O que é PHP? Entenda rapidamente e veja exemplos de aplicação!

mulher-php

Saber o que é PHP e outras linguagens de script é fundamental para os profissionais que estão em busca de entrar na carreira de desenvolvedor web. Esse tipo de conhecimento pode abrir portas para boas oportunidades no futuro.

Essa linguagem é muito utilizada, inclusive, por gigantes do mercado (como Facebook, Yahoo, Wikipedia e outras) e quanto mais você souber sobre ela, maiores as chances de ter mais sucesso em sua carreira.

Saiba tudo que precisa sobre o assunto a seguir!

O que é PHP?

Vamos começar entendendo o que é PHP. Essa é uma linguagem de programação que os desenvolvedores utilizam na hora de criar um site para a web.

Para entender melhor: muitas linguagens de programação são voltadas para alguns fins específicos. Nesse caso, o PHP é o que permite que o desenvolvedor web consiga gerar a conexão entre servidores e interface, que é a parte na qual o usuário tem acesso.

O PHP é uma linguagem de programação utilizada para criar um site para a web. Fonte: Shutterstock.

Este é um código aberto e, por isso, tornou-se muito mais fácil de se tornar popular. Uma linguagem de programação de código aberto pode ser alterada e otimizada por especialistas da área.

Quando é indicado utilizar PHP?

Além de saber o que é PHP, é importante saber sua função e como é possível utilizá-lo. Para isso, é importante saber como funciona um site.

Quando você acessa um site, tem acesso à interface dele. Quando você clica para abrir uma nova página, é enviada uma solicitação para um servidor, que envia as informações para a abertura.

Essa comunicação entre a interface e o servidor é feita por meio da linguagem de programação PHP. Por meio dos comandos criados pelo desenvolvedor web, essa ação é realizada.

O PHP é indicado sempre que há a necessidade de conectar servidores e usuários por meio da interface. Ou seja, nas seguintes situações:

  • criação de sites: por ser uma linguagem mais simples e ser de código aberto, é possível utilizá-la para gerar a comunicação entre servidor e interface. Por ser mais leve, também ajuda em um carregamento mais rápido das páginas;
  • plugins no WordPress: utilizado hoje na criação de sites, o WordPress conta, também, com plugins que ajuda a facilitar a utilização e otimizar o funcionamento do site. Da mesma forma, estabelece uma melhor experiência, sem pesar o site;
  • e-commerce: as plataformas para vendas online também contam com o PHP para facilitar o acesso aos servidores e ter maior facilidade para fazer o upload de fotos e vídeos e outros conteúdos sobre os produtos comercializados.
O PHP é utilizado para a comunicação entre a interface e o servidor, sendo bastante utilizado para a criação de sites, plugins no WordPress e e-commerce. Fonte: Shutterstock.

Quais as vantagens de utilizar PHP?

O PHP é uma das linguagens de programação mais utilizadas na construção de sites, justamente, por ser bastante vantajoso tanto para as rotinas dos desenvolvedores web quanto para promover experiência do usuário.

Facilidade no aprendizado

Um dos motivos pelos quais ele é bastante utilizado é pela facilidade de saber o que é PHP é a facilidade no aprendizado. Entre as linguagens possíveis para essas funções, o PHP é uma das mais tranquilas de aprender.

Além disso, por ser uma linguagem de código aberto, há uma comunidade forte que busca ajudar nas melhorias, redução de bugs e vulnerabilidades em fóruns online e locais para discussões sobre o assunto.

homem-e-mulher-programando-
A PHP é uma linguagem bem fácil de aprender, além de ser aberta para qualquer um fazer modificações. Fonte: Shutterstock.

Outro ponto é que, por ser uma linguagem mais popularizada, você consegue ter o complemento do seu uso por meio de trilhas de aprendizado, com material atualizado e de qualidade feito por profissionais experientes na área.

Possibilidade de melhoria do código

Como é uma linguagem de código aberto, tanto você quanto outros profissionais de desenvolvimento podem realizar melhorias no seu uso. Com isso, você consegue ter facilidade no uso com correção de bugs e vulnerabilidades. Mas não para por aí.

Muitos desenvolvedores web trabalham de forma autônoma e, por isso, é importante conseguir ter formas de reduzir custos no dia a dia. O uso de uma linguagem de código aberto ajuda nisso, sem a necessidade de pagar pela licença do seu uso.

Não pesa o site

Como o uso dele não pesa no site, o tempo de carregamento não é afetado quando há o uso do PHP. Com isso, o site não é penalizado pelos buscadores.

O Google e outros buscadores reduzem a importância de um site se ele demorar demais para carregar, pois isso pode afastar o usuário do espaço. Com isso, o site cai em posições na pesquisa orgânica.

Por isso, usar o PHP pode ajudar, inclusive, a trabalhar as técnicas de SEO e potencializar resultados dos seus projetos.

Maior compatibilidade

Outra vantagem ao saber o que é PHP e implementá-lo é ele ser compatível com os bancos de dados com quem ele se comunica, facilitando o acesso às informações que devem ser acessadas para que o site possa carregar tranquilamente.

Ele é compatível com:

  • Oracle;
  • SQL;
  • Interbase, entre outros.

Eficiência

Todos os pontos que listamos estão relacionados, em alguma medida, com a eficiência proporcionada com o uso da linguagem. E isso é fundamental no contexto de transformação digital.

Isso porque os sites precisam rodar bem para serem bem ranqueados na hora da pesquisa, além de proporcionar uma melhor experiência para o usuário – algo desejado pelos seus futuros clientes ou contratantes.

A Academia Tech ajuda você a aprender o que é PHP e outras linguagens de programação

Saber que o PHP é uma linguagem de programação essencial para os profissionais que querem começar a atuar com desenvolvimento web. Para conhecer mais sobre ele e sobre outras possibilidades de atuação, invista em capacitação profissional.

A Academia Tech, hub de tecnologia da Anhanguera, traz todos os cursos que você precisa para começar e consolidar uma carreira de sucesso nessa área. Você encontra possibilidade de formação para as mais diferentes áreas e sair preparado para arrasar na sua carreira.

Conte com currículos atualizados, professores que já trabalharam nas melhores big techs do mundo e uma formação de excelência, ajudando você a ter o melhor para sua carreira. E, também, já consegue ser encaminhado para as melhores oportunidades do mercado.

Comece sua carreira na área tech! Conheça os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quais empresas usam PHP?

Algumas das maiores empresas do mundo utilizam PHP internamente. Estão entre elas: Facebook, Slack, BlaBlaCar, Delivery Hero, Wikipedia, entre outros.

Isso mostra como é uma linguagem de programação robusta, eficiente e bastante popularizada. Com esse conhecimento, você pode ter boas oportunidades de carreira.

O que pode substituir o PHP?

O PHP é uma linguagem de script que é vantajosa para diversas situações. Em outras, o Python pode ser uma boa substituição, por ter um bom suporte de bibliotecas.

Ele também permite que você utilize frameworks que ajudam nas ações, como o Django e Flask. Permite uma atuação segura e escalável.

Quais são as principais características da linguagem PHP?

O PHP é conhecido, principalmente, por ser uma linguagem Open Source, ou seja, você pode utilizá-la sem precisar pagar licença para isso.

Outras características da linguagem PHP são uma sintaxe mais simples, uma comunidade ampla de desenvolvedores e ser uma das linguagens mais requisitadas no mercado atualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima