Inteligência Artificial na educação: entenda como já é utilizada, e o que está por vir!

menina asiatica ai

Como a Inteligência Artificial pode impactar a educação? Ela hoje já faz parte das rotinas e tem sido uma importante aliada tanto dos professores quanto dos alunos e de todo o time pedagógico. E por isso, temos uma forte demanda de especialistas que estejam engajados em criar soluções e impulsionar ainda mais a transformação digital nessa área vital para a sociedade.

Mas como a Inteligência Artificial está presente na educação hoje? E o que podemos esperar para o futuro? E de que forma você pode fazer parte disso, caso decida se tornar um profissional especializado em desenvolver ferramentas e aplicações? Confira tudo que precisa saber sobre o tema a seguir!

O que é a Inteligência Artificial

Para entender a importância da Inteligência Artificial, precisamos começar a entender o que é, de fato, este termo. Ele é um conceito guarda-chuva, ou seja, que abarca diversas ferramentas, soluções e plataformas que atuam de forma muito semelhante a como funciona a inteligência humana.

Uso da Inteligência Artificial na educação

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente e ajudando diversas áreas da sociedade. Mas na educação, ela tem encontrado uma forte expressão e hoje já está bastante presente. E as possibilidades são diversas. Vamos conhecer quais delas já estão presentes no momento.

Criação de cronograma de estudos

A ideia de um ensino único, uniforme para todas as pessoas já caiu por terra faz tempo. Contudo, criar cronogramas de estudos que atendam às peculiaridades de cada pessoa pode demandar tempo e gerar algumas falhas até encontrar o formato certo para aquela pessoa.

Ferramentas de Inteligência Artificial conseguem, hoje, por meio de informações que os alunos apresentem, criar um cronograma de estudos que ajude ele no dia a dia. E, também, pode fazer adequações, caso a pessoa sinta que precisa mexer em algo.

Além disso, isso pode ser feito por meio de uma plataforma que registra o número de horas que o aluno está se dedicando. Caso ele não tenha conseguido estudar por uma semana, por motivos de saúde, a própria solução faz toda a adequação necessária para recalcular as rotas para a rotina do aluno.

Construção de planos de aula

Já para os professores, outro ponto que compromete o tempo deles no dia a dia e que já pode ser feito com auxílio de Inteligência Artificial é a construção de planos de aula. Os profissionais inserem quais são as temáticas do dia e o sistema ajuda a organizar ponto a ponto da aula.

professor tablet
A Inteligência Artificial é importante para a construção de planos de aula. Fonte: Shuttersstock.

Com isso, os professores podem se dedicar a outras atividades importantes, como rever os conteúdos, pensar em exercícios inovadores, priorizar atividades das metodologias ativas, entre outras possibilidades. Ganham os educadores e os alunos, que terão aulas com melhor qualidade.

Detecção de problemas de aprendizado

Principalmente para a primeira infância, a agilidade na detecção de problemas de aprendizado é fundamental. Isso ajuda a evitar comprometer a jornada da criança e do jovem e proporcionar um processo personalizado, de acordo com as demandas de cada um.

Afinal, sabemos que cada pessoa possui um ritmo de aprendizagem. E nos casos em que há uma maior dificuldade, os professores precisam realizar um acompanhamento mais próximo. A Inteligência Artificial, a partir das atividades realizadas, consegue detectar essas tendências.

A partir da sinalização por parte do sistema, o coordenador pedagógico pode, também, acionar os pais ou responsáveis pelo aluno. Isso é importante nos casos em que pode haver a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar (por exemplo, com neuropediatras, psicólogos, entre outros).

Possibilidade de personalização de conteúdos

Outra possibilidade, atualmente, é criar uma trilha de aprendizados personalizada, que esteja mais alinhada com as preferências e maior interesse do aluno. Por exemplo, enquanto um pode ter maior facilidade com conteúdos textuais, outros se adaptam melhor estudando com vídeos.

criancas tablet
A Inteligência Artificial aumenta a possibilidade de personalização de conteúdos. Fonte: Shutterstock.

A partir da forma como a pessoa interage com uma plataforma de ensino, por meio da Inteligência Artificial, ela identifica qual o perfil de preferência dela e define uma trilha mais atrativa. Isso ajuda a potencializar o interesse dele nos conteúdos e facilita a apreensão do conhecimento.

O futuro da educação com a Inteligência Artificial

Como você viu, a Inteligência Artificial na educação já é uma realidade e tem facilitado tanto a vida dos alunos quanto, também, dos professores. Mas e para o futuro, o que podemos esperar? Vamos ver algumas tendências que, inclusive, estão sendo desenvolvidas agora e precisam de especialistas para isso.

Uso da robótica para aprendizados

A robótica, muitas vezes, está intimamente ligada com a Inteligência Artificial. E ambas, trabalhando juntas, permite que os alunos possam potencializar ainda mais seus aprendizados e ter contatos com experiências enriquecedoras e diferenciadas para sua formação.

Novas possibilidades de avaliações

Um dos grandes debates recentes é o uso do Chat GPT no ensino, já que poderia tornar mais difícil a possibilidade de identificar plágios de conteúdos presentes na internet. Mas ao mesmo tempo, também pode trazer novas possibilidades tanto de uso da Inteligência Artificial gerativa para aprendizagem quanto, também, trazer novas possibilidades de avaliações criativas.

Realidade virtual

Imagine que seu aluno possa aprender sobre o Império Romano utilizando óculos de realidade virtual para andar pelas ruas de Roma naquele período? Ou, então, ver de perto alguns biomas, que não seria possível fazer na vida real. Uma experiência nova, não é mesmo?

crianca oculos
A realidade virtual pode ajudar muito o aprendizado. Fonte Shutterstock.

Mude o futuro da educação: conte com a Academia Tech para saber mais sobre Inteligência Artificial

A educação é o futuro e a Inteligência Artificial será sua grande parceira nesse momento de revolução tecnológica. Os profissionais que começarem a entrar nessa área terão grandes chances de sucesso no futuro.

Para isso, conte com a Academia Tech. Nós ajudamos você a entrar na área de tecnologia, estar preparado para atuar com Inteligência Artificial e ajudar a desenvolver soluções e inovações para a área de educação e, também, para outros setores interessantes da sociedade. Encontre os melhores cursos em nossa hub de tecnologia e esteja por dentro de todas as tendências e novidades da área.

Conheça os cursos na área de tecnologia que a Faculdade Anhanguera oferece!

Perguntas Frequentes

Quais os cuidados com o uso da Inteligência Artificial na educação?

Mesmo que o uso da Inteligência Artificial seja muito positivo tanto para professores quanto para aluno e toda a equipe pedagógica, também é importante identificar quais são os cuidados que devem ser tomados neste momento.

É importante pensar no uso ético, bem como desenvolver atividades que permitam aos alunos mostrarem seu aprendizado, ao mesmo tempo em que eles não possam burlar a proposta. Também é preciso ter cuidado com o uso crítico dessa tecnologia no dia a dia.

Como os professores podem agir com o uso da Inteligência Artificial na educação?

O uso da Inteligência Artificial na educação é um desafio para os professores. Fato é que essa tecnologia veio para ficar e é uma ótima oportunidade para que os educadores ajudem no letramento tecnológico deles, ensinando sobre uso ético, questionamentos e como ter um uso mais proveitoso dele.

Por isso, é importante que os próprios professores se eduquem quanto a essas questões e não tenham medo em se aprofundar sobre o uso da Inteligência Artificial no dia a dia.

Qual o objetivo da Inteligência Artificial na educação?

A Inteligência Artificial na educação é utilizada para diversos fins. Para os alunos, promove uma experiência atualizada, diversificada, personalizada e que proporciona um aprendizado único e que, realmente, fixe os conteúdos para ele.

Já para os professores, ajuda a pensar em novas possibilidades de avaliações e ensino de conteúdos, facilita processos de preparação de aulas e correção de atividades e pode ajudar na realização de tarefas burocráticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima