Curso de Front-end ou Back-end? Entenda qual escolher de acordo com seu perfil!

Quem está em busca de uma carreira na área de tecnologia pode se deparar com a escolha entre duas opções interessantes: curso de Front-end ou Back-end. Apesar de semelhantes em alguma medida, elas possuem diferenças que podem mudar completamente os rumos da sua carreira.

E como escolher qual delas é a mais indicada para sua trajetória? Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma delas e veja como fazer a melhor escolha segundo o seu perfil.

O que é Front-end?

Front-end é a área responsável pela parte que você interage quando está visualizando um site ou aplicação web. Quer ver um exemplo? Essa página! Ao visualizar esse texto, você está usufruindo da atividade de um profissional dessa área.

Eles são responsáveis por desenvolver toda a parte visual de um site ou aplicação. Isso inclui botões, ícones, como os conteúdos vão interagir entre eles, entre outros pontos. Ou seja, toda a parte gráfica de uma solução está relacionada com front-end.

front end
Front-end é a área responsável pela parte que você interage quando está visualizando um site ou aplicação web. Fonte: Shutterstock.

O que é Back-end?

Back-end é a área responsável pela “base” da aplicação, ou seja, tudo que está por trás daquilo que você está vendo e é responsável pelo funcionamento adequado da solução. Voltemos ao exemplo dessa página que está lendo nesse momento.

Quando você aciona o link, a sua página é carregada em um banco de dados ou servidor. E é preciso estabelecer uma comunicação adequada entre a aplicação e esses pontos de base. O papel de organizar isso é do especialista em Back-end.

programacao
Back-end é a área responsável pela “base” da aplicação, ou seja, tudo que está por trás daquilo que você está vendo e é responsável pelo funcionamento adequado da solução. Fonte: Shutterstock.

Quais as diferenças entre os cursos de Back-end e Front-end?

Como você viu, ambos trabalham sobre o mesmo produto (um site ou uma solução), mas em pontos diferentes do processo. Saber isso pode ajudá-lo a pensar em qual das duas opções é aquela que mais faz seus olhos brilharem ao pensar na sua carreira profissional.

Separamos as principais diferenças entre os cursos a seguir.

Direcionamento

A maneira como o curso é direcionado apresenta algumas diferenças. Saiba mais.

  • Back-end: o curso é mais direcionado para a configuração de bancos de dados e como estabelecer a comunicação entre esse ponto e o servidor. O direcionamento do curso é focado para questões relacionadas com funcionalidade. Ou seja, a solução precisa manter-se ativa, atender aos comandos solicitados, garantir que o usuário alcance o objetivo pretendido, entre outros pontos. O curso possui um direcionamento voltado para a prática, capacitando rapidamente o profissional para o mercado de trabalho.
  • Front-end: o curso é mais voltado para otimização da experiência do usuário por meio do design, atuando em colaboração com eles para criar a interface gráfica de projetos da web. E, para isso, a solução precisa contemplar questões tais como compatibilidade entre navegadores e sistemas operacionais, proporcionar sites responsivos e proporcionar uma experiência amigável e positiva para o usuário. O curso, tal como o de back-end, é também voltado para capacitar o profissional para a prática e, por isso, é um curso de curta duração.

Prática profissional

Na prática profissional, vemos algumas diferenças também relacionadas a essas duas áreas. Estão entre elas:

  • Back-end: o profissional trabalha com o gerenciamento do servidor, permitindo o processamento das solicitações dos usuários. Também é responsável por realizar a administração dos bancos de dados e proporcionar segurança para os dados que circulam ali. Além disso, também são responsáveis por garantir a escalabilidade dos bancos de dados e garantir que as informações possam ser recuperadas e gerenciadas eficientemente.
  • Front-end: o profissional trabalha de forma articulada com os times de design para criar uma experiência completa, positiva e acessível para o usuário. Faz todo o estudo e levantamento de como obter a melhor experiência visual para um site ou aplicação. Também garante que a interação do usuário com a interface funcione adequadamente e seja possível seguir um design padrão em todas as partes da aplicação.

Grade curricular

E, claro, como cada um atuará com um ponto distinto do processo de produção de uma solução, a grade curricular também possui suas diferenças:

  • Back-end: as disciplinas começam a partir dos fundamentos da programação, trazendo questões básicas que ajudarão a introduzi-lo no campo da tecnologia. Após passar essa fase, você verá questões técnicas que estão ligadas com aprofundamento nas funções que o especialista em back-end possui. Entre elas: Análise e Modelagem de Sistemas, Programação Web para Back-End, Repositório de Dados, Modelagem de Banco de Dados, entre outras.
  • Front-end: o formato começa de forma semelhante, introduzindo o aluno aos fundamentos da programação. Ao aprofundar nas questões específicas que o especialista em front-end trabalha no dia a dia, encontrará as seguintes disciplinas: Programação Web, Interface e Usabilidade, Tecnologias Web Service.

Linguagens de programação

Além de todos os pontos que listamos, ainda há outra diferença: as linguagens de programação que recebem maior foco durante sua formação. Afinal, como cada uma das áreas trabalha com questões específicas, é preciso aprofundar naquelas que estão mais alinhadas com as práticas do seu dia a dia.

  • Back-end: Python, Rails, Java, Swift.
  • Front-end: HTML, CSS, JavaScript, jQuery.

Perfil profissional e habilidades de especialistas em Front-end e Back-end

Além de todos esses pontos, conhecer as diferenças de perfil profissional entre essas carreiras ajuda também a escolher se deseja atuar como Front-end ou Back-end. Por isso, separamos as principais informações sobre o tema a seguir.

Front-end

São profissionais criativos, com uma afinidade grande com design. São detalhistas e sempre estão avaliando quais pontos estão evidenciando problemas de funcionalidade e resolvendo-os rapidamente.

Também possuem uma boa capacidade de empatia, sempre se colocando no lugar do usuário para proporcionar a melhor experiência possível para ele. Também precisam desenvolver uma boa capacidade de comunicação e trabalhar em equipe.

Back-end

São profissionais resolutivos, sempre em busca de identificar quais pontos podem causar problemas e como solucioná-los. Além disso, também possuem uma mentalidade voltada a promoção das melhores funcionalidades para os sistemas.

Eles devem conseguir se comunicar bem com os demais membros dos times e atuar de forma colaborativa com eles.

homem notebook
O Back-end é um profissional resolutivo, sempre em busca de identificar quais pontos podem causar problemas e como solucioná-los. Fonte: Shutterstock.

Faça sua formação em Front-end ou Back-end com a Anhanguera

Independentemente se a sua jornada será com Front-end ou Back-end, a Anhanguera está aqui para ajudá-lo a ter a melhor formação do mercado. Temos os melhores cursos na área de tecnologia.

Estamos sempre antenados com as principais tendências do mercado e trazendo um currículo atualizado, além de um corpo docente super experiente nessa área. E, claro, ainda ajudamos você a conseguir sua primeira oportunidade de trabalho com o Canal Conecta.Faça sua inscrição em um de nossos cursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima