profissional na Segurança da Informação envolve proteger dados e sistemas contra ameaças digitais. Fonte: Shutterstock.

Salário Médio do profissional formado em Segurança da Informação

A média salarial de um especialista em Segurança da Informação, segundo o site Vagas, é de R$ 9.558. E, ainda, a média para o topo da carreira é de R$ 11.549. Valores bem atrativos, não é mesmo?

Escolhendo um curso de Segurança da Informação

E para poder contar com esse salário vantajoso e diversas oportunidades de empregos, é importante ter uma ótima qualificação. Isso será fundamental para você poder se destacar dos seus concorrentes em processos seletivos.

Mas, o que deve ser levado em consideração? Confira a seguir alguns pontos que vão ajudá-lo nessa escolha.

Cursos com um bom corpo docente

Um primeiro ponto é: cursos de Segurança da Informação de excelência são aqueles compostos por docentes experientes nesse mercado. Por isso, analise se a instituição tem profissionais que são experientes na sua área de atuação.

Afinal, com isso, os professores poderão ir além de questões técnicas e compartilhar suas experiências práticas, algo que seus concorrentes não terão. Isso poderá destacá-lo ainda mais, por exemplo, em um estágio e aumentar suas chances de contratação no futuro.

Veja também: E aí? Está gostando do post sobre o curso de Segurança de Informação? Então assista também ao vídeo que preparamos sobre o curso de Cibersegurança da Anhanguera. Não deixe de conferir!

Programas que facilitam sua entrada no mercado

Outro diferencial importante é buscar cursos de Segurança da Informação que tenham programas focados para ajudar os alunos a conseguirem entrar mais rapidamente em boas vagas na área de trabalho.

Por exemplo, aqui na Anhanguera, você pode contar com o Canal Conecta. Nele, você encontra mais de 400 mil oportunidades tanto de vagas de estágio quanto, também, de empregos, que ajudarão você a sair do seu curso já encaminhado para entrar com tudo nessa área.

Possibilidades de ensino EaD, presencial e híbrido

Lembra-se que falamos sobre as vantagens dos cursos EaD, presencial e, também, modelo híbrido? Pois é, as melhores instituições, sabendo que cada estudante possui uma demanda diferente, oferecerão as três possibilidades.

Com isso, você consegue escolher aquela que é mais adequada para a sua rotina, sem perder a possibilidade de ter uma boa formação. Isso mostra, também, o quanto a instituição está focada no melhor para o aluno.

Instituição renomada

E, claro, avalie a experiência e a reputação da instituição escolhida. Por exemplo, aqui na Anhanguera, você conta com a expertise de uma faculdade que já formou milhares de ótimos profissionais que hoje estão dominando o mercado!

A Academia Tech ajuda você a encontrar os melhores cursos na área de tecnologia!

Está em busca dos melhores cursos de tecnologia, seja Segurança da Informação, ou ainda decidindo-se por outros? Aqui na Academia Tech você encontra tudo que precisa para tomar sua decisão e começar sua formação.

Confira conteúdos atualizados e com as melhores dicas para sua área. Além disso, aqui você encontra teste vocacional para ajudar a direcionar sua decisão e, também, encontra os melhores cursos de tecnologia do mercado, com a excelência que só a Anhanguera pode proporcionar.

Não deixe mais seu futuro para depois! Inscreva-se na Faculdade de Segurança da informação da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual a função da Segurança da Informação?

A Segurança da Informação tem a função de garantir a integridade, confidencialidade, privacidade e não-repúdio de dados que estejam disponíveis tanto no formato físico quanto, também, no formato digital.

Por isso, os profissionais devem ter conhecimento sobre questões essenciais para garantir essas questões, dentro das boas práticas da área e prevenindo as principais ameaças que estão acontecendo no momento.

Quais são as três categorias de medidas de Segurança da Informação?

As medidas de Segurança da Informação podem ser divididas em:
Controles físicos, ou seja, todos os mecanismos relacionados com questões com aparelhos e dispositivos, redes, disponibilidade dos dados fora do ambiente digital, entre outros;

Controles técnicos, ou seja, todos aqueles relacionados com adesão de protocolos, soluções, plataformas de segurança, ferramentas e monitoramentos;

Controles organizacionais, ou seja, aquilo que é adotado na cultura da empresa e que impacta na segurança dos dados. Por exemplo, conjuntos de regras, treinamentos, estabelecimento de níveis de acesso, entre outros.

Quais são os três pilares da Segurança da Informação?

Todas as medidas adotadas em Segurança da Informação devem estar orientadas por três pilares essenciais:

1. Confidencialidade dos dados;

2. Integridade dos dados;

3. Disponibilidade dos dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima