Entenda o que é Criptografia Simétrica e seu uso na cibersegurança!

criptografia simetrica

Um profissional de cibersegurança deve estar sempre atento para as principais ferramentas de segurança que podem ser adotadas em suas rotinas. Algumas são tão importantes que é praticamente impossível falar em segurança sem mencioná-las. E a Criptografia é uma delas.

Entre os diferentes tipos dessa ferramenta de segurança que podem ser adotadas nessa área, temos a Criptografia Simétrica. Entenda tudo sobre ela a seguir e como é aplicada hoje para proteção de dados.

Boa leitura e tire suas dúvidas.

O que é Criptografia?

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é o conceito de Criptografia. Vamos explicar de forma simples para podermos dar um passo à frente.

Criptografia é uma ferramenta que visa tornar um conteúdo cifrado para todos aqueles que não portem a chave de acesso. Ou seja, apenas os detentores da chave capaz de descriptografar aquele item saberão o que está presente ali.

Em uma analogia, é como se você enviasse uma carta escrita com símbolos para um amigo. Apenas você e ele, que dominam o código, conseguirão entender o teor da mensagem. Se um terceiro colega pegar a carta, não entenderá o que está escrito ali.

ciberseguranca
Criptografia é o processo de transformar informações em formato ilegível para proteger sua confidencialidade e integridade. Fonte: Shutterstock.

Por isso, a Criptografia é crucial: ela ajuda a conservar todos os princípios da Segurança da Informação:

  • Privacidade;
  • Disponibilidade;
  • Integridade;
  • Autenticidade.

O que é a Criptografia Simétrica?

A Criptografia não é única e, por isso, temos diversos tipos que são adotados. Mas como saber se um deles é mais favorável para determinado projeto ou comunicação?

Dominar as características de cada um deles ajuda nessa escolha. E por isso você deve conhecer bem sobre uma das mais utilizadas hoje na área: a Criptografia Simétrica.

Como você viu, esse sistema funciona por meio de chaves: uma pertence ao emissor da comunicação e outra ao receptor. É ela a responsável por cifrar o conteúdo na emissão e descriptografar na recepção.

No sistema de Criptografia Simétrica, é utilizada a mesma chave para criptografar e descriptografar o arquivo ou conteúdo. Ou seja, para funcionar, o emissor envia a mesma chave que ele utilizou, compartilhando-a com o destinatário. Esse processo é feito todo de forma automatizada pelo sistema, ou seja, o usuário não precisa enviar um arquivo.

chave criptografia
A Criptografia Simétrica é um método de criptografia em que a mesma chave é usada tanto para criptografar quanto para descriptografar os dados. Fonte: Shutterstock.

Entre os algoritmos de Criptografia Simétrica, temos:

  • DES (Data Encryption Standard);
  • 3DES (Triple DES);
  • IDEA (International Data Encryption Algorithm).

Qual o uso da Criptografia Simétrica na cibersegurança?

A Criptografia Simétrica é um tipo simples e útil, principalmente, para envios de mensagens rápidas. Sendo assim, é uma das mais utilizadas para o disparo de e-mails.

Contudo, ela é mais insegura em comparação com outro tipo de Criptografia, que é bastante utilizada: a assimétrica. Isso porque o compartilhamento da única chave coloca a comunicação em risco.

Por exemplo, se a chave for perdida, a comunicação pode ser perdida, justamente, porque só há uma delas. Ou seja, é preciso ter um cuidado maior no compartilhamento da chave.

Prós e contras da Criptografia Simétrica

As vantagens da Criptografia Simétrica são:

  • Ela é mais simples de ser configurado e ágil de ser implementada;
  • Demanda menos recursos, podendo ser utilizada em projetos mais simples;
  • Auxilia no envio de grandes volumes de dados.

Já as principais desvantagens em seu uso são:

  • Por ter uma única chave, sua perda compromete a informação;
  • Torna a gestão das chaves mais complicadas quando há um grande número delas;
  • Se a chave for interceptada no envio, a privacidade da comunicação é comprometida.

Quais as diferenças da Criptografia Simétrica e Assimétrica?

Como você viu, hoje temos dois modelos importantes de Criptografia quando falamos sobre distribuição de chave: a Simétrica e a Assimétrica. Mas quais as diferenças entre elas? Vamos entender melhor a seguir.

Primeiro, vamos conhecer mais sobre a Assimétrica. Neste caso, as chaves compartilhadas não são a mesma. Ela utiliza um par de chaves pública-privada. Ou seja, quem envia utiliza uma chave pública e o receptor só pode abri-la com uma chave privada. É por isso o nome “assimétrica”. A Chave Assimétrica é a utilizada, por exemplo, nas criptomoedas .

mulher computador
A diferença entre a Criptografia Simétrica e Assimétrica está no uso de uma chave única (Simétrica) versus o uso de pares de chaves públicas e privadas (Assimétrica) para criptografar e descriptografar os dados. Fonte: Shutterstock.

Ou seja, essa é a grande diferença entre elas: a primeira utiliza a mesma chave no envio. Já a Assimétrica utiliza um par de chaves de natureza diferentes.

Qual é melhor: a Criptografia Simétrica ou Assimétrica?

Você pode estar se perguntando agora: ok, então qual delas é a melhor para utilizar nos projetos da área de Cibersegurança? A resposta é: depende.

Para um projeto, a Simétrica pode ser mais interessante, principalmente, quando estamos falando de demandas mais simples e que não podem consumir um alto volume de recursos. Para outros, a Assimétrica pode ser mais interessante, principalmente, quando há um risco maior de comprometimento da chave.

Para fazer uma boa escolha de quando utilizar cada uma delas, é fundamental que o profissional tenha uma boa formação. Quanto mais ele dominar os temas, mais facilmente identificará o momento em que uma delas é mais vantajosa.

Quando utilizadas de forma inadequada (ou seja, optar por uma quando o outro tipo seria o mais indicado) pode comprometer completamente o projeto. Um olhar atento, crítico e especializado será fundamental neste momento.

Cabe lembrar que ambas cumprem a mesma função, ou seja, tornam um documento ou arquivo protegido de terceiros que possam interceptar a comunicação.

Domine os assuntos sobre criptografia e outros temas da cibersegurança com a Academia Tech

A Criptografia é um dos grandes temas da área de cibersegurança e, como você viu, exige um grande domínio sobre o assunto. Por isso, quanto mais você mergulhar nessa área, maior será a confiança na hora de tomar decisões ao trabalhar com isso.

E, claro, fazer a melhor formação também ajudará a ter maior confiança e domínio dos assuntos para tomar decisões mais acertadas. Para essa trajetória, conte com a Academia Tech.

Aqui você encontra tudo que precisa sobre diversos temas essenciais para a cibersegurança e, claro, ainda vê as indicações dos melhores cursos da área. E com a qualidade Anhanguera, uma das melhores faculdades do país.

Já pensou em estudar segurança da informação ou cibersegurança? A Anhanguera tem cursos de excelência nessas áreas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima