Conhecer a diferença entre PHP e Javascript é um passo muito importante para quem está começando a aprender sobre tecnologia, mais especificamente sobre linguagens de programação. Ambas são amplamente utilizadas no dia a dia na área de tecnologia.
Elas fazem parte do desenvolvimento web, rodando tanto no servidor de hospedagem de um site quanto no navegador do usuário. Ou seja, neste momento, com certeza você está rodando uma dessas duas linguagens, sabia?
Mas o que são elas e quais as diferenças entre PHP e Javascript? Confira a seguir e tire suas dúvidas!
O que é PHP?
PHP é uma linguagem utilizada para desenvolvimento de aplicações web, principalmente para a criação de sites. O seu objetivo é, por meio de scripting (ou seja, interpretação de scripts), ajudar na conexão entre servidor e interface do usuário.
Por exemplo, quando você abriu essa página, vários elementos foram carregados: texto, ícones, links, entre outros. O comando para carregar o item a partir do servidor e apresentar para você veio de um código em PHP.
Como é uma linguagem de código aberto, pode ser amplamente utilizada e modificada pelos programadores sem maiores problemas. Ou seja, você consegue fazer melhorias constantes ao trabalhar com essa linguagem.
O que é Javascript?
O Javascript é uma linguagem que é executada diretamente no seu navegador web, que permite a você ver e acompanhar informações que sejam apresentadas de forma interativa e dinâmica nos sites.
Por exemplo, quando você abre um mapa e clica em um ponto para ver o que está naquele ponto de referência, está rodando algo que foi codificado em Javascript. Mas vale, até mesmo, para coisas mais simples, como acionar o botão “enviar” ao final de um questionário.
Quais as diferenças entre PHP e Javascript?
PHP e Javascript estão ambos presentes nas rotinas de quem trabalha com desenvolvimento web, mas cumprem funções distintas e, inclusive, atuam em locais diferentes. O PHP é utilizado no servidor de hospedagem, fazendo a comunicação entre ele e a interface que o usuário visualiza.
Já o Javascript roda no navegador, ou seja, está presente na máquina do usuário que está acessando o site ou aplicação. Mas não é apenas no local de ação que eles são diferentes.
O Javascript permite que o site tenha uma interface mais limpa, agradável e atraente para o usuário. Já o PHP é mais funcional, garantindo que o site rode adequadamente.
Entre outras palavras, o PHP está focado na parte operacional, ou seja, de execução de serviços, na parte que não é visível claramente para o usuário. Ele aciona serviços, oferece respostas e ajuda nas questões práticas de uma solução web.
Já o Javascript é a parte mais próxima do usuário, sendo a parte visível. Ela ajuda a entregar maior interatividade, uma melhor visibilidade e recursos visuais que tornem a navegação mais intuitiva e facilitada, facilitando a experiência do usuário.
Ou seja, ainda que elas não sejam idênticas, são complementares. Por isso, um bom desenvolvedor web precisa dominar as duas linguagens para saber trabalhá-las, seja sozinho, seja no trabalho em equipe.
Aprenda sobre PHP e Javascript e muito mais e se torne fera em linguagens de programação
Para entender mais sobre as diferenças entre PHP e Javascript e, também, para aprender mais sobre desenvolvimento web, conte com a Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera.
Aqui você encontra todas as informações, conteúdos e dicas, bem como cursos de formação para ajudar você a chegar preparado no mercado de trabalho. Conte com as graduações e tecnólogos focados para a área em que deseja atuar e aprender com quem é fera! Gostou? Então invista já no seu sonho de trabalhar na área de tecnologia!
Conheça os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!
Perguntas Frequentes
Tanto PHP quanto Javascript são linguagens de scripting, ou seja, elas não são iguais aquelas chamadas de “linguagens puras” (como Java ou C++). Elas cumprem a função de serem interpretadas em vez de compiladas.
Além disso, elas possuem demandas de mercado semelhantes, bem como também possuem classes e objetos semelhantes, o que aproxima as duas em seus pontos em comum.
Ambas são parecidas em suas funções e, por isso, o aprendizado delas tende a ser bem semelhante. Mas PHP, por ser uma linguagem já mais amplamente utilizada no mercado, tende a ter maior facilidade de aprendizado.
Mas JavaScript é simples de aprender e, portanto, é possível, inclusive, aproveitar o aprendizado para saber mais sobre as duas simultaneamente.
Para quem quer utilizar uma outra linguagem que seja semelhante ao Javascript, pode contar com o Dart. Essa é uma linguagem semelhante a C. Com isso, você consegue substituir o Javascript sem maiores problemas.
Ele é vantajoso, inclusive, porque permite eliminar alguns problemas que são muito comuns no código de Javascript. Mas ainda há muitas limitações de questões que só o JS resolve.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.