Pesquisa aponta que 84,9% de indústrias de médio e grande porte já são digitais

Pesquisa aponta que 84,9% de indústrias de médio e grande porte já são digitais

Um levantamento recente da PINTEC Semestral 2022, realizado pelo IBGE em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta que 84,9% das empresas industriais brasileiras com mais de 100 funcionários incorporaram ao menos uma forma de tecnologia digital avançada em seus processos. A pesquisa, que investigou o uso de tecnologias digitais avançadas, teletrabalho e cibersegurança, destaca a computação em nuvem como a tecnologia mais adotada, presente em 73,6% das empresas.

Dentre as tecnologias avaliadas, a internet das coisas foi utilizada por 48,6% das empresas, seguida pela robótica (27,7%), análise de big data (23,4%), manufatura aditiva (19,2%) e inteligência artificial (16,9%). O estudo revelou ainda que as indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos foram as que mais se destacaram na adoção dessas tecnologias.

O uso combinado de tecnologias digitais demonstrou ser uma tendência, com a maioria das empresas (31,5%) adotando duas tecnologias, embora apenas 3,7% tenham integrado todas as tecnologias investigadas. A análise setorial mostra que as áreas de administração e comercialização são as que mais se beneficiam da análise de big data, enquanto a computação em nuvem domina em quase todas as funções empresariais.

A pesquisa também trouxe insights sobre o teletrabalho, indicando que quase metade das empresas industriais adotou essa modalidade em algum nível, com destaque para os setores de fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, fabricação de bebidas e equipamentos de informática.

Além disso, a segurança da informação foi uma prioridade, com 82,5% das empresas implementando medidas como antivírus e controle de acesso à rede. O estudo ressalta ainda os desafios na adoção dessas tecnologias, como altos custos e falta de pessoal qualificado.

Com informações da Agência IBGE | Foto Freepik

💻Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima