Desenvolvimento Front-End: Saiba tudo sobre essa área de atuação e opções de cursos!

front-end

Neste momento, no qual você está acompanhando esse post em nosso blog, um profissional crucial teve um papel muito importante para tornar isso possível: o especialista em Desenvolvimento Front-End.

Suas funções são muito importantes para que possamos navegar na Internet, interagindo com as páginas e criando uma navegação mais interessante. E, por isso, conhecer tudo que esse profissional pode fazer é fundamental para decidir se essa é uma opção viável de trabalho para você dentro da TI.

Saiba tudo sobre Desenvolvimento Front-End e veja se essa é uma área que você deseja trabalhar, de fato! Confira mais a seguir.

O que é a área de Front-End

Em primeiro lugar, precisamos entender melhor o que é a área de Front-End. Quando falamos que, ao visualizar esse blog, você está usufruindo de um trabalho de um especialista dessa área, é porque o Desenvolvedor Front-End é o responsável por produzir a parte visual de um site ou aplicação.

Ou seja, o texto, botões, ícones, possibilidade de interagir com vídeos, clicar em um link, tudo isso foi feito por um especialista nessa área. Em outras palavras, ele é o responsável pelo desenvolvimento da interface gráfica de uma solução.

mulher programadora
A área de Front-End refere-se ao desenvolvimento e criação da interface visual e interativa de um website ou aplicativo, focando na experiência do usuário. Fonte: Shutterstock.

Ou seja, o Front-End é responsável, principalmente, pela aparência de um site, aplicativo mobile ou demais tipos de projetos web. E isso interfere diretamente na experiência do seu usuário final.

Diferença Front-End e Web Designer

Mas então, o Desenvolvedor Front-End trabalha com design? Não. A diferença entre ele e um Web Designer está, justamente, com o cerne do que utilizarão para seus respectivos trabalhos.

Um Dev Front-End utilizará a codificação por meio de linguagem de programação para criar a interface. Já um designer utilizará ferramentas gráficas para isso (por exemplo, softwares como o Photoshop) para fazer o desenho gráfico.

Diferença Front-End e Back-End

Outro termo bastante comum que você encontrará ao pesquisar sobre o assunto é o de Back-End. Mas quais as diferenças entre ele e o Dev Front-End? Ao pensar na denominação dos termos, fica mais fácil entender.

Um Desenvolvedor Front-End trabalha com a parte “frontal”, visível de um site. Ou seja, ele trabalha com as questões relacionadas com aquilo que é visível para o usuário, ou seja, a parte com a qual ele interage. Em um site, é o que você está vendo aqui agora. Em um aplicativo, é toda a parte de interface com a qual você aciona funções, transita entre páginas, entre outras possibilidades.

Já o Desenvolvedor Back-End trabalha com as questões de fundo que permitem a um site ou solução web funcionar. Ou seja, configura bancos de dados, permite a comunicação entre ele e o servidor de acordo com o acionamento do usuário, entre outras questões fundamentais. Ou seja, está “no fundo” do que você está interagindo no momento, em questões não-visíveis.

Diferença Front-End e Full Stack

E ainda temos uma outra atribuição! Pois é, você ainda poderá encontrar a possibilidade de ser um Desenvolvedor Full Stack. Este profissional pode atuar tanto como Desenvolvedor Front-End quanto Back-End, dominando ambas as áreas.

Duração do curso

Para poder trabalhar com Desenvolvimento Front-End, você deverá ter uma formação voltada para essa área. E, para isso, uma possibilidade é realizar a formação com um tecnólogo na área.

Esse modelo permite que você possa ter o seu diploma em mãos de forma mais ágil, com um curso mais prático, voltado para sua atuação no mercado de trabalho. Por isso, ele tem menos tempo de duração em comparação com os cursos tradicionais.

Um bacharelado, por exemplo, tem duração média de 8 semestres (4 anos). Já um tecnólogo dura, em média, entre 4 e 5 semestres (entre 2 anos a 2 anos e meio). Isso é ótimo, por exemplo, para quem tem necessidade de entrar rapidamente no mercado de trabalho.

E relaxe: seu diploma terá a mesma validade de uma pessoa formada no bacharelado tradicional. Ele vale também como uma certificação de que você se formou em um curso de ensino superior. Muito mais prático, não é mesmo?

Grade curricular

Outro ponto importante para saber tudo sobre Desenvolvimento Front-End é conhecer mais detalhes sobre o curso de formação. Afinal, isso poderá ser um grande diferencial para sua decisão se, de fato, essa é uma área que realmente interessa a você, não é mesmo?

Os cursos que capacitam você para trabalhar nessa área (por exemplo, o de Desenvolvimento Web) possuem uma grade curricular que devem ter algumas das disciplinas que verá a seguir.

Lógica Computacional

Antes de mergulhar no universo de Front-End, você precisa ter as bases necessárias para conseguir trabalhar com tecnologia nas demais disciplinas. E um primeiro passo é conhecer mais sobre lógica computacional.

Nessa disciplina, você entenderá os princípios que norteiam o ambiente de computação e que serão importantes na hora de programar e codificar as interfaces da sua solução web. Muita atenção nessa disciplina, pois ela será fundamental para sua formação e ter maior facilidade em outras etapas do seu curso.

Desenvolvimento nas Linguagens de Programação Voltadas para Front-End

Se você ainda não conhece muito sobre a área de TI, cabe uma informação importante: cada linguagem de programação se adapta melhor a um contexto específico. E em Front-End não é diferente.

No curso, você terá disciplinas que vão ajudá-lo a conhecer mais sobre as principais que são utilizadas neste contexto. Quando falamos de Front-End, estão entre elas:

programacao
No curso, a disciplina de Desenvolvimento nas Linguagens de Programação Voltadas para Front-End é fundamental para uma boa formação. Fonte: Shutterstock.

Desenvolvimento Responsivo

Hoje é menos comum que isso aconteça, mas talvez você tenha passado por isso em algum momento: já tentou abrir um site no seu smartphone e percebeu que ele não ficou bem configurado, como se ele abrisse bem apenas em um navegador em um computador?

Pois é, isso foi falha na criação de um design responsivo. E, por isso, essa é uma disciplina fundamental para quem vai trabalhar com Front-End. Nela, o futuro profissional aprenderá como trazer o conceito de responsividade para seus projetos.

Além de ajudar no que diz respeito a experiência do usuário, que não precisará ficar dando zoom in/zoom out ou tentando adequar a página à tela, esse ponto é considerado essencial para um bom ranqueamento de páginas nos buscadores.

Por exemplo, uma página web que não trabalha de forma responsiva (ou seja, que se adapte às diferentes telas) perde posições na busca orgânica, sendo superados por outras páginas. A queda de performance prejudica empresas e, consequentemente, gera uma insatisfação com o seu trabalho.

Interface e Usabilidade

Se estamos falando de uma área essencialmente voltada para a criação de interface que o usuário vai interagir com ela, é claro que teremos disciplinas voltadas, especificamente, para tratar de conceitos de interface e usabilidade.

Nela, você entenderá mais sobre princípios importantes que norteiam bons critérios de usabilidade e que promovam uma melhor experiência do usuário. E, também, que não gerem gargalos e dificuldades para que a pessoa possa utilizar a solução, facilitando a navegação.

Programação Web

Nessa disciplina, você aprofundará em todas as questões que estão envolvidas com a programação web, não se limitando somente a questões de Front-End. Mesmo que opte por especializar-se e atuar apenas com essa parte, fato é que será necessário interagir com profissionais de Back-End, Designers, entre outros.

Por isso, ter uma compreensão ampla e completa sobre Desenvolvimento Web pode ajudar a tornar-se um profissional mais completo.

Tecnologias Web Service

Fato é que hoje uma aplicação ou página web não atua mais sozinha: ela precisa se comunicar com outras plataformas e serviços. E é aí que entra a disciplina de Tecnologias Web Service.

Nela, você aprenderá os princípios de como conseguir gerar os processos de comunicação entre diferentes plataformas sem maiores problemas, garantindo uma melhor usabilidade e fluidez.

Atuação profissional

Agora que você sabe tudo sobre o curso de Front-End, é o momento de conhecer mais sobre o mercado e atuação profissional de quem se torna especialista nessa área. Isso ajuda você a decidir se, realmente, é seu desejo ter uma formação para trabalhar com isso.

Um profissional Front-End pode trabalhar em empresas de diferentes áreas, participando dos times de TI. Além de desenvolver o projeto de uma solução web, ele pode ficar de prontidão para resolver problemas de usabilidade, oferecer suporte e resolver problemas que apareçam.

Ele pode, também, participar de startups para criação de projetos disruptivos e inovadores, conquistando a atenção de investidores. Para quem gosta de possibilidades mais ousadas de atuação, essa é uma boa entrada no mercado de Front-End.

Além disso, é possível atuar como autônomo por projeto, ou seja, desenvolvendo uma solução específica por demanda. É uma opção interessante para quem gosta de manter a sua autonomia e quer ter seu próprio negócio.

Salário Médio do profissional formado em Desenvolvimento Front-End

E, claro, para saber tudo sobre Desenvolvimento Front-End, não poderia faltar uma das informações de maior interesse desses profissionais: a remuneração média. Afinal, você quer saber se essa é uma área que promoverá boa qualidade de vida, não é mesmo?

Segundo o site Salário, que reúne informações de remunerações de profissionais de todo o país, o ganho médio de um profissional de Front-End é de R$ 5.408,61, para uma jornada média de 42 horas semanais.

Cabe lembrar que esse valor pode variar com o tempo e outras variáveis (como região do país, nível de carreira, tipo de empresa que o contratou, entre outros).

programador
O salário de um profissional de Front-End é de R$ 5.408,61, para uma jornada média de 42 horas semanais. Fonte: Shutterstock.

Escolhendo um curso de Desenvolvimento Front-End

Ao chegar até aqui em nossa jornada, você sabe tudo sobre Desenvolvimento Front-End. Falta apenas uma informação essencial: como escolher a melhor instituição para sua formação, não é mesmo?

Afinal, se você quer ser um profissional bem-sucedido, essa escolha pesa bastante. Uma boa instituição é capaz de proporcionar não só o conhecimento necessário para se tornar fera no que pretende fazer, mas trazer aquela confiança importante para execução das suas atividades.

Separamos os principais pontos que merecem sua atenção. Veja a seguir.

  • Escolha faculdades que tenham experiência com formação de grandes profissionais: as instituições que possuem já um bom lastro sabem exatamente o que é necessário para formar grandes profissionais, desde a parte da concepção do currículo a todo o apoio para conseguir sua primeira vaga no mercado, incluindo suporte de monitores, material extra, aprendizagem dentro das metodologias mais avançadas do mercado, entre outras possibilidades;
  • Veja se o corpo docente é experiente na área: na área de tecnologia, não adianta dominar apenas as questões técnicas, pois muitas questões importantes serão aprendidas, justamente, na prática. Por isso, os professores que possuem ampla experiência no mercado conseguem passar um tipo de aprendizado que você não encontra tão facilmente em lugares nos quais os docentes não possuem a mesma experiência. Por isso, vale a pena avaliar se esses profissionais já passaram pelas grandes empresas do mercado ou se possuem uma boa experiência no mercado;
  • Programas de incentivo ao primeiro emprego e estágio: da mesma forma, para que você consiga dar seus primeiros passos em busca de uma melhor colocação no mercado, é importante ter o apoio da instituição para isso. As melhores terão programas que ajudarão você a entrar nas melhores empresas do mercado e conseguir o sonhado começo profissional. Por exemplo, a Anhanguera conta com o Canal Conecta, com mais de 40 mil vagas tanto para seu primeiro estágio quanto para emprego;
  •  Legado no mercado: a instituição é conhecida no mercado pela excelência de ensino? Então é um bom ponto a ser considerado. Afinal, os recrutadores olham esse ponto para identificar se você teve uma boa base e se chegará preparado para começar a atuar na área.

Vem com a Anhanguera e descubra tudo sobre Desenvolvimento Front-End

Gostou de saber tudo sobre Desenvolvimento Front-End? Então dê um passo a mais e mergulhe nesse universo incrível da Tecnologia com a Academia Tech, a hub da Anhanguera focada para a área que mais cresce no momento.

Com a gente, você descobre mais sobre formação, salário, tendências do mercado, entre outros pontos que serão fundamentais para fazer uma boa escolha para sua formação profissional. E tudo isso com a excelência que só a Anhanguera pode proporcionar para sua formação.

Então vem com a gente nessa jornada rumo ao sucesso na área tech!

Perguntas Frequentes

Quais os cursos que ajudam a pessoa a se tornar um Desenvolvedor Front-End?

Além do curso específico de tecnólogo para Desenvolvimento Front-End, você poderá aprender mais sobre a profissão nos cursos de Desenvolvimento Full-Stack, Desenvolvimento Web e em outras formações mais abrangentes na área de tecnologia.

Neste caso, estamos falando de cursos já tradicionais na área, como Engenharia da Computação e Ciências da Computação. Todas são ótimas opções para sua formação profissional.

Quais são as principais linguagens de programação aprendidas em Desenvolvimento Front-End?

Um bom profissional Front-End deve dominar algumas linguagens importantes que estão relacionadas com a sua formação. Estão entre elas o HTML, CSS, JavaScrpt, jQery, entre outras linguagens de marcação utilizadas para criar páginas web.

Além disso, a pessoa também deve dominar temas importantes, como design responsivo, documentação, controle de versão, testes, user experience, entre outras que interferem diretamente nas suas atividades.

Quais empresas contratam Desenvolvedores Front-End?

Com a transformação digital acelerada, hoje vemos todos os tipos de empresa, com os mais diferentes tamanhos, contratando Desenvolvedores Front-End. Isso acontece porque os negócios precisam de especialistas que desenvolvam soluções para sua presença digital e alcançar um maior público.

Por isso, esse é um profissional que encontra espaço tanto alocado em empresas de diferentes áreas quanto, também, em corporações voltadas para desenvolvimento web, startups e pode, inclusive, trabalhar com consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima