Lógica Computacional: Entenda um dos princípios básicos da computação!

computacao

Em todo curso da área de tecnologia, inevitavelmente, você encontrará uma das disciplinas mais importantes para a sua formação: Lógica Computacional. Não se assuste com o nome, ok? O domínio desse conhecimento será seu maior aliado nas rotinas de TI.

Por isso, é fundamental se tornar um expert no assunto. Quanto mais souber sobre esse conceito, mais fácil serão as próximas fases do seu aprendizado. E, claro, isso ajudará para chegar com tudo no mercado!

Vem com a gente e vamos entender melhor o que é a Lógica Computacional!

O que é a Lógica Computacional

A Lógica Computacional é a forma de organização de ideias, comandos e ações que deve ser adotada ao programar um produto tecnológico, para que ele seja capaz de executar todos os passos esperados e obter o resultado desejado.

mulhher computador
A Lógica Computacional é o estudo das regras e princípios que orientam o raciocínio lógico utilizado na programação e no funcionamento de sistemas computacionais. Fonte: Shutterstock.

Por que é preciso entender sobre Lógica na área de Computação?

A lógica é uma área da filosofia, em que são estudadas as estruturas formais dos enunciados e suas regras. Ou seja, estuda a forma como estruturar uma linha de pensamento adequadamente.

E por que ela é importante para a computação? Pois você precisa “ensinar” a sua máquina a “pensar”. Ou seja, para um comando ser executado do jeito certo em um software, é preciso que o especialista saiba dizer o que ele deseja que a máquina faça. Mas vamos entender melhor mais adiante.

Para o que serve a Lógica Computacional

Uma questão que você aprenderá durante seu curso na área de tecnologia será sobre os algoritmos. Resumidamente, eles são como uma espécie de receita de bolo: uma sequência passo a passo que precisa ser seguida do jeito que está escrita, ou o doce pode desandar.

Para fazer uma sequência de passos, você precisa entender como desenhar um encadeamento de etapas: ou seja, uma segunda atividade só pode ser feita quando uma primeira for concluída da melhor forma possível.

Então, por exemplo, se é esperado que, ao clicar em um botão, ele abra uma nova página, é preciso pensar sobre como essa sequência de fatos se conecta, traçando um passo a passo que permitirá chegar ao resultado esperado (abrir a nova página).

mulher notebook
A Lógica Computacional é fundamental para a criação de algoritmos, programação e tomada de decisões lógicas em sistemas computacionais. Fonte: Shutterstock.

Por que a Lógica Computacional é tão importante

As máquinas não pensam sozinhas. Toda a interação que realizamos com elas são mediadas por códigos escritos por meio de uma linguagem de programação e respeitam uma Lógica Computacional.

Ou seja, um aplicativo ou software precisa ser instruído para resolver um problema para funcionar bem. É como se você estivesse pensando em um manual de instruções bem minucioso destinado a alguém leigo e, portanto, não sabe o que deve fazer. Se você falhar nessa sequência, a pessoa poderá antecipar uma fase e o resultado não ir tão bem.

Aprender e dominar a Lógica Computacional também pode ser importante por outro motivo: ajuda, também, no seu desenvolvimento cognitivo, melhorando sua percepção mais analítica das situações.

hardware
Essencial para hardware, a Lógica Computacional define operações e princípios lógicos em sistemas. Fonte: Shutterstock.

Outros benefícios são: ter uma escrita mais concisa, melhorar seu pensamento crítico e auxiliar na resolução de problemas no dia a dia. Então, não perca a oportunidade de mergulhar nesse tema, pois ajudará até mesmo em sua carreira.

Como é formada a Lógica Computacional

A Lógica de Programação, ou a Lógica Computacional, é formada por quatro etapas importantes, que devem ser pensadas sempre em sequência:

  • Decomposição do problema: quando uma solução está sendo desenvolvida, normalmente ela visa resolver um problema. Por exemplo, uma calculadora digital tem a função de realizar operações matemáticas. Mas, para conseguir cuidar de todas as etapas, é importante dividir em partes para trabalhar cada uma delas. No exemplo da calculadora, seria cuidar de cada operação matemática em separado;
  •  Reconhecimento de padrões: é o momento no qual os problemas menores podem ser agrupados ou, então, quando uma mesma solução atende a duas questões. É importante manter uma boa coerência nesse reconhecimento de padrões, para não ser induzido ao erro;
  • Abstração: o problema inicial é dividido em questões mais simples e que podem gerar novos pequenos problemas a serem resolvidos;
  • Algoritmo: é a descrição de etapas para conseguir resolver um problema.

E, na prática, como são formuladas as proposições que compõem um algoritmo? Por exemplo, vamos pensar em uma questão simples: uma solução capaz de lançar automaticamente a aprovação ou reprovação de um aluno em um curso. A nota mínima é 7.

O algoritmo será definido como “Se Fulano tiver nota > ou = 7, a condição é: aprovado; se Fulano tiver nota < 7, a condição é: reprovado”. É um exemplo simples, mas ajuda a visualizar melhor como a Lógica Computacional opera.

Domine a Lógica Computacional com a Anhanguera!

A Lógica Computacional é a base de diversas áreas de Tecnologia da Informação. Então, se você quer ser o melhor, precisa dominar tudo sobre o tema. E a Anhanguera está ao seu lado nisso.
Aprenda com os melhores professores, tire suas dúvidas sempre que precisar, conte com um material que ajudará a tornar esse aprendizado mais didático e tenha o suporte com nossos monitores, que são feras no assunto!

Faça sua inscrição e comece já a saber mais sobre Lógica Computacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima