Veja 5 formas como a Inteligência Artificial pode ajudar o ser humano!

robo inteligencia

Saber como a Inteligência Artificial pode ajudar o ser humano nos mostra quais são as tendências para o futuro. Afinal, imagine poder viver mais tranquilamente, já que muitas funções manuais estão sendo realizadas por meio de soluções para isso. Ou, então, ter formas mais eficazes de proteger sua saúde e diagnosticar possibilidades de doenças antes que elas apareçam.

Seria um mundo muito mais interessante, não é mesmo? Mas isso já é uma realidade! Quer saber mais? Confira 5 formas como a Inteligência Artificial pode ajudar o ser humano!

1. Diagnóstico de doenças

Uma das áreas mais interessantes que a Inteligência Artificial pode ajudar o ser humano é na saúde. Hoje temos o desenvolvimento de algoritmos que podem predizer, por exemplo, as chances de que um paciente possa ter de um câncer de próstata.

Desenvolvido por cientistas britânicos, ele correlaciona informações que aumentam os riscos de desenvolvimento da doença e ajudar a definir protocolos de acompanhamento e orientação dos pacientes.

saude-tecnologia-
A inteligência artificial pode ajudar muito no diagnóstico de doenças. Fonte: Shutterstock.

Outro exemplo que podemos falar são os smartwatches conectados a aplicativos que, ao analisar variações de batimentos cardíacos por meio de algoritmos, conseguem identificar as chances de um usuário estar passando por um princípio de infarto. Ele sinaliza o usuário para buscar auxílio médico e evitar complicações.

2. Automação de tarefas

Muitas tarefas que são realizadas nas empresas hoje são automatizadas. Isso é ótimo, pois muitas delas, quando feitas de forma manual, podem ter problemas com falhas ou, ainda, gargalos que atrasam as atividades.

Fato é que muitas atividades produtivas hoje se beneficiam desses processos. Vamos conhecer algumas delas a seguir.

Indústria

Pense em uma indústria, com diversos equipamentos que precisam ser operados no dia a dia. Falhas neles podem fazer com que o andamento das atividades seja prejudicado ou, até mesmo, paralisar a linha produtiva. Os prejuízos para esse tipo de negócio podem ser imensos.

Hoje, um dos usos da Inteligência Artificial na indústria sobre automação de processos é o envio constante de dados sobre o funcionamento das máquinas e, em caso de problemas, a partir de um determinado parâmetro, o próprio sistema já aciona as equipes de manutenção para resolver a questão.

tecnologia-industria
A inteligência artificial ajuda muito na indústria por meio da automatização de processos. Fonte: Shutterstock.

Escritórios

Hoje as empresas trabalham cada vez mais com processos e uso de dados no dia a dia. E trabalhar com eles de forma manual pode atrasar muitas atividades.

Por exemplo, precisa levantar dados da área de marketing para enviar para o setor de vendas, com gráficos e estatística? Isso feito de forma manual pode demorar e o profissional da outra área perder oportunidades importantes de fechar negócio.

Com a Inteligência Artificial, essas informações são analisadas e estão disponíveis para a outra área mais facilmente, agilizando os processos internos. Isso tudo de forma automatizada.

Contabilidade e finanças

Imagine empresas com mais de 100 funcionários, e realizar o lançamento manual de todas as folhas de pagamento? Ou, então, indústrias que trabalham com diversos clientes e fornecedores precisando produzir, manualmente, documentos de compra e venda (como emissão de Nota Fiscal). Gasta-se muito tempo nisso, não é mesmo?

Com a automação de processos, é possível que esses lançamentos sejam feitos por meio de um sistema, que utiliza inteligência artificial para cadastrar as informações uma por uma e fazer a liberação automática desses processos.

3. Maior produtividade para agronegócio

Outra área em que a Inteligência Artificial ajuda os seres humanos é no agronegócio. E isso impacta diretamente a vida de todos nós (afinal, ajuda a aumentar a produtividade para produção de alimentos).

Algumas formas em que essa tecnologia está já presente nas propriedades de agronegócio são:

  • alertas climáticos que ajudam a proporcionar cuidados para se preparar para situações nas quais há alterações que possam impactar o cultivo;
  • identificar, por meio de softwares de predição, o provável melhor momento para colheita e evitar perdas produtivas;
  • proporcionar irrigação inteligente, minimizando desperdício de recursos naturais.
agronegocio-tech
O uso da inteligência artificial traz mais produtividade para agronegócio. Fonte: Shutterstock.

4. Otimização do dia a dia

Já pensou em quantas coisas no seu dia a dia hoje são (ou podem ser) otimizadas com Inteligência Artificial? E estamos falando de questões práticas, que fazem parte da rotina. Quer ver algumas delas?

  • Geladeiras inteligentes, que percebem itens faltantes e já encaminha uma lista de compras para o seu supermercado de confiança;
  • Cafeteiras inteligentes, que podem preparar o seu café no horário em que você definir. O mesmo vale, inclusive, para torradeiras inteligentes;
  • Iluminação inteligente: sensores iluminam o ambiente de acordo com a presença de pessoas no cômodo e permite que você possa modular a cor e intensidade da iluminação de acordo com seu interesse.

5. Criação de Cidades Inteligentes

Outra forma com a qual a inteligência artificial pode ajudar os seres humanos em suas rotinas é com a criação de Cidades Inteligentes. Mas o que é isso?

Esse é um conceito que diz respeito às mudanças trazidas para as cidades para que elas possam atuar com maior sinergia, otimização e proporcionar maior conforto e melhor convivência para os habitantes. Quer conhecer mais sobre as possibilidades? Algumas delas são:

  • transporte de resíduos dos edifícios para o aterro por túneis, sem a necessidade de transporte por veículos, de forma automatizada;
  • semáforos inteligentes, que garantam maior fluidez no trânsito;
  • uso de Internet das Coisas (que conta com a Inteligência Artificial para seu sucesso) para indicar, por exemplo, vagas disponíveis em ruas e estacionamentos nas cidades;
  • coleta de dados em tempo real que poderão permitir criações de políticas públicas mais eficazes e melhor direcionadas nas cidades.

Ajude a desenvolver mais formas de como a inteligência artificial pode ajudar o ser humano! A Academia Tech ajuda você nisso

A Inteligência Artificial já muda bastante nossas rotinas e a tendência é que ela ganhe ainda mais espaço nos próximos anos. E para isso, mais profissionais de Tecnologia da Informação serão necessários e que sejam especializados no tema.

Se você está pensando em uma nova carreira, o momento para começar os seus estudos em TI é agora! A Academia Tech ajuda você a encontrar os melhores cursos e, também, a aprofundar seus conhecimentos sobre a área e estar sempre antenado com as tendências do momento e direcionar sua carreira para o sucesso!

Se interessa por tecnologia? Por que não ingressar profissionalmente nessa área? Conheça os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quais os impactos positivos da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial ajuda a reduzir a necessidade de realizar tarefas repetitivas e enfadonhas e, principalmente, aquelas que podem gerar falhas humanas nos processos. Com isso, você consegue ser mais produtivo em suas atividades, sejam elas pessoais ou profissionais.

Além disso, ela pode mudar a forma como realizamos atividades no dia a dia que, até então, era muito comuns. Por exemplo, dirigir pode se tornar dispensável com a IA, já que os carros autônomos farão parte da nossa rotina.

Como a Inteligência Artificial poderá nos ajudar no futuro?

Algumas das tendências de uso da IA podem nos adiantar como será o futuro em relação a essas questões. Podemos esperar, por exemplo, o uso da Inteligência Artificial gerativa para ações mais técnicas, liberando os humanos para ações mais criativas.

Além disso, podemos ver como isso impactará nossas rotinas, diminuindo ainda mais a realização de tarefas enfadonhas ou repetitivas, nos permitindo mais tempo livre no dia a dia. Além de abrir possibilidade para criação de novas possibilidades de atividades, principalmente na área de tecnologia.

O que pode ser feito com a Inteligência Artificial?

Hoje a Inteligência Artificial permite que possamos automatizar tarefas repetitivas, customizar itens de nossa casa de acordo com nossas demandas e necessidades (como iluminação), permite que possamos ter atendimento ágil e rápido para tirar dúvidas de questões importantes (como o uso de chatbot), entre outras possibilidades.

Para o futuro, podemos esperar o uso da IA gerativa (como a encontrada no Chat GPT), automação de um maior número de atividades (por exemplo, uso de carros autônomos, envio de resíduos sem o uso de veículos de coleta seletiva), entre outras possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima