O que faz um Desenvolvedor Web? Confira 6 atribuições desse especialista!

desenvolvedor web

Você sabe o que faz um Desenvolvedor Web? Este é um profissional que está cada vez mais em alta, principalmente, pelo aumento do volume de soluções voltadas para internet que surgiram com a aceleração da transformação digital, ou seja, a entrada de mais negócios no ambiente online.

Se você tem interesse em aproveitar esse boom e começar a trabalhar essa área, é importante conhecer, também, quais serão as principais funções que você encontrará ao trabalhar nessa área.

Para ajudar nesse conhecimento, separamos a seguir as 6 principais que esse especialista pode ter no dia a dia.

1. Participação no brainstorming e briefing

Uma das funções do desenvolvedor web que ele deve estar atento, mesmo que não esteja necessariamente diretamente atrelado com suas funções, é estar presente nas reuniões para brainstorming e briefing para concepção da solução.

No brainstorming, os envolvidos sentam-se e fazem uma verdadeira “chuva de ideias” para conseguir identificar de que forma é possível solucionar um problema com uma solução, quais funções ele deve ter, entre outros. É o momento no qual analisa-se o que pode funcionar e o que não, até chegar a uma decisão final.

reuniao desenvolvedores
O Desenvolvedor web deve participar no brainstorming e briefing. Fonte: Shutterstock.

Já o briefing, é o momento de colocar no papel tudo que foi decidido na reunião e definir todos os requisitos que a solução web deve ter e quais problemas ele deve resolver. Isso orientará a parte prática do desenvolvedor.

Mesmo que essa seja uma etapa na qual devam estar envolvidos, diretamente, os planejadores, gestores e clientes, é importante que ele esteja presente para acompanhar as discussões e dar suas sugestões.

2. Desenvolvedor front-end

Outra possibilidade de função para o desenvolvedor web é trabalhar na parte de desenvolvimento front-end. Mas o que significa isso?

O front-end é a parte visível, ou seja, aquilo que o usuário interage no dia a dia. Vamos a um exemplo para que fique mais claro para você. Pense neste blog, no qual está lendo este artigo agora. O layout, as imagens, os botões de menus, entre outros pontos com os quais está interagindo. Tudo isso é front-end.

Ou seja, uma das funções que o desenvolvedor web pode fazer é cuidar de toda a parte gráfica de uma solução web. Ou seja, ele vai cuidar de layout, escolha de fontes, formatação de menus e rodapés, cabeçalhos de página, entre outros.

Nessa parte, o profissional deve ser especialista nas linguagens HTML, Java e CSS.

3. Desenvolvedor back-end

Outra função importante do desenvolvedor web e que ele pode realizar de forma exclusiva ou, então, em conjunto com o front-end, é o desenvolvimento back-end. E vamos entender melhor o que é isso.

Se o front-end diz respeito a tudo aquilo que está, de fato, visível para o usuário, o back-end, em contrapartida, é toda a base utilizada para a parte de codificação de um site ou software. Ou seja, a pessoa codifica tudo que estará na página e que não é visto por quem está acessando.

Esses profissionais devem dominar linguagens como SQL, MySQL e PostgreSQL, que fornecem a base de códigos para o desenvolvimento da solução web.

4. Gestão de bancos de dados

Voltemos ao exemplo desse site: você está vendo ele pronto, com o texto, imagens, botões, entre outras informações importantes. Além dos códigos que determinam seu funcionamento e a parte gráfica, ele também precisa que essas informações presentes estejam armazenadas em outro lugar e sejam “puxadas” quando você, usuário, acessa.

E como isso acontece? Essas informações ficam nos “bancos de dados”. E é função do desenvolvedor web gerenciá-lo para que, nesse nosso exemplo, o site funcione adequadamente.

No banco de dados, são armazenados itens importantes para que o site carregue: todas as imagens, textos, arquivos, vídeos, fotos estarão lá para dar suporte. Por isso, é função também do desenvolvedor web gerenciar para que ele funcione adequadamente.

5. Concepção de interface

Ok, vamos entender primeiro o que é o conceito de interface. Estamos falando de uma fronteira que conecta duas entidades. Agora vamos traduzir o que isso representa. A interface conecta o usuário à solução em si, ou seja, a parte de códigos, não visível para nós.

Como a pessoa não possui conhecimento técnico para interagir com os códigos em si, a interface gráfica cumpre esse papel de conectar a pessoa à solução em si. E por isso, o desenvolvedor web precisa estar atento a essas questões.

interface-web-desenvolvedor
O Desenvolvedor web deve estar atento à concepção de interface. Fonte: Shutterstock.

Ele pode trabalhar junto com o designer para web para criar uma concepção de interface. O trabalho conjunto aqui poderá ser fundamental para que a solução (por exemplo, um site) funcione de forma adequada.

Muitas vezes, o próprio desenvolvedor web poderá ficar responsável por conceber, também, a interface. Então é importante ficar atento para essas questões também e não deixar enferrujar a parte de design. Afinal, vai que você cai em um projeto em que precise atuar nisso também, não é mesmo?

6. Tester

E, por fim, uma outra função muito importante do desenvolvedor web é a de tester. Ou seja, ser a pessoa responsável por, após a finalização da produção, testar se está tudo certo com ela.

Ele será responsável por avaliar diversas partes do que foi desenvolvido, considerando questões tais como:

  • experiência do usuário;
  • bugs;
  • brechas de vulnerabilidade;
  • acessibilidade;
  • facilidade para realizar as ações necessárias dentro da solução, entre outros.
teste desenvolvedor
Uma função interessante do Deselvolvedor Web é a de tester. Fonte: Shutterstock.

Saiba mais sobre carreiras como Desenvolvedor Web junto com a Academia Tech

Quer se tornar Desenvolvedor Web? A Academia Tech ajuda você em todos os passos nessa jornada. E se ainda considera outras carreiras, sem problemas: se é com tecnologia, estamos juntos!

Aqui você encontra todas as informações sobre os melhores cursos, formados pelo melhor corpo docente e com grande experiência na área de tecnologia nas melhores empresas de big tech do mercado.

E não para por aí! Também encontra trilhas de aprendizado que vão ajudá-lo a complementar os seus aprendizados, além de artigos em nosso blog com tudo que precisa saber sobre a área.

Não deixe sua carreira como Desenvolvedor esperando! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular online da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que é necessário para se tornar um Desenvolvedor Web?

Para tornar-se um Desenvolvedor Web, é importante ter conhecimento sobre linguagens de programação importantes para essa área, como as de marcação (HTML, CSS e JavaScript) e as linguagens de servidor (PHP, Python e Ruby).

Além disso, ele também precisa desenvolver soft skills que ajudam no dia a dia do seu trabalho. Estão entre eles boa capacidade de comunicação, trabalho analítico, atenção para identificar vulnerabilidades, saber trabalhar em equipe e estar sempre se atualizando em relação às tendências do mercado.

Onde um Desenvolvedor Web pode trabalhar?

As possibilidades de atuação de um Desenvolvedor Web são diversas. Eles normalmente trabalham em escritórios e empresas, para criação de soluções web que atendam interesses deles e gerenciar essas soluções (por exemplo, criação de e-commerce).

Além disso, você pode trabalhar de forma independente, criando uma empresa de desenvolvimento web para projetos pontuais e específicos, o que garante uma maior autonomia para seu negócio.

Quais linguagens um Desenvolvedor Web precisa dominar?

Dentro do Desenvolvimento Web, temos algumas linguagens que são mais utilizadas em comparação com outras e, portanto, é importante que esses profissionais conheçam bem sobre elas.

Estão entre elas as linguagens de marcação (HTML, CSS e JavaScript) e as linguagens de servidor (PHP, Python e Ruby).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima