Dicionário Collins escolhe ‘IA’ como termo mais significativo de 2023

O tradicional dicionário Collins apresentou a sua “palavra do ano” de 2023. O termo escolhido costuma ser um tema que marcou o debate global nos últimos meses e foi altamente relevante em vários setores da sociedade. Para este ano, a seleção foi de uma sigla: AI, que significa Artificial Intelligence, no original em inglês — em português, invertemos as letras para IA, já que a tradução é Inteligência Artificial.

De acordo com o Collins, esse termo descreve a ‘modelagem das funções mentais humanas por meio de programas de computador’ e é considerado como ‘a próxima grande revolução tecnológica’, tendo experimentado um significativo desenvolvimento e se tornando um tópico comum ao longo do ano.

Além do surgimento de serviços que geram conteúdo e interagem com os usuários de maneira cada vez mais natural na fala, o ano também foi marcado por intensos debates sobre a ética do uso dessa tecnologia e os riscos associados à adoção da IA, incluindo preocupações com a possível eliminação de empregos e até mesmo a substituição de tarefas fundamentais na educação, como a redação de ensaios escolares.

Em 2022, a palavra do ano do Collins foi “permacrisis”, um período de instabilidade e insegurança global gerado por questões como a pandemia da covid-19 em andamento e a invasão da Ucrânia. Já em 2021, a palavra escolhida foi ‘NFT‘, que se refere aos tokens não fungíveis baseados em blockchain. Embora atualmente essa indústria tenha perdido parte de seu destaque, na época, os NFTs geraram muita discussão e interesse.

Com informações do TechMundo | Créditos da Imagem:Freepik

💻Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima