O que é CSS e para que serve?

css

Saber o que é CSS é um ponto importante para os profissionais que querem saber mais sobre linguagens de programação. Com isso, você consegue definir sobre quais gostará de trabalhar e especializar-se no assunto.

Pensando em ajudar você que quer ficar mais atualizado sobre o assunto, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Aproveite e tire suas dúvidas.

O que é CSS?

Comecemos falando o que é CSS. É a sigla para Cascading Style Sheets (em português, poderia ser traduzido para “Folha de Estilo em Cascatas”).

Ele é uma linguagem que auxilia a complementar linguagens de marcação (por exemplo, o HTML) e customizar as páginas. Mas vamos entender melhor como ele funciona a seguir.

programação
A CSS é uma linguagem que complementa linguagens de marcação e customiza as páginas. Fonte: Shutterstock.

Para o que serve CSS?

O CSS é bastante utilizado, por exemplo,para realizar uma melhor formatação estilística de uma página, atuando como uma complementação do HTML, que não foi criado para isso.

Suas possibilidades de uso são diversas. Uma das principais é para fazer a separação do texto das representações visuais de uma página.

ilustracao-programacao-
O CSS é muito importante para uma boa formatação estilística de uma página. Fonte: Shutterstock.

Também pode ser utilizado para alterar cor do texto e fundo de uma página e proporcionar um melhor espaçamento entre parágrafos. Ele é parte atuante importante para o desenvolvimento dos recursos de estilo.

Qual a importância do CSS?

O uso do CSS no desenvolvimento Web pode trazer uma série de vantagens e que poderão proporcionar melhores resultados no seu trabalho.

Em primeiro lugar, os sites com CSS fazem um carregamento mais bonito para quem está acessando, ajudando a proporcionar uma melhor experiência do usuário. Isso gera um maior tempo na página, reduzindo métricas de rejeição.

Isso é possível também com outras formas. Mas com CSS, você não precisa escrever os elementos repetidamente, facilitando o processo de desenvolvimento e evitando falhas que podem causar problemas na acessibilidade do site.

Além disso, ele também permite que você possa criar vários estilos em uma mesma página, potencializando as possibilidades de customização de uma página.

Também é possível utilizá-lo para criação de animações em um site, estilizar parágrafos, entre outras possibilidades.

homem-mexendo-computador-
A CSS permite uma melhor experiência do usuário e aumenta a possibilidade de customização de uma página. Fonte: Shutterstock.

Como aprender sobre CSS?

Para que você possa trabalhar com CSS, é fundamental que você aprenda mais sobre a linguagem e, principalmente, como ela pode proporcionar maior facilidade nas rotinas de desenvolvimento.

Veja também: Se você se interessa pela área da tecnologia, assista o vídeo que preparamos sobre o curso e a profissão de Análise de Sistemas. Não deixe de conferir!

Conte com o CSS para potencializar suas atividades de desenvolvimento Web: aprenda sobre ele na Academia Tech

Aprendeu o que é CSS? Ele é um importante aliado para suas atividades como desenvolvedor e pode trazer resultados significativos para seu dia a dia. Com o desenvolvimento de projetos mais esteticamente bonitos, é possível potencializar o seu portfólio.

Mas, para isso, você precisa ter um bom conhecimento sobre a linguagem e sobre as demais linguagens de marcação que o acompanham. Para isso, conte com as melhores escolas e cursos para aprender.

A Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera é o local ideal para você que quer ser o melhor profissional tech. Você encontra cursos de formação, complementares e trilhas de aprendizado e todo o apoio para conseguir a sua vaga dos sonhos.

E isso tudo com o conhecimento proporcionado pelos melhores profissionais, que estão alocados em grandes empresas de tecnologia.

Conheça os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera e comece a traçar sua trajetória profissional!

Perguntas Frequentes

Qual a vantagem de trabalhar com CSS?

O CSS tem uma grande vantagem: permitir automatizar o processo de escrever os códigos, já que não é preciso repetir alguns elementos individuais. Você consegue aplicar diversos estilos em uma página HTML e personalizar as opções sem precisar escrever cada uma das opções.

Com o código encurtado, você tem menos chances de errar e precisar corrigir um código extenso no final, facilitando seu trabalho.

Quais são os estilos de CSS?

O CSS possui três estilos que podem ser aplicados em projetos web. O primeiro é o estilo inline, no qual ele é aberto diretamente em uma tag de abertura dentro de um elemento na página HTML.

A segunda é o tipo incorporado, no qual você declara o elemento diretamente no head do documento HTML. Já o estilo externo é o mais recomendado e fica em um documento externo ao código HTML.

Como descobrir o CSS de um site?

Saber como encontrar o CSS de um site pode ajudar você em seus estudos e identificar padrões que podem ser incorporados em sua rotina. Para isso, você pode acessar o código fonte do site.

A partir do que será apresentado, analise os códigos presentes na folha de estilo, que aparecerão no navegador. Você pode salvar o estilo, ao contar com a opção “salvar como…”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima