Engenharia de Software ou Sistemas de Informação? Descubra a faculdade ideal para você!

mulher dados

Qual a melhor possibilidade de formação para quem quer entrar na área de tecnologia: Engenharia de Software ou Sistemas de Informação? Ambas são áreas com forte potencial de crescimento no número de vagas nos próximos anos.

A escolha só pode ser feita se você estiver munido de todas as informações e conseguir comparar as duas opções. Aqui no Academia Tech, você confere todas as informações sobre o assunto para uma escolha direcionada ao sucesso.

Vem com a gente e saiba mais sobre o tema!

O que é a Engenharia de Software?

A Engenharia de Software é uma área voltada ao desenvolvimento, operação e monitoramento de softwares, focando especialmente nos processos de como produzir soluções de forma eficaz, escalável e racional.

mulher dados
Engenharia de Software é a disciplina que se dedica à criação e manutenção de sistemas de software de forma sistemática e eficiente. Fonte: Shutterstock.

O que é Sistemas de Informação?

Sistemas de Informação é uma área voltada à criação, gerenciamento e monitoramento de processos relacionados com coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados, para poderem se transformar em informações que poderão ser utilizadas de forma inteligente posteriormente.

Diferenças entre Engenharia de Software e Sistemas de Informação

E para escolher entre Engenharia de Software ou Sistemas de Informação, é fundamental entender as diferenças entre eles. Separamos os principais pontos que vão ajudar nisso a seguir.

Tempo de duração

Um primeiro ponto de diferença entre os dois cursos é o tempo de duração:

  • Engenharia de Software: o curso possui duração de 10 semestres (5 anos), seguindo o padrão dos cursos de engenharia tradicionais.
  • Sistemas de Informação: o curso é feito na modalidade bacharelado, com duração de 7 a 8 semestres (3 anos e meio a 4 anos), estando dentro da média tradicional dos cursos nesse modelo.

Direcionamento do curso

Além disso, o direcionamento do curso, ou seja, qual o caminho da preparação para o mercado de trabalho, também tem suas diferenças. São elas:

  • Engenharia de Software: o curso de Engenharia de Software é voltado para otimização operacional e resolução de problemas. Por isso, além dos conhecimentos sobre desenvolvimento de soluções, o aluno também é direcionado a aprender mais sobre questões de gerenciamento, eficiência, economia de recursos e mais.
  • Sistemas de Informação: o curso de Sistemas de Informação é voltado para solução de problemas relacionados com dados, para poderem ser utilizados de forma estratégica pelas organizações (sejam elas empresariais, governamentais, entidades de pesquisa, entre outros).

Abordagem

Outro ponto é entender, também, quais são as abordagens que cada um dos cursos possui e que influenciarão na sua atividade profissional entre Engenharia de Software ou Sistemas de Informação. Estão entre elas:

  • Engenharia de Software: as atividades são mais voltadas a funções de gerenciamento, organização, estruturação e planejamento. A abordagem permite que os futuros profissionais possam atuar com análise e gerenciamento de recursos, gestão de tempo, planejamento de metodologias para cada tipo de projeto, viabilizando as formas de como realizar um desenvolvimento eficiente, seguro e sem desperdícios, cumprindo os prazos esperados.
  • Sistemas de Informação: o curso prepara o aluno para aplicação de recursos, criação de soluções e gerenciamento de bancos de dados, proporcionando que possam ser armazenados, tratados e analisados, sendo utilizados, por exemplo, por outros especialistas (como analistas e cientistas de dados).

Grade curricular e estrutura do curso

E, também, outro ponto que merece atenção para você conhecer as diferenças entre Engenharia de Software e Sistemas de Informação é, também, como é a estrutura do curso e as principais disciplinas que você verá. São elas:

  • Engenharia de Software: o curso possui a estrutura semelhante a dos cursos de engenharia tradicionais, ou seja, com divisão entre ciclo básico (com matérias que são comuns nessa área, como cálculo, álgebra, física, entre outros) e, posteriormente, disciplinas específicas. Algumas das principais são: Gerenciamento e Qualidade de Software, Modelagem de Dados, Engenharia de Requisitos, Frameworks para Desenvolvimento de Software, Infraestrutura Ágil, entre outras.
  • Sistemas de Informação: o curso começa com conhecimentos introdutórios sobre a área de programação e tecnologia e, posteriormente, aprofunda em questões relacionadas com a atuação profissional, entre elas: Auditoria de Sistemas, Gerenciamento e Desenvolvimento de Bancos de Dados, Desenvolvimento de Business Intelligence, entre outras.
programador
A grade curricular e a estrutura do curso de Engenharia de Software e Sistemas de Informação variam, mas ambos focam em tecnologia da informação. Fonte: Shutterstock.

Perfil para cada curso

Outro ponto que vale a pena estar atento é, também, o perfil que está mais alinhado com cada um dos cursos e atuações profissionais. E nós separamos a seguir as principais informações sobre cada uma delas e veja qual é a melhor opção para suas decisões de carreira!

Perfil de estudante de Engenharia de Software

O estudante e futuro especialista em Engenharia de Software é uma pessoa que deve ter um perfil gerencial, focando em otimizar processos e articular os diferentes pontos do processo de produção de uma solução de forma eficiente.

Por isso, deve ser uma pessoa meticulosa, analítica, que esteja sempre se atualizando para conhecer mais sobre metodologias de desenvolvimento, frameworks mais adotados, entre outros pontos. E, também, saber ter uma boa capacidade de lidar com diferentes times e ter uma boa habilidade comunicacional.

Perfil do estudante de Sistemas de Informação

O estudante e futuro especialista em Sistemas de Informação é uma pessoa que deverá estar sempre antenada e atualizada sobre práticas do mercado de dados, pois esse é um tema cada vez mais em evolução. O direcionamento para o Data Driven nas organizações é um reflexo disso.

mulher computador
O estudante de Sistemas de Informação é apaixonado por tecnologia e busca compreender a interseção entre negócios e informática. Fonte: Shutterstock.

Outro ponto é que esse deverá ser um profissional resolutivo, inovador e criativo para conseguir proporcionar resolução de problemas de forma prática e eficiente, conforme as demandas do cliente ou da empresa.

Ainda que em outra dimensão, ele deverá também saber aplicar processos gerenciais no seu dia a dia, para otimização dos recursos utilizados na gestão dos bancos de dados e proporcionar maior eficácia e segurança nos processos.

Invista em uma informação excelente com a Anhanguera

Seja com o curso de Engenharia de Software ou Sistemas de Informação, você precisa escolher a melhor instituição para estar ao seu lado neste momento. E a Anhanguera é a sua melhor opção.

Conte com um corpo docente experiente na área e que dará todo o apoio e suporte em caso de dúvidas. Faça sua formação com uma infraestrutura de ponta, currículo atualizado e o Canal Conecta ajuda você, também, a encontrar suas primeiras oportunidades no mercado.

Faça sua inscrição no curso de Engenharia de Software ou Sistemas de Informação e comece já a preparação para uma carreira de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima