A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (20), que Sam Altman irá liderar a nova equipe interna de Inteligência Artificial do desenvolvedor de software depois que o cofundador da OpenAI foi demitido na semana passada. A decisão é uma tentativa de reforçar os planos de IA da Microsoft e tranquilizar os investidores.
A demissão do CEO da OpenAI aconteceu repentinamente, de acordo com um dos cofundadores da empresa. Greg Brockman, cofundador e ex-presidente da OpenAI que renunciou após a demissão de Altman, também está ingressando na Microsoft.
A drástica mudança de liderança, que causou uma grande reviravolta em uma potência da indústria de inteligência artificial, aconteceu de maneira surpreendentemente veloz, declarou Brockman em uma postagem no X (anteriormente conhecido como Twitter). Ao mesmo tempo, Emmett Shear, ex-CEO do serviço de streaming Twitch da Amazon, assumirá temporariamente a posição de CEO na OpenAI.
A Microsoft é o maior investidor da OpenAI. O chefe da Microsoft tem renovado toda a linha de produtos de sua empresa em torno da tecnologia OpenAI e investiu US$ 13 bilhões na startup, tornando a Microsoft de longe seu maior acionista, com uma participação de aproximadamente 49%.
É importante lembrar que a Microsoft trabalha há mais de 20 anos em sua própria pesquisa de IA. A sua decisão de depender fortemente da tecnologia OpenAI e de fornecer a empresa vastos recursos computacionais, em alguns casos através de projetos internos, causou alguma tensão entre aqueles que trabalham internamente em IA. Embora alguns funcionários de longa data da IA da Microsoft tenham deixado a empresa, transferir Altman e Brockman para a Microsoft pode causar mais consternação.
Com informações do CNN e Infomoney | Créditos da Imagem: Freepik
💻Leia também:
- Dicionário Collins escolhe ‘IA’ como termo mais significativo de 2023
- Pesquisa indica que Inteligência Artificial se tornará a tecnologia mais relevante em 2024
- Conheça tudo sobre o Curso de Tecnologia da Informação
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.