Conheça tudo sobre o Curso de Desenvolvimento Web

Com a expansão no desenvolvimento de soluções a partir da transformação digital, os profissionais especializados em Desenvolvimento Web. E por isso, especializar-se nessa área pode ser uma ótima oportunidade de inserir-se no mercado tech.

Se você ainda não tem muita certeza sobre qual área deseja se especializar, quanto mais souber sobre os cursos, maiores as chances de sucesso na sua escolha. E, por isso, separamos as principais informações sobre essa formação, que está sendo

Então aproveite e conheça tudo sobre o Curso de Desenvolvimento Web a seguir!

O que é a área de Desenvolvimento Web

A área de Desenvolvimento Web é um campo no qual os especialistas são responsáveis pela criação e manutenção de sites e aplicativos web. Eles atuam pegando projetos criados para uma solução e codifica-os, dando vida àquela ideia.

Por meio dela, é possível que usuários consigam interagir com conteúdo online. Por exemplo, você ter clicado em um link e chegado a essa página foi trabalho de um Desenvolvedor Web!

Esse processo foi realizado em conjunto com outros profissionais ligados com a área: designers, engenheiros de projetos, especialistas em experiência do usuário, para pensar em questões tais como:

  • Visual atraente;
  • Garantir a funcionalidade esperada para o site;
  • Proporcionar segurança para os dados que circulam ali;
  • Gerar um bom desempenho;
  • Melhorar os resultados do site na pesquisa orgânica nos motores de busca.
profissional ti
Desenvolvimento Web refere-se à criação e manutenção de sites e aplicações para internet, envolvendo programação, design e funcionalidade. Fonte: Shutterstock.

Algumas das funções que um Desenvolvedor Web realiza são:

  • Participação no brainstorming e planejamento de soluções web, com demais membros dos times;
  • Atuação com desenvolvimento Front-End;
  •  Atuação de desenvolvimento Back-End;
  • Gestão de Bancos de Dados;
  • Desenvolvimento de app mobile;
  • Manutenção de sites e portais;
  • Otimização de desempenho de sites e soluções;
  • Otimização de design responsivo;
  • Teste de soluções web.

Duração do curso

O curso de Desenvolvimento Web tem duração total de 4 semestres (2 anos). Ou seja, rapidamente você já pode dar o seu primeiro passo para mergulhar no mundo profissional.

Ele é mais ágil por ser feito na modalidade tecnólogo. Isso significa que todas as disciplinas são mais diretas ao ponto, preparando-o para sua atuação no mercado de trabalho. É mais intenso, mas não deixa nada a desejar em conteúdo em relação às graduações tradicionais.

Ao final, você terá um diploma válido de ensino superior, da mesma forma que outros alunos de bacharelados tradicionais, com a vantagem de ter concluído a formação em menor tempo!

Grade curricular

E não poderíamos falar tudo sobre o Curso de Desenvolvimento Web sem citar a grade curricular. Afinal, para muitos alunos, a afinidade com as disciplinas é um critério de escolha se o curso é realmente algo que seja do seu interesse ou não.

As disciplinas podem ser divididas em duas partes: uma primeira, introdutória no universo da tecnologia. Afinal, esse será o primeiro contato de muitas pessoas no tema.

Posteriormente, há as disciplinas específicas voltadas para a área de Desenvolvimento Web, quando você aprenderá as principais linguagens de programação utilizadas, conceitos, teorias e técnicas importantes sobre a área.

Vem com a gente e conheça mais sobre as principais disciplinas de cada fase.

Ciclo básico

Nesse primeiro momento, temos as disciplinas que praticamente são comuns em todos os cursos da área tech. Ou seja, será introduzido a questões como lógicas de programação, as linguagens básicas, como criar algoritmos e mais.

Nesse momento, o curso também proporciona algumas matérias que ajudarão não só na sua formação como um profissional mais completo, mas, também, potencializam seu crescimento pessoal.

Estão entre elas:

Ciclo específico

Com a base aprendida nesse primeiro momento, é hora de mergulhar mais no que fará, de fato, na sua carreira como Desenvolvedor Web. As disciplinas contemplam questões práticas e específicas que poderão abrir portas para as diferentes possibilidades de atuação profissional na área.

Estão entre as matérias dessa fase:

  • Modelagem de Banco de Dados;
  • Programação Web;
  • Segurança e Auditoria de Sistemas;
  • Interface e Usabilidade;
  • Desenvolvimento Responsivo;
  • Desenvolvimento em JavaScript;
  • Desenvolvimento de Sistemas de E-Commerce;
  • Análise e Modelagem de Sistemas.

Estágio e TCC

Além das disciplinas, faz parte da sua formação duas etapas fundamentais para torná-lo um profissional mais completo: realização do estágio e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O estágio é um momento importante, no qual você poderá, ainda durante seu aprendizado no curso, a ver na prática como funcionam as práticas no seu mercado de atuação. Por exemplo, poderá estar alocado em uma empresa de tecnologia, aprendendo como são feitos os processos de planejamento e produção de uma solução web.

E, claro, é um ótimo momento para começar o tão desejado e necessário networking. Seus colegas de trabalho e superiores poderão ser responsáveis por indicá-lo para outras oportunidades incríveis ou, então, até mesmo ser efetivado e já formar com um emprego em vista!

Outra etapa importante, presente na grade curricular, é o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Com ele, você demonstra que aprendeu tudo sobre a área e é um profissional apto para atuar no mercado.

Normalmente é indicado que você realize uma pesquisa sobre a área de Desenvolvimento Web ou, então, pode criar um projeto prático. Converse com o professor responsável sobre isso.

Projetos

Uma forma de potencializar seu processo de aperfeiçoamento profissional é ir testando, etapa a etapa, o seu conhecimento. Com as disciplinas de projetos, ao final de cada semestre, é possível fazer isso e ser avaliado pelos seus professores.

Uma vantagem, entre várias outras, é poder ter o feedback sobre o projeto criado e, também, sugestões de melhorias ou insights criativos. Afinal, a hora de não ter medo de ousar é durante sua formação!

Presencial ou EaD?

Outra questão importante a saber, já que envolverá o seu planejamento de tempo, é se o Curso de Desenvolvimento Web é realizado na modalidade presencial ou EaD. Na Anhanguera, você pode fazer sua formação 100% remota.

As vantagens desse modelo são várias. Estão entre elas:

  • Viabiliza a possibilidade de fazer a formação para quem trabalha, e, portanto, possui pouco tempo para deslocamento e precisa adequar seus estudos à sua rotina;
  • Permite que você escolha os melhores horários para estudar, de acordo com seu rendimento. É uma pessoa que absorve melhor os conteúdos à noite? Sem problema, acompanhe os conteúdos nesse horário;
  • Permite uma rotina mais flexível. Por exemplo, tem um compromisso que durará uma semana inteira? Sem problemas, compense os horários de estudo em outro momento;
  • Quer evitar deslocamentos nos horários de rush, fugindo do trânsito ou transporte público lotado? O remoto é a melhor opção para você!

Atuação profissional

Por mais que não esteja diretamente relacionado com o curso, é fundamental conhecer mais sobre a atuação profissional do Desenvolvedor Web, para saber se vale a pena investir, de fato, na formação.

Como hoje o mercado de criação de soluções web está ampliando consideravelmente, é possível atuar em diversos tipos de empresas, entre elas:

  • Criação de e-commerce;
  • Criação de sites para negócios;
  • Startups;
  • Empresas de tecnologia;
  • Consultorias;
  • Instituições financeiras;
  • Abrir seu próprio negócio.

Dentro do Desenvolvimento Web, você pode atuar com diversas funções. Vamos conhecer as principais a seguir.

Desenvolvedor Front-End

Uma possibilidade de atuação para o Desenvolvedor Web é atuar como Front-End, ou seja, cuida da parte visível de uma solução. Isso envolve questões relacionadas com concepção e programação de layout, imagens, botões de menus, tipos de fonte, hierarquia do site, entre outros pontos. Ou seja, ele cuida de toda a parte que o usuário interage no dia a dia.

Desenvolvedor Back-End

O Desenvolvedor Web pode atuar, também, como Back-End, ou seja, cuida de todas as questões que estão por trás do que o público interage. Ou seja, é toda a parte de codificação de um site ou software e dos bancos de dados, que carregam as informações de uma solução.

Desenvolvedor de App Mobile

Outra função que essa pessoa pode exercer é o desenvolvimento de App Mobile. Com o aumento no uso de dispositivos mobile, há um escalonamento de demandas para criação de soluções. Você pode atuar, inclusive, criando um negócio desenvolvendo uma solução inovadora. Muitas startups de sucesso atualmente começaram assim.

pessoas
O Desenvolvedor Web pode trabalhar com o desenvolvimento de App Mobile. Fonte: Shutterstock.

Experiência do usuário

Uma função essencial hoje é a de especialista em experiência do usuário. Esse profissional é responsável por cuidar não só que a solução seja funcional, mas que ela consiga atender às expectativas do usuário sobre ser agradável, acessível e intuitiva.

É um profissional que atua não só com questões técnicas, mas realiza pesquisas de opinião com público-alvo para identificar opiniões, tendências e eventuais erros que precisam ser corrigidos.

Tester

E, também, a função de tester é uma das possibilidades de atuação para o especialista em Desenvolvimento Web. Neste caso, a pessoa será responsável por testar a solução e identificar se está tudo certo com ela nos seguintes aspectos:

  • Experiência do usuário;
  • Usabilidade;
  • Coerência lógica (por exemplo, se clicar no botão “concluir compra” vai direcionar, de fato, para a etapa de pagamento em um e-commerce);
  • Design;
  • Bugs;
  • Brechas de vulnerabilidade;
  •  Acessibilidade, entre outros pontos.

Salário médio do profissional

Essa é a informação que muitos estudantes e pessoas que estão em busca de mudar de área de atuação mais se perguntam: afinal, o salário é atrativo? E, por isso, separamos as remunerações médias dentro de algumas das principais funções que você pode exercer. Confira:

  • Desenvolvedor App Mobile: R$ 10.266*;
  • Desenvolvimento Front-End: R$ 5.300*;
  • Desenvolvimento Back-End: R$ 7.768*;
  • Tester: R$ 7.383*;
  • Especialista em User Experience: 28.288*.

Escolhendo um Curso de Desenvolvimento Web

Até aqui, em nossa jornada para saber tudo sobre o Curso de Desenvolvimento Web, você já deve estar interessado em começar a sua formação e dar o primeiro passo para uma carreira de sucesso, não é mesmo?

Então, que tal saber mais sobre quais critérios devem ser analisados para escolher a melhor formação? Vem com a gente, que separamos os principais pontos a serem observados.

Experiência dos professores

Aprender com quem já tem uma grande experiência no mercado vai além de dominar questões técnicas: é, também, ter a oportunidade de ouvir como a pessoa passou por situações que você encontrará em sua trajetória profissional.

Esse conhecimento poderá ser crucial para lidar com problemas que poderão aparecer e estar preparado para os grandes desafios de uma das áreas mais promissoras da tecnologia. Isso poderá destacá-lo no mercado profissional.

Grade curricular atualizada

O Desenvolvimento Web é uma das áreas mais impactadas pelas grandes transformações dentro da Tecnologia da Informação. Novas potencialidades são incorporadas nas soluções todo o tempo, desde uma linguagem de programação nova a uma funcionalidade que poderá potencializar a experiência do usuário.

Por isso, a grade curricular nessa área precisa estar sempre atualizada, contemplando as tendências do momento, novas funcionalidades e questões que serão solicitadas pelos seus futuros empregadores nas vagas abertas.

Com isso, você sai já preparado para dominar o mercado, sem maiores problemas.

Apoio para entrada no mercado de trabalho

Por ser um mercado aquecido, não é difícil conseguir uma boa oportunidade no mercado de Desenvolvimento Web. Mas, e se você puder começar sua jornada com um estágio ou trabalho em grandes empresas da área?

pessoas computador
Mercado de trabalho: dinâmico e em constante evolução, especialmente em áreas como tecnologia e saúde. Fonte: Shutterstock.

As melhores instituições vão trazer programas de estágio e emprego, com convênio com grandes players do mercado, que abrirão portas incríveis para sua carreira. Além disso, vão ajudá-lo a como se posicionar, criar um bom currículo e passar etapa a etapa nos processos seletivos dessas empresas e facilitar sua aprovação.

Suporte ao estudante

Em um curso intensivo, ter um bom suporte será essencial para tirar suas dúvidas quanto antes. E as melhores instituições de ensino superior terão uma infraestrutura de apoio capaz de proporcionar seu crescimento profissional.

Isso passa tanto por ter monitores ao seu lado, para tirar dúvidas, ajudá-lo com insights interessantes e garantir que estará seguro no seu aprendizado quanto, também, implementarão medidas de avaliação continuada, para testar passo a passo do seu processo.

Experiência no ensino superior

E, claro, quem já atua há muito tempo nesse mercado, atuando com excelência na educação, consegue alavancar seu nome. Ter um nome forte no seu currículo chama a atenção dos contratantes e impulsiona sua contratação.

Afinal, eles reconhecem que a instituição investe em todos os pontos que listamos anteriormente e que você é um profissional com forte potencial de sucesso.

Venha para a Anhanguera e faça seu curso de Desenvolvimento Web!

Agora que você sabe tudo sobre o curso de Desenvolvimento Web, não perca mais tempo! Entre em um mercado que está solicitando profissionais especializados: e a vaga dos sonhos pode ser sua!

Com a Anhanguera, você conta com um corpo docente altamente especializado, infraestrutura de ponta, apoio para todas as etapas da sua jornada e possibilidade de ter uma formação com avaliação continuada ao longo de sua jornada.

Aproveite agora e faça sua inscrição no curso de Desenvolvimento Web!

* Fonte: Glassdoor. Os valores podem mudar ao longo do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima