Entenda de forma simples o que é criptografia, e suas aplicações no dia a dia!

criptografia

Você já deve ter ouvido falar em algum momento sobre criptografia, não é mesmo? Seja no uso do seu aplicativo de troca de mensagens preferido, ao ver uma notícia sobre segurança da informação ou sobre os cuidados com fraudes, esse é um tema que sempre aparece.

E não é para menos. A criptografia é um dos mais importantes mecanismos de proteção que temos hoje. Em um contexto no qual os crimes cibernéticos estão aumentando exponencialmente (em 2022, o Brasil foi alvo de 18,8 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos).

No entanto, muita gente não sabe que ela está mais presente no nosso dia a dia do que se imagina! Então entenda de forma simples o que é a criptografia e como ela pode ser aplicada no nosso dia a dia.

O que é criptografia?

Vamos explicar de forma simples o que é a criptografia para que possa entender logo de cara o que é esse conceito. A criptografia é uma técnica feita para tornar uma mensagem indecifrável para outras pessoas que não sejam o remetente e destinatário dela.

Pense que você pega um bilhete enviado de um amigo seu para o outro. Só que ele está escrito em um código que só eles conhecem. Você entenderá absolutamente nada do que está escrito ali!

Esse é um exemplo simples e até um tanto quanto anacrônico (afinal, trocar bilhetes hoje em dia é raríssimo). Pense em quantas mensagens você troca todos os dias. Imagine se alguém, no meio da comunicação, pudesse interceptar e ver o que foi conversado?

Por que a criptografia é tão importante?

Bom, pela nossa última pergunta, já é possível entender o porquê a criptografia é tão importante, principalmente no mundo digital. Hoje fazemos praticamente todas as nossas atividades mediadas por dispositivos tecnológicos.

E, consequentemente, trocamos dados importantes o tempo todo. Por exemplo, você envia e-mails para seu chefe com informações essenciais e que poderiam ser utilizadas por criminosos para fraudes.

Hoje você, provavelmente, assina contratos de serviços de forma digital. Também realiza transações bancárias com um dispositivo na palma da sua mão. Pense em quanto valor isso pode gerar para pessoas mal-intencionadas.

Além disso, há um princípio importante que a criptografia preserva: a privacidade das comunicações. Por exemplo, imagine que você está trocando mensagens com um amigo sobre uma vontade de viajar para conhecer a América Latina.

Imediatamente, chegam notificações sobre pacotes de viagens, passagens aéreas, hotéis, entre outros. Mas como isso aconteceria? Em um ambiente não criptografado, os conteúdos das suas mensagens poderiam ser analisados por um algoritmo.

Com isso, os dados podem ser utilizados para geração de anúncios, o que, além de incômodo, é uma violação da sua privacidade. O uso de criptografia impede que este tipo de situação aconteça e preserva sua comunicação com seus contatos.

Quais são as principais aplicações da criptografia no dia a dia?

O seu dia a dia está repleto de aplicações de criptografia e, talvez, você nem perceba. Afinal, não é preciso, muitas vezes, utilizar um programa específico para que ela seja implementada, já estando incorporada em algumas soluções.

Vamos entender melhor a seguir e aproveite para tirar suas dúvidas.

Conversas com seus contatos

Pensando em preservar a privacidade dos usuários, hoje a maioria dos comunicadores adota a criptografia nas comunicações, justamente, para que apenas os envolvidos possam ter acesso ao conteúdo.

Por exemplo, no WhatsApp, as conversas passam pelo processo de criptografia de ponta a ponta. O que isso quer dizer?

Apenas você e seu remetente possuem as chaves para criptografar e descriptografar uma mensagem. Ou seja, nem a Meta, responsável pelo aplicativo, possui elas. É por isso que a empresa não consegue saber o que circula nas conversas privadas.

criptografia ponta a ponta
A criptografia ponta a ponta garante a privacidade dos dados em todas as etapas da comunicação. Fonte: Shutterstock.

Assinatura de contratos

Outra aplicação da criptografia e que já faz parte da rotina de muitas pessoas é a possibilidade de assinatura de contrato nessa modalidade. Por exemplo, até contrato de locação de imóvel hoje pode ser feito totalmente online, sabia?

assinatura digital
A segurança da informação reside na assinatura digital e na criptografia. Fonte: Shutterstock.

A partir da criptografia, é possível utilizar a assinatura eletrônica para validar que o contratante é, realmente, uma pessoa legítima. Assim, é possível proporcionar validade jurídica para um documento. E isso tudo graças aos mecanismos de criptografia. Interessante, não é mesmo?

Login em e-commerce

Quando você entra em um e-commerce, para acessar seu perfil, é preciso oferecer as credenciais de acesso. Normalmente, elas são feitas por meio de fornecimento de login e senha.

Imagine, então, que um cibercriminoso intercepta essa comunicação entre sua máquina e o servidor do e-commerce. E que sua conta tenha armazenado lá as informações de seu cartão de crédito, para facilitar o pagamento. Isso permite que ele possa alterar dados pessoais (como endereço) e utilizar seu cartão para uso pessoal.

Com a criptografia, ao fazer essa interceptação, ele não consegue ver os dados. Isso oferece uma camada extra de proteção e evita expô-lo aos danos causados por cibercriminosos.

Armazenamento de dados em nuvem

Se você guarda seus dados em nuvem, muitos dos serviços contam com a tecnologia de criptografia, justamente, para preservá-los em caso de vazamentos de informações. Assim, caso qualquer tipo de problema aconteça, eles não serão expostos.

Alguns dos principais serviços de armazenamento de documentos e dados em nuvem e que possuem criptografia são:

  • Google Drive;
  • Dropbox;
  • Mega;
  • OneDrive (que utiliza o BitLocker, que nós falamos neste artigo), entre outros.
nuvem
Segurança em nuvem: protegendo dados com criptografia. Fonte: Shutterstock.

Isso ajuda a manter as suas informações seguras em caso de ataques cibernéticos. Muito bom saber disso, não é mesmo?

Descubra mais sobre o universo de tecnologia com a Academia Tech

A criptografia é uma das muitas tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano. Saber o que ela faz e quais suas aplicações ajuda a dimensionar o quanto é necessário a presença dos especialistas sobre o assunto no mercado.

E, para você que quer estar atento tanto sobre criptografia e outros assuntos do mundo da TI, conte com a Academia Tech. Aqui você encontra todas as atualizações e conteúdos importantes para a formação de experts em tecnologia, além de conhecer mais sobre as formações da área que ajudarão a conseguir as melhores vagas do mercado.

Já pensou em seguir carreira na área tech? De uma olhada nos cursos de tecnologia que a Faculdade Anhanguera oferece!

Perguntas Frequentes

Qual o objetivo da criptografia?

A criptografia tem por objetivo proporcionar a privacidade, integridade e não-violabilidade dos dados que trafegam nas redes digitais e dificultar a ação de cibercriminosos. Como os dados não podem ser vistos por eles, uma interceptação de mensagem torna-se inútil.

Ela atua tanto sobre dados que estão armazenados em dispositivos eletrônicos quanto, também, sobre o tráfego de dados na rede entre dois pontos (um emissor e um receptor, por exemplo).

Qual foi a primeira criptografia criada?

O primeiro registro de uma criptografia, ainda rudimentar e analógica, é do ano de 1900 a.C., no Egito Antigo. Um mensageiro privado enviava as informações entre emissor e receptor, que tinha um código, o que evitava o conhecimento do conteúdo por parte de curiosos.

Já a primeira criptografia moderna nasce na Segunda Guerra Mundial, com uma máquina chamada Enigma. Ela era utilizada para transmissão de informações entre os aliados na guerra.

Quem quebrou a primeira criptografia moderna?

Alan Turing, um grande matemático, conseguiu decodificar o código criptográfico do Enigma, o que mudou os rumos da Segunda Guerra Mundial, já que foi possível conhecer mais sobre as comunicações realizadas entre nazistas.

Turing também foi o responsável pela criação do “Teste de Turing”. Nele, a premissa básica é: se uma pessoa conversa com uma máquina por 5 minutos e não percebe que é uma máquina, ela passou no teste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima