O mundo está se aproximando rapidamente de uma próxima evolução na conectividade sem fio com a chegada iminente do Wi-Fi 7. Este novo padrão de Wi-Fi está em fase de desenvolvimento e, embora sua data de lançamento ainda não tenha sido definida, traz consigo uma série de melhorias promissoras. A tecnologia passou por várias gerações, cada uma oferecendo melhorias em termos de velocidade, capacidade e outras características. O padrão mais recente amplamente reconhecido é o Wi-Fi 6, no termo técnico 802.11ax, que trouxe melhorias significativas em relação ao seu antecessor, o Wi-Fi 5 (802.11ac).
Dentre as principais características do Wi-Fi 7, alguns recursos já são um passo à frente na velocidade de acesso; latência; e capacidade de transmissão. Dessa forma, a tecnologia promete avanços para diversos campos, tais quais: streaming de vídeo 8k, conectividade IoT e jogos AR/VR.
Outro ponto importante é que, apesar de ainda não ter uma data exata de lançamento, o novo padrão de Wi-Fi será disponibilizado ao público em algum momento de 2024. Já é possível, inclusive, encontrar alguns dispositivos compatíveis com essa tecnologia, e a lista promete aumentar ao longo do próximo ano.
Sobre as especificações técnicas, é possível esperar:
- Velocidade máxima de transferência de dados: até 46 Gb/s;
- Largura de canal: até 320 MHz por canal
- Frequência de operação: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz;
- Modulação: 4096QAM;
- MIMO: 16×16 MU-MIMO para download e upload;
- Protocolo de segurança: WPA3;
- Frequências utilizadas: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.
Aos atentos às inovações na tecnologia de conexão sem fio, confira as principais vantagens proporcionadas por essa evolução:
- Velocidade de conexão
- Largura de banda
- Operação Multi-Link
- Segurança
Depois de uma análise minuciosa das diversas características da conexão Wi-Fi 7, vale ressaltar as amplas e empolgantes possibilidades de aplicação dessa inovadora tecnologia. Wi-Fi 7, também conhecido como 802.11be, representa uma evolução significativa em relação às gerações anteriores, como o Wi-Fi 6, oferecendo velocidades de transmissão ainda mais rápidas e um desempenho excepcional em ambientes de rede congestionados.Veja como o Wi-Fi 7 pode ser aproveitado:
- Transmissão de vídeos: com a velocidade de conexão do Wi-Fi 7, será possível transmitir vídeos 8K;
- Realidade virtual ou aumentada: o uso da tecnologia MLO vai ajudar a reduzir a latência, especialmente quando utilizada em aplicações de AR e VR;
- Transmissão de arquivos: com a velocidade nominal de até 46 Gb/s, a transmissão de arquivos será ainda mais rápida caso o usuário priorize a rede sem fio para essa tarefa;
- Jogos online: tecnologia permite um ping menor e também um tempo de resposta melhor nas partidas;
- Utilização comercial: por fim, o Wi-Fi 7 também será um grande aliado de algumas frentes comerciais, já que possui características capazes de atender aplicações associadas à IoT e até mesmo cirurgias remotas.
Vale mencionar, entretanto, que ainda há poucos roteadores disponíveis no mercado e que são capazes de suportar essa tecnologia, mas esse cenário deve mudar a partir de 2024.
Com informações do TechMundo | Créditos da Imagem: Freepik
💻Leia também:
- O que é internet das coisas e para que serve? Entenda de forma simples!
- Acesso à internet atinge quase 90% da população brasileira em 2022
- Latência de Rede: conheça esse indicador temporal de internet
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.